No final de setembro o FEAMP é dos fundos que mais contribuiu para o aumento da taxa de compromisso do PORTUGAL 2020

Tal como consta do Boletim de setembro, ora divulgado, a maior variação na taxa de compromisso registou-se no Fundo de Coesão com um acréscimo de 6,3 p.p., seguindo-se o FEDER e o FEAMP com um acréscimo de 3,6 p.p. e 3,1 p.p. respetivamente, aumentando a taxa do Portugal 2020 em 3,2 p.p. face a junho de 2020.

capturar554854212

Em termos de taxa de execução o FEAMP apresenta uma taxa de 40%, abaixo da média do Portugal 2020 (53%), mas equivalente à taxa de execução do Fundo de Coesão e acima dos PO Regionais do Continente.

 

Recorde-se que quando comparado com a UE, o nível de execução do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas em Portugal, é superior à média europeia em que esta taxa se queda pelos 38%.

 

Olhando para os Estados membros com envelopes financeiros de FEAMP semelhantes ou superiores ao de Portugal, na Polónia, França e Itália o nível de execução é de 35% do valor programado e em Espanha e na Grécia é de 28%, 8 p.p. e 15 p.p., respetivamente, abaixo do de Portugal. Assim, no ranking europeu o desempenho do FEAMP em Portugal está muito acima da performance do conjunto dos fundos. 

ir para o topo