Governo pretende duplicar peso da economia azul até 2020

 

mar_01

O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, disse que o objetivo do Governo é duplicar o peso da economia azul [do mar], passando para 5% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) até 2020.

Intervindo na abertura do IX Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica, em representação da ministra do Mar, José Apolinário lembrou que a economia do mar, em 2013, representava 3,1% do VAB, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

"O aumento do VAB para 5% significa ter um aumento de mais de sete mil milhões de euros de contributo da economia azul para a economia do país", disse o governante.

No setor da aquacultura, o objetivo do Governo é atingir 20 mil toneladas de produção em 2020, "quer em águas de transição, quer também com o contributo offshore, em que destaco um projeto inovador de salmão em profundidade, ao largo de Aveiro, que está em consulta pública".

O secretário de Estado das Pescas destacou ainda que dos 508 milhões de euros disponíveis no Programa Operacional do Mar 2020 estão já comprometidos 60%, dos quais 11%, o equivalente a 24 milhões de euros de apoio público, foram dirigidos para a inovação e transferência de conhecimento.

"Esta componente da inovação e de transferência do conhecimento é muito importante porque nós, na área do mar, temos defendido que um ponto central do crescimento da economia azul é o conhecimento, que é estratégico para o seu crescimento"

Continuar a ler (notícia completa)

fonte: Diário de Notícias

ir para o topo