NEWSLETTER

 

Com 2019 a terminar é tempo de fazer um balanço do ano.

Se em 2018 o Programa Mar 2020 cumpriu as metas de desempenho, quer em termos de execução quer em termos de realizações alcançadas pelos projetos apoiados, em 2019 o Programa manteve esta trajetória tendo mesmo antecipado, para setembro, o cumprimento da meta de execução de final do ano.

Foi ainda tempo de tornar os processos mais ágeis, sendo adotadas várias orientações de gestão que sistematizaram como ajustar as candidaturas à sua realização efetiva, flexibilizaram as tipologias de intervenção de Ação Local junto das comunidades piscatórias, flexibilizaram os limites à apresentação de pedidos de pagamento, tornaram os procedimentos mais claros para facilitar a sua implementação, só para dar alguns exemplos.

Foi também tempo de comunicar realizações e resultados. Por isso, no site do Programa foi criada uma área que mensalmente apresenta a evolução da sua implementação, uma nova área para dar a conhecer as ideias que se tornaram realidade com o apoio do Mar 2020, num testemunho dos beneficiários com exemplos de projetos. Pensámos ainda em todos os cidadãos que querem conhecer exemplos do que de melhor se faz em Portugal, com o apoio do Programa, lançando uma rubrica de Sabia que…

Por fim, não menos importante, todos os interessados encontram agora no site do Programa um canal dedicado ao suporte para esclarecimento de qualquer dúvida sobre o Programa.

Mas não nos ficamos por aqui. 2020 vai trazer mais novidades. Cada edição será dedicada a uma região de Portugal, trazendo a opinião dos atores que atuam no terreno, mostrando os projetos que aí se executam.

Queremos estar próximo de si leitor e mais próximo ainda de todos os que connosco dão concretização a este Programa: os beneficiários dos financiamentos e executores de todos os projetos que tornam o sector mais competitivo, mais sustentável e mais eficiente.

A equipa mudou, na sua organização e também na sua liderança, mas a persistência no alcance dos objetivos traçados para o Programa mantem-se sólida e entusiasmada.

2020 … um ano promissor!


Para facilitar a preparação das candidaturas e dos pedidos de pagamento, e o apoiar em todo o ciclo de implementação da candidatura ao Mar 2020, de modo a evitar erros e antecipar a decisão através de processos mais completos, atualizámos o Manual do Beneficiário. Encontra agora ferramentas práticas, na forma de check list, que o ajudam na preparação dos processos de contratação e na apresentação da despesa do seu projeto. Use-o, ele foi feito a pensar em si!

 

 

 

 

“A Aqualvor é um projeto ambicioso. Nós produzimos dourada e robalo e este apoio do MAR 2020 deu-nos a oportunidade de fazermos melhorias tecnológicas na nossa empresa para conseguirmos peixe de qualidade. Temos também uma vertente mais ambiental, que é a produção própria da nossa energia.”

 

— António Vieira, Responsável do projeto Aqualvor

A Aqualvor, Lda. é uma empresa de aquacultura situada na reserva natural da Ria de Alvor, concelho de Lagos. A atividade de aquacultura teve início em 1989 com a produção de Ostras, Dourada e Robalo e ainda algum Linguado com origem na ria.

Produz anualmente cerca de 500 toneladas, numa área aproximada de 12.3 hectares de espelho de água. Com uma equipa de 20 técnicos, envolvendo Biólogos e Engenheiros, tem desenvolvido uma atividade com sucesso e em evolução constante ao nível das soluções perante os desafios da natureza. Os seus produtos têm por base uma alimentação diária com uma parte de nutrientes naturais das águas da Ria de Alvor, que entram ao ritmo das marés e cuja qualidade é constantemente monitorizada.

O projeto apoiado pelo PO Mar 2020 trata-se de um investimento produtivo cujos objetivos são a melhoria das condições de produção de dourada e robalo, a diminuição da mortalidade, o aumento da qualidade e a otimização da gestão da produção.

 

 

 

 

De acordo com o DL n.º 7/2004, de 7 de janeiro, o utilizador poderá aceder aos seus dados, retificar ou cancelar os mesmos, conforme o disposto no artigo 22º.

ir para o topo