Notícias

O MAR2020 está ainda mais perto de si

Com vista a uma maior acessibilidade e rapidez na resolução das questões colocadas, foi disponibilizada no website do MAR2020 uma ferramenta que permite registar os pedidos de suporte dos nossos beneficiários.

Resumo para os Cidadãos

Encontra-se disponível para consulta o Resumo para os Cidadãos do Relatório Anual de Execução de 2019 do MAR2020, aprovado pelo respetivo Comité de Acompanhamento.

Prestar contas: Mar 2020 com taxa de compromisso de 85% e taxa de execução de 39%

No âmbito da implementação do programa Mar 2020, a 31 de agosto, a taxa de compromisso global eleva-se a 85% havendo mesmo medidas cujas aprovações ultrapassam a dotação programada. É o caso da medida de Cessações temporárias, que está a apoiar as compensações aos pescadores e armadores por paragens decorrentes do surto de COVID, da medida de Portos que acolheu todas as iniciativas de aquisição de equipamentos de proteção individual, desinfeção e testes para os portos e lotas ao longo do país, da medida de Saúde Pública, que acolheu as compensações para perdas de faturação dos aquicultores decorrentes do surto de COVID, e a medida de apoio a Planos de Produção e de Comercialização, que acolhe as iniciativas das organizações de produtores para mitigar os efeitos do COVID. Para estas medidas está a ser preparada uma reprogramação a submeter em breve à Comissão Europeia.

Há novas tendências na produção conserveira

Integrado na campanha “Vamos conservar o que é nosso”, lançada pela ANICP, com apoio do Mar2020, é hoje lançada a nova linha gourmet Mestre Saúl da conserveira açoriana Santa Catarina, no Supermercado Supercor, do El Corte Inglês, em Lisboa.

Sotavento algarvio aposta na descarbonização da atividade de aquacultura

No âmbito da execução da estratégia de Desenvolvimento local, do Sotavento do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra com o apoio do Mar 2020, vai realizar um investimento que ronda os 200 mil euros para descarbonização da atividade de aquacultura. Será adquirida uma embarcação elétrico-solar para partilha comunitária dos viveiristas associados, na atividade aquícola, nomeadamente para o processo de escolha e transporte dos bivalves da Ilha da Culatra para o porto de pesca de Olhão e recolha e transporte das poches utilizadas na produção de ostras, entre as zonas de produção e a área comum de processamento.

3,3 milhões de euros aprovados para compensar cessações temporárias de pescadores

Devido aos recentes surtos de doença por coronavírus - COVID-19, verificou-se a imobilização temporária de embarcações de pesca por determinação das autoridades de saúde, em razão da ocorrência de risco de contágio a bordo. Podendo estar em causa embarcações que tinham já registado um período, ou períodos, de paragem que perfazem o limite dos 60 dias, tendo-lhes sido atribuída a respetiva compensação, foi necessário proceder, através da Portaria n.º 204-A/2020 - Diário da República n.º 165/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-08-25, à alteração aos Regulamentos do Regime de Apoio à Cessação Temporária das Atividades de Pesca, aprovados pelas Portarias n.os 112/2020, 113/2020 e 114/2020, de 9 de maio.

Até 31 de agosto participe no Concurso #ALGARVEISEU

O concurso de fotografia #ALGARVEisEU, promovido pelo Centro de Informação Europe Direct Algarve (CIED), sediado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, pretende incentivar a divulgação do impacto da União Europeia na região.

Em Ribamar, há um novo espaço museológico dedicado ao património associado à pesca

No âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local das comunidades piscatórias de Torres Vedras e da Lourinhã, financiado pelo programa Mar 2020, há um novo espaço museológico - ‘Olhar o Mar’, que consiste num arquivo etnográfico, reunido pela comunidade e que visa a preservação e divulgação do património associado à pesca.

++ Eficiência energética

São 8 as empresas de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura que avançaram na 1ª. fase do aviso para apresentação de candidaturas para promoção da eficiência energética, que encerrou no passado dia 31 de julho. O investimento proposto eleva-se a 1,7 milhões de euros, e diz respeito a PME de Viseu, Porto, Aveiro, Leiria, Setúbal e Santarém.

5 de agosto é Dia Mundial da Ostra

A ostra é um bivalve sedentário filtrador, que se alimenta de microplâncton e nutrientes existentes na água. Sendo um animal marinho, tem também uma enorme presença em rios, rias e estuários. São moluscos sensíveis à poluição e a sua presença natural é um bom indicador biológico, o que acontece nas rias de Aveiro, Sado, Alvor, Formosa, e também no Rio Mira, que são as zonas de maior produção. 

Mar 2020 cumpre regra n+3

A chamada regra de guilhotina que determina que a dotação de um ano seja executada nos 3 anos subsequentes (regra n+3) é anualmente aferida em dezembro com base em despesa certificada à Comissão Europeia. Caso esta regra não seja cumprida, dá lugar a perda de fundos.

Se cada português nas suas compras em 10 latas de conservas importadas preferisse 10 latas de conservas nacionais, a economia portuguesa teria um incremento de 60 milhões de euros, por ano

É necessário diferenciar e valorizar as conservas portuguesas face à concorrência – produtos mais baratos mas de qualidade inferior–, reposicionar as conservas portuguesas através de uma estratégia de valorização sustentada pela inovação, a qualidade, a origem, a praticidade na confeção, e sobretudo um produto saudável. Criar um ecossistema de valorização das conservas portuguesas, para reforço da competitividade da indústria conserveira portuguesa é o que se pretende com a Campanha vamos conservar o que é nosso, financiada pelo Mar 2020.

O Mar 2020 está na sua região

São 4 782 os projetos que estão a ser executados com o apoio do Mar 2020, num investimento de 629 milhões de euros e um apoio público de 421,7 milhões de euros.

O Grupo de Ação Local ADEPE mostra projetos financiados pelo Mar 2020

O Grupo de Ação Local ADEPE, é a entidade responsável pela gestão e implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) de 5 Municípios integrados na NUT III Região Oeste. O território elegível considera as seguintes freguesias:
Alcobaça: Freguesia de São Martinho do Porto e UF de Pataias e Martingança
Caldas da Rainha: Freguesias Foz do Arelho, Nadadouro, UF de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro e UF de Tornada e Salir do Porto
Nazaré: Freguesias de Famalicão e Nazaré
Óbidos: Freguesias de Amoreira, Vau, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
Peniche: Ferrel, Atouguia da Baleia e Peniche

Prestar contas: ponto de situação em junho

Com uma taxa de compromisso de 83% e uma taxa de execução de 37%, no programa Mar 2020 o investimento apoiado eleva-se a 629 milhões de euros correspondendo a um apoio público de 421,7 milhões de euros no setor das pescas, aquicultura e transformação.

Compensação aos aquicultores pela suspensão ou redução temporárias da produção e das vendas em consequência do surto de COVID-19

A pandemia causada por coronavírus obrigou à adoção de medidas extraordinárias de emergência de saúde pública que, sendo a resposta necessária à contenção da doença, provocam, no entanto, inúmeras consequências de ordem económica e social dado o forte constrangimento ao exercício das atividades económicas e a redução da procura.

O Porto de Abrigo para a Pesca Local, na Assenta, está a ser requalificado

A Requalificação do Porto de Abrigo para a Pesca Local, na Assenta, tem como objetivo assegurar a proteção do ambiente, numa zona costeira particularmente sensível. As estruturas existentes condicionam negativamente a ação hidrológica das águas pluviais sobre a arriba, acelerando os processos erosivos e aumentando a instabilidade da mesma.

Industriais de conservas de peixe lançam campanha “Vamos Conservar o que é Nosso”

A campanha que decorre até setembro, segue o lema ‘Vamos conservar o que é nosso’, e pretende aumentar a notoriedade das conservas de peixe portuguesas, criando condições para que os consumidores façam uma escolha informada e fomentando a preferência dos portugueses pelo distintivo de tradição e excelência da indústria e superioridade do peixe.

Porto de Pesca da Nazaré melhora eficiência energética

Com o apoio do Mar 2020 está concluído o projeto de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca da Nazaré, que resulta na mudança da iluminação para sistema LED e permite obter uma poupança nos custos com energia.  

Mar 2020: aposta na Eficiência Energética das empresas

Se já era possível com o apoio do Mar 2020, no âmbito da modernização das embarcações e em investimentos produtivos das empresas aquícolas ou de transformação, serem adquiridos equipamentos que melhoram a eficiência energética, o programa abre agora um Aviso específico focado exclusivamente nestes apoios.

Prestar contas: ponto de situação em maio

Com uma taxa de compromisso de 83% e uma taxa de execução de 36%, no programa Mar 2020, o investimento apoiado eleva-se a 628 milhões de euros correspondendo a um apoio público de 421,8 milhões de euros no setor das pescas, aquicultura e transformação.

O ouriço-do-mar é o ‘caviar’ da costa portuguesa

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a desenvolver um modelo integrado de produção de ouriço-do-mar em aquacultura para tornar a sua produção rentável e com reduzido impacto ambiental.

Ficogastronomia é a arte de cozinhar as algas marinhas

O prefixo «fico-» deriva do grego «phýkos» (φύκος), que significa alga, e «gastronomia», que se reporta ao «estudo das leis do estômago». Dessa forma, pode-se concluir que a «ficogastronomia» é a arte de se preparar e cozinhar algas tirando benefício das suas propriedades nutricionais e organoléticas.

Mar 2020 vai ser executado a 100%

Questionado sobre a execução e sobre se será possível executar a 100% o programa Mar 2020, o Ministro do Mar não hesita: Sim. Há uma série de condições e de prioridades bem definidas no programa.

As algas também se podem comer?

Em Portugal, temos uma impressionante variedade de algas (cerca de 400), e uma produção de aquacultura considerada entre as melhores do mundo.

Dados sobre a pesca e o PO mar 2020 publicados pelo INE

O INE publicou um conjunto de informação relativa às Pescas em Portugal, bem como a alguns sectores da economia nacional relacionados, associando-se, como em anos anteriores, às comemorações do dia do Pescador (31 de maio).

Porto de pesca de Lagos melhora eficiência energética

Com o apoio do Mar 2020, a Docapesca, entidade responsável pelo serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos do continente, concluiu a empreitada de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca de Lagos.

Primeiras aprovações dos apoios para pescadores e armadores pela cessação temporária da frota para atenuar os efeitos do COVID

Começam hoje a ser emitidos os Termos de Aceitação dos financiamentos já aprovados para a medida de cessações temporárias. São as primeiras 36 embarcações que apresentaram o pedido de financiamento na primeira semana do aviso aberto. Com um apoio público de 641 mil euros aprovados, 8 embarcações são de arrasto, 18 do cerco e 10 polivalentes.

O prolongamento do Quebra-Mar interior do Porto de Pesca de Peniche é já uma realidade

O prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, é um projeto lançado pela Docapesca — Portos e Lotas, financiado pelo Mar 2020, num investimento que ascende a 1,1 milhão de euros e que tem por objetivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca. Contempla o prolongamento do quebra-mar e ainda a reabilitação da estrutura já existente, com pavimento pedonal, contido por blocos de coroamento e murete no extradorso nos primeiros 75 metros, com colunas de iluminação e mobiliário urbano, além da colocação na sua cabeça de um farolim de alimentação autónoma.

Mar 2020 está a apoiar a proteção dos nossos heróis no mar

16 profissionais do sector cientes da necessidade de dar confiança nas melhores condições de saúde dos seus trabalhadores, bem como várias organizações e associações do sector adquiriram, com o apoio do Mar 2020, equipamentos de proteção individual e de desinfeção. Em complemento, as entidades públicas – DGRM e Docapesca – proporcionaram as mesmas condições de proteção aos trabalhadores das lotas e portos.

Pesca com confiança

No dia Europeu do Mar, realizou-se no Edifício Cetemares em Peniche, a assinatura de protocolos de colaboração com vista à realização de testes laboratoriais de diagnóstico ao Covid-19 a todos os pescadores, pelo Instituto Politécnico de Leiria, e distribuição de equipamentos de proteção individual aos profissionais da pesca. Estes equipamentos - máscaras, viseiras, gel desinfetante e folheto com regras de proteção-, estão a ser disponibilizados pela DGRM com o apoio do Mar 2020, aos profissionais da pesca, num investimento e apoio do programa Mar 2020 que se elevou a 386 mil euros.

Mais de 1,7 milhões de euros pagos para reforço da liquidez dos beneficiários

Através do Despacho n.º 3651/2020, de 24 de março, do Ministro do Mar, sempre que, por motivos não imputáveis às entidades privadas beneficiárias do programa, não seja possível a validação do pedido de pagamento, o mesmo é liquidado a título de adiantamento até ao valor máximo de 70% do apoio público que lhe corresponda. Neste âmbito, o IFAP já pagou aos beneficiários do Mar 2020, até 15 de maio, mais de 1,7 milhões de euros.

Conheça os nossos heróis no mar

Todos os dias os pescadores portugueses continuam o seu trabalho no mar para lhe proporcionar peixe fresco e uma alimentação saudável na sua mesa.

Até 15 de junho pode apresentar o seu pedido de apoio para aquisição de equipamento de proteção

Dada a atual fase de desconfinamento progressivo e retoma da atividade, a Autoridade de Gestão do Mar 2020 lançou novo aviso, com uma dotação de 1,3 milhões de euros, através do qual disponibiliza apoio aos operadores do setor, nos domínios da pesca, da aquicultura e da transformação de pescado, para a aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, de desinfeção, bem como de testes de despistagem do vírus COVID-19, por forma a contribuir para o exercício das atividades económicas em condições de segurança.

O Cabaz do Peixe de Sesimbra traz peixe fresco a sua casa – um projeto apoiado pelo Mar 2020

A bióloga Catarina Grilo, atualmente diretora de Conservação da ANP/WWF, esteve na origem da criação do Cabaz do Peixe de Sesimbra, um projeto de venda de peixe fresco, proveniente das embarcações de Sesimbra, preferencialmente da pesca de anzol. A ideia foi reduzir o desperdício de peixe, melhorar a sustentabilidade ambiental da pesca e aproximar pescadores e consumidores. Veja o seu testemunho: 

ir para o topo