Últimos dias para participar na consulta pública para a VISÃO ESTRATÉGICA PARA O PLANO DE RECUPERAÇÃO ECONÓMICA DE PORTUGAL 2020-2030

O que fazer no pós COVID? Conheça o documento, elaborado por António Costa Silva, que visa essencialmente responder a esta questão.

capturar87354632

 

Neste documento, sobre o sector da pesca, é reconhecido que Portugal possui um forte setor primário na fileira agroalimentar, pesca e aquicultura (incluindo algas e microalgas) e know how científico suficiente para fazer emergir o nosso potencial em vários setores relacionados com a bioeconomia. É defendido um Plano de Investimento para valorizar e dar sustentabilidade à fileira alimentar do mar, em particular às pescas e às empresas do setor, que visa dotar estas empresas de meios tecnológicos adequados e de competências para usarem a informação coligida sobre o mar, promovendo assim uma intervenção no mar baseada no conhecimento e na ciência, preservando os cardumes e assegurando a sustentabilidade futura desta fileira que é indispensável na indústria nacional e no equilíbrio da balança alimentar nacional.

 

A aplicação das Tecnologias Digitais, da Inteligência Artificial, da Ciência de Dados, da Robótica Avançada, pode reformatar e dar maior competitividade a múltiplos setores da economia nacional, criando um cluster nacional de engenharia de produtos e sistemas complexos. Este cluster pode intervir no mar (com a pesca, aquacultura e transformação do pescado, baseado no tratamento de dados com base na inteligência artificial e na criação de gémeos digitais)

 

Conheça a VISÃO ESTRATÉGICA PARA O PLANO DE RECUPERAÇÃO ECONÓMICA DE PORTUGAL 2020-2030 e para que o debate seja o mais abrangente e participado possível envie os seus contributos até 21 de agosto de 2020, para o endereço eletrónico plano.recuperacao@pm.gov.pt

ir para o topo