Ficogastronomia é a arte de cozinhar as algas marinhas

O prefixo «fico-» deriva do grego «phýkos» (φύκος), que significa alga, e «gastronomia», que se reporta ao «estudo das leis do estômago». Dessa forma, pode-se concluir que a «ficogastronomia» é a arte de se preparar e cozinhar algas tirando benefício das suas propriedades nutricionais e organoléticas.

capt66377488

 

Na região insular dos Açores existe um receituário, que inclui várias algas marinhas, nomeadamente, «alface do mar» (Ulva rigida), «erva do calhau» (Ulva intestinalis), «tremoço do mar» (Fucus spiralis), «erva-malagueta» (Osmundea pinnatifida, Laurencia viridis), «erva-patinha» (Porphyra umbilicalis, P. linearis, Pyropia leucosticta). As receitas tradicionais mais conhecidas são as «tortas» feitas com várias espécies de Ulva spp. e Porphyra spp. As algas restantes são usadas em «snacks», sopas, omeletes e picles.

 

Conheça aqui o segundo dos 2 livros publicados no âmbito do projeto de investigação da Universidade de Lisboa, realizado com o apoio do Mar 2020, que nos ajuda a usar as algas na nossa alimentação “Algas – onde o Mar Começa”. Esperamos que goste e se sinta incentivado a experimentar!

  

Para saber mais visite o site https://alga4food.wixsite.com/page

 

Ou veja o video sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=YQo2m4NzQOE

 

Mar 2020 faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo