O pescado é um dos produtos mais exportados da fileira agroalimentar

Com um volume de negócios de 23,6 mil milhões de euros, em 2019, a Fileira Agroalimentar é constituída pela agricultura, as pescas, as indústrias transformadoras (alimentares e bebidas) e as indústrias extrativas (sal).

capturar548451545

 

Os produtos mais exportados são para além do pescado, os vinhos, o azeite, a fruta e os hortícolas, que chegam cada vez mais a um maior número de mercados, de acordo com a AICEP.

As exportações portuguesas de produtos de pesca, conservas, crustáceos e outros produtos do mar foram de 1,055 milhões de euros (2019), destacando-se destinos como Espanha, Itália e França.

 

Relativamente à pesca, as vantagens competitivas mais relevantes são a Zona Económica Exclusiva mais extensa da Europa, a elevada diversidade de espécies marinhas e o facto de ser uma atividade tradicional em Portugal. O peixe capturado em Portugal é considerado um produto da mais alta qualidade a nível mundial. O peixe enlatado português é considerado uma das maiores tendências da alimentação mundial nos próximos anos, especialmente devido à qualidade com que os portugueses tratam o peixe.

 

Saiba mais na revista Portugalglobal da AICEP edição de setembro “EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS RESILIÊNCIA E CONFIANÇA PARA ENFRENTAR O FUTURO”

ir para o topo