Editorial

 

Editorial

A gestão de um programa operacional como o Mar2020 é uma atividade exigente e complexa, mas que tem momentos muito gratificantes, como foi o caso da sessão de apresentação dos projetos do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, que ocorreu em Vagos, no passado dia 16 de abril.

Podermos ver em concreto a concretização do financiamento e do apoio concedido pelo Mar2020 é, de facto, uma satisfação muito grande porque em determinados momentos, deixamos de pensar, apenas, em questões teóricas, em números, em atingir objetivos, para tomarmos contacto com a realidade das pessoas e das comunidades que nos procuram.

Agradeço, por isso, a oportunidade que tive de assistir à apresentação destes projectos e à verificação da qualidade do trabalho desenvolvido.

Na verdade, o programa operacional Mar 2020 tem seis prioridades, gere 508 milhões de euros, mas é na prioridade 4, com um pacote de 40 milhões de euros, que se inserem os projetos dos Grupos de Ação Local. Esta prioridade 4 do Mar 2020 é, sem dúvida, a mais flexível, que permite uma aplicação muito concreta e muito direta dos fundos comunitários, porque promove a conjugação e a cooperação entre os agentes locais e as autarquias no desenho das candidaturas. Como já foi referido, é muitas vezes o pretexto para concretizar determinados projetos ou para mobilizar a sociedade civil e a sua enorme criatividade para se porem em movimento iniciativas inovadoras, altamente potenciadoras da atividade económica, de criação de postos de trabalho e, no fundo, para construirmos uma sociedade melhor.

Um outro fator de orgulho está na diversidade dos cerca de 120 projetos que o Mar2020 já apoiou no âmbito das actividades pesqueiras. Estão 224 submetidos e 120 aprovados, numa demonstração de que o ano de 2018 foi de uma exigência absoluta, graças à capacidade de mobilização e organização das comunidades locais, mas também da equipa de gestão do programa.

E, portanto, é este o nosso propósito. Fazer bem agora e fazer melhor no futuro. E contamos, naturalmente, com a capacidade de empreender das nossas comunidades para que mais projetos procurem o apoio do Mar2020 e que se possam concretizar para orgulho do nosso país.

 

Teresa Almeida

Gestora do PO Mar2020

ir para o topo