NOTA DE AGENDA / INFORMAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL | SEAFOOD EXPO – NORTH AMERICA 2017

Nota à Comunicação Social

SEAFOOD, Boston, 19 a 21 de Março de 2017

Portugal presente pela primeira vez com pavilhão próprio.

Realiza-se nos próximos dias 19, 20 e 21 de Março, a Seafood Expo – North America 2017, dedicado à exposição de empresas relacionadas com a transformação dos produtos alimentares do Mar. Esta feira decorrerá em Boston, Estados Unidos da América, no Convention & Exhibition Center.


A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, participarão na abertura do certame no domingo, dia 19 de março, assumindo o empenho do Ministério do Mar no aumento das exportações de produtos portugueses.


A presença de Portugal é comparticipada pelo Programa Operacional Mar 2020 através de uma candidatura da ACOPE (Associação de Comerciantes de Pescado).


As 7 empresas privadas presentes (Frijobel, Gelpeixe, Grupo Frip, Grupo Riberalves, Grupo Rui Costa & Sousa, Luís Silvério & Filhos e Nigel) representam um terço do volume de negócios na transformação de pescado em Portugal (cerca de 350 milhões de euros) e empregam 1.431 pessoas, significando um quarto do total de postos de trabalho existentes nas empresas da transformação de pescado (no total 6.800, segundo dados da Comissão Europeia, 2012). No quadro de parceria com o setor, estará também presente a Docapesca, empresa pública responsável pelas Lotas do Continente.


O setor da transformação de pescado em Portugal gera um volume de negócios anual de 1.087 milhões de euros e tem vindo a afirmar a sua aposta na exportação. Também é considerado um dos mais produtivos com uma eficiência média por trabalhador de 66.800 euros, acima da média da União Europeia (58.000 euros), com uma predominância de emprego de mulheres (mais de 65%) e de PME (acima dos 98%).


A Seafood - Boston é considerada a maior mostra de pescado e indústria transformadora de produtos da pesca na América do Norte, prevendo-se a presença de cerca de 1200 expositores, oriundos de 40 países, entre grossistas, importadores/exportadores, transformadores, fabricantes de maquinaria e aquicultura.


Para além do pavilhão de Portugal, estarão também presentes empresas dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Perú, Equador, Chile e Panamá, e de países europeus como a Noruega, Islândia, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Escócia, Espanha, Itália, Países Baixos, Irlanda e Lituânia, e ainda países como Israel, Turquia, Marrocos, China, India, Vietname, Singapura, Malásia, Coreia do Sul, Taiwan, Ilhas Faroé, Brunei, Papua Nova Guiné e Indonésia.


De destacar o investimento das empresas portuguesas na área da inovação espelhado na grande variedade de produtos embalados em formatos diferenciados e materiais sustentáveis, resultante do esforço de modernização e melhoria da eficiência dos processos produtivos, qualidade e frescura dos produtos, de que resultam produtos apelativos e adequados ao tipo de vida e crescente exigência dos consumidores, em termos da procura de Alimentos Saudáveis, nos quais se insere o Pescado.


Saliente-se finalmente que Portugal tem uma presença continuada e cada vez mais significativa em feiras ligadas ao Pescado e produtos transformados como a SISAB (Lisboa), SIAL (Paris), SEAFOOD (Bruxelas), CONXEMAR (Vigo), ALIMENTARIA (Barcelona) e FEIRA de ANUGA (Alemanha), em parceria entre as empresas portuguesas do setor e a DOCAPESCA e Organizações de Produtores, contribuindo assim para o aumento das exportações, a promoção dos produtos portugueses e aumento de valor da economia do mar.

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