Comissão Europeia distingue projeto português

“Farm to Fork” um sistema alimentar justo, saudável e ecológico.

capt73342092

Num mundo em que os recursos alimentares são cada vez mais escassos, as algas são um produto promissor enquanto alimento saudável, a preços acessíveis e com baixos custos ambientais.

É neste contexto que a UE prestou apoio financeiro, através do PO Mar 2020, ao projeto que já destacamos aqui no site do programa: http://www.mar2020.pt/noticias/as-algas-tambem-se-podem-comer/.

Desde 2017, o Alga4Food tem como objetivo explorar os benefícios das macro algas comestíveis (algas marinhas) da costa portuguesa e promover o seu uso na culinária familiar portuguesa.

A equipa do Alga4Food reúne os mundos da ciência e da gastronomia. Eles primeiro analisaram diferentes tipos de algas marinhas para entender o seu sabor e valor nutricional e encontrar as melhores maneiras de conservá-las. Em seguida, a equipa desenvolveu sugestões para o seu uso culinário. Eles analisaram as semelhanças entre as algas e os alimentos tradicionais portugueses, como repolho, pepino do mar e cracas de ganso, e sugeriram que tipos de algas podem funcionar como substitutos desses ingredientes em pratos tradicionais.

Veja o artigo completo em: https://ec.europa.eu

ir para o topo