Proposta de Reprogramação do Mar 2020 entregue à Comissão Europeia

Já foi entregue a proposta de Reprogramação do Mar 2020 à Comissão Europeia, depois de ter sido aprovada pelo Comité de Acompanhamento que reúne os parceiros e principais representantes do sector.

cap040568542

A rápida resposta à crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) implicou adaptar e reequacionar a programação dos Programas Operacionais do Portugal 2020, visando contribuir para a estabilização económica e social do país.

 

Comissão flexibilizou a utilização dos fundos estruturais ainda por executar para que os Estados-membros pudessem ter maior margem de manobra para mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus. Mas é necessário que os países apresentem as suas novas opções.

 

Com este objetivo, com a reprogramação do Mar 2020, ora apresentada e que aguarda decisão através de um procedimento simplificado, pretende-se:

- Aumentar o apoio aos operadores do sector da pesca (armadores e pescadores) e da aquicultura (empresas aquícolas), para compensar a sofrida perda de rendimentos;

- Aumentar o apoio às organizações de produtores, para a dinamização das ações necessárias à estabilização dos mercados;

- Aumentar o apoio e o investimento público para garantir a necessária saúde e segurança sanitária de todos os operadores do sector.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo