Os apoios do Mar 2020 são mais adequados do que o lay off para as empresas do sector aquícola

Segundo a Associação Portuguesa de Aquicultores, são os apoios do Mar 2020 os mais adequados para as empresas do sector aquícola, já que as empresas recebem apoios em função das perdas de faturação registadas, face ao período homólogo de 2019, não podendo haver lugar a paragem de produção uma vez que todas as espécies continuam em crescimento e a carecer de alimentação e cuidados, o que torna o lay off impossível de praticar.

capturar6548541234

 

 

No Mar 2020 receberam apoios 36 empresas aquícolas, as que registaram perdas de faturação acima dos 25%, entre março e junho de 2020, num total de 2,1 M de euros, estando agora a decorrer o período de candidaturas para as perdas registadas entre outubro e dezembro.

 

Veja a notícia por exemplo em https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2021-01-24-covid-19-vendas-de-algas-e-bivalves-com-quebras-ate-90-desde-marco-associacao/

 

Também no programa Mar 2020 foram apoiadas, em novembro, 17 projetos de empresas aquícolas para a realização de novos investimentos produtivos, em 2021 e 2022. Estes investimentos ascendem a um total de 20,9 milhões de euros com um apoio público de 9,4 milhões de euros.

 

O maior investimento apoiado é de 4,7 milhões de euros da Acuinova, em Mira, empresa que sucedeu à Pescanova, na produção de linguado e pregado, e que tem o maior volume de produção em Portugal.

 

Destaca-se, logo de seguida, a EPISÓDIO VERTICAL, com um investimento de 4,6 milhões de euros, em Odemira, sendo o principal objetivo deste projeto a implementação de uma unidade industrial, em sistema fechado, para a produção sustentável de microalgas de elevada qualidade, a principal fonte natural de ómega-3.

 

Ainda na área da produção de algas, a Exporsado, na Península Setúbal, investe mais 2,2 milhões de euros. Esta empresa tem vindo a robustecer a sua capacidade produtiva com o apoio do Mar 2020.

 

Pode conhecer alguns exemplos de projetos e ver aqui estas empresas a apresentarem os seus projetos.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo