Notícias

Portugal com execução FEAMP acima da média da União Europeia

No âmbito da execução da programação do fundo europeu dos assuntos marítimos e das pescas (FEAMP), as transferências para Portugal representam 33% da dotação programada, acima da média da UE que se queda nos 29%, segundo dados publicados pela Comissão Europeia em 13 de janeiro.

No parque natural marinho do Cabo Girão, há um novo recife!

Com o apoio do PO Mar 2020, a corveta Afonso Costa, da Marinha Portuguesa, foi preparada, removendo todos os materiais não adequados, para ser afundada e assim criar um recife artificial. Com um investimento de meio milhão de euros, realizado em setembro de 2018, pretende-se com este projeto promover e preservar a biodiversidade do meio marinho e os resultados são já bem visíveis.

Mar 2020 dedica 30 milhões de euros ao desenvolvimento local

A programação do Mar 2020 dedica 30 milhões de euros para o desenvolvimento local. Assim, há 15 Grupos de Ação Local (GAL) costeiros que, com os atores da comunidade costeira, definiram e estão a executar a sua estratégia de desenvolvimento local.

No Sado são produzidas ostras planas em resultado de uma investigação

O investimento da Marvellous Wave teve a sua génese numa lacuna identificada num projeto de investigação apoiado no anterior período de programação - Programa Promar - relativa à falta de sementes de bivalves, nomeadamente da ostra plana. Considerando a empresa, esse vazio, como uma oportunidade de negócio a preencher, nasceu assim, o projeto de investimento produtivo, financiado pelo Mar2020, que visa a concretização e aplicação, ao setor produtivo, dos resultados obtidos no projeto de investigação. A Marvellous Wave investiu na criação de uma maternidade de ostra plana e numa área de engorda da espécie controlando, com este investimento, todo o ciclo de produção que se inicia na maternidade, passa pelo cultivo e culmina no embalamento.

60 anos a valorizar o melhor do nosso mar

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. está de parabéns nos seus 60 anos de vida, que fez no passado dia 10 de janeiro, desempenhando um papel essencial no sector das pescas, sobretudo no âmbito da primeira venda de pescado e atividades conexas.

Comissão Europeia aprova alteração do PO Mar 2020

A alteração do Programa, adotada pela (nova) Comissão no passado dia 6 de dezembro, consiste na confirmação da atribuição da reserva de desempenho para as prioridades da União cujas metas intermédias programadas foram cumpridas, bem como na reafetação da reserva de desempenho da prioridade 4 - Aumentar o emprego e a coesão territorial (abordagem LEADER), a única em que as metas intermédias não foram alcançadas.

Mar 2020 com 75% da dotação programada alocada a projetos em execução e 31% da dotação programada já executada

A despesa certificada à Comissão Europeia é de 30% do valor total programado, acima da média europeia, sendo que os pagamentos recebidos da Comissão Europeia rondam os 33% da dotação total programada para Portugal, superior à média da UE que se queda nos 29%.
No mês de dezembro a despesa validada nos projetos em execução rondou os 5 milhões de euros e os pagamentos de fundo comunitário aos beneficiários foram de 3 milhões de euros.

15 Grupos de Ação Costeira estão a implementar a Estratégia de Desenvolvimento definida pelos atores locais

Em Portugal, há 15 Grupos de Ação Costeira, que estão a implementar a Estratégia de Desenvolvimento definida pelos atores locais, com o apoio do PO Mar 2020, concretizando projetos de Inovação em Espaço Marítimo, Qualificação Escolar e Profissional relacionada com o Meio Aquático, Promoção de Planos de Mar, Preservação, Conservação e Valorização dos Elementos Patrimoniais e dos Recursos Naturais e Paisagísticos, Reforço da Competitividade da Pesca, Reforço da Competitividade do Turismo, Promoção de Produtos Locais de Qualidade, Melhoria dos Circuitos Curtos de Bens Alimentares. São já 119 os projetos em execução, ao longo de toda a costa portuguesa, envolvendo um investimento de mais de 20 milhões de euros.
Saiba qual a importância destes projetos para as comunidades costeiras.

Nova lista de projetos aprovados no PO Mar 2020

Conheça todos os projetos aprovados no PO Mar 2020, consultando a lista de projetos atualizada a final de 2019. Poderá facilmente encontrar as operações que estão a ser apoiados pelo PO Mar 2020 no seu concelho ou em cada Prioridade de Investimento do Programa.

Há histórias com Valor…

Na Soguima, a tradição e a inovação andam de mãos dadas.
Com 30 anos de história a Soguima, localizada perto de Guimarães, dedica-se à transformação e comercialização de produtos do mar.

A pensar em si – novo Manual do Beneficiário do Mar 2020

Para facilitar a preparação das candidaturas e dos pedidos de pagamento, e o apoiar em todo o ciclo de implementação da candidatura ao Mar 2020, de modo a evitar erros e antecipar a decisão através de processos mais completos, atualizámos o Manual do BeneficiárioManual do Beneficiário. Encontra agora conselhos úteis e ferramentas práticas, na forma de check list, que o ajudam na preparação dos processos de contratação e na apresentação da despesa para a submissão dos pedidos de pagamento do seu projeto. Use-o, ele foi feito a pensar em si!

Favorecer os ritmos de execução das operações

Tendo por objetivo dar condições para a apresentação de despesa por parte dos beneficiários, ao longo da execução da operação, que favoreçam uma adequada liquidez junto do beneficiário e a boa execução do Programa, foi adotada a Orientação Técnica Geral  que estabelece que podem ser apresentados até 10 pedidos de pagamento por candidatura aprovada, excluindo o pedido de pagamento a título de adiantamento.

O PO Mar 2020 em grandes números

O mês de novembro volta a registar pagamentos aos beneficiários que ascendem a 4 milhões de euros, tendo sido só neste mês validado um volume de despesas de investimento de mais de 11 milhões de euros.

Se tem uma ideia de negócio queremos que tenha futuro

No Portal da Competitividade as empresas e os empreendedores podem encontrar todos os financiamentos que estão disponíveis para estimular a competitividade do seu negócio- tudo num só portal. Basta escolher o apoio que melhor se ajusta às suas necessidades e aceder aos Avisos de candidaturas dos Programas do PORTUGAL 2020 bem como outros financiamentos disponíveis ao nível da União Europeia.

Gestão do PO Mar 2020 dá a conhecer os resultados dos apoios do programa na preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos

O PO Mar 2020 dá a conhecer os resultados dos apoios do programa na preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos, na sessão pública dedicada a revelar o contributo dos fundos europeus para a adaptação às alterações climáticas e na prevenção e gestão de riscos, organizada pelo PO SEUR, a 5 de dezembro, com a participação de várias escolas secundárias.

Apoios do Mar 2020 à distância de um clique no novo Portal da Competitividade

A 9 de dezembro é lançado um novo portal: Portal da Competitividade. Neste sítio as empresas e os empreendedores podem encontrar todos os financiamentos que estão disponíveis para estimular a competitividade do seu negócio- tudo num só portal. Basta escolher o apoio que melhor se ajusta às suas necessidades e aceder aos Avisos de candidaturas dos Programas do PORTUGAL 2020 bem como outros financiamentos disponíveis ao nível da União Europeia.

Mar 2020 simplifica regras

Para promover a execução do Mar 2020, foram agilizados procedimentos dando condições para a apresentação de despesa, por parte dos beneficiários, à medida que os projetos vão sendo concretizados, que até agora estava limitada a 4 pedidos de pagamento. Foram ainda clarificadas algumas regras para reforço da segurança na utilização dos fundos.

MAR 2020 a preservar os ecossistemas marinhos e a promover a sustentabilidade

No próximo dia 5 de dezembro, o PO SEUR irá realizar uma sessão pública, com a participação de várias escolas secundárias, dedicada a revelar o contributo dos fundos europeus para a adaptação às alterações climáticas e na prevenção e gestão de riscos. A Gestão do PO Mar 2020 associa-se à sessão numa intervenção que dá a conhecer os resultados dos apoios do programa na preservação e sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.

Obra de reabilitação do porto de Peniche já arrancou

A empreitada para o prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, orçada em cerca de 1 milhão de euros e cofinanciada pelo PO Mar 2020, já está em curso, e tem um prazo de execução de 150 dias. Esta requalificação tem por objetivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca, através do prolongamento do quebra-mar em 140 metros e ainda a reabilitação da superestrutura já existente.

A economia do mar representa 5% do PIB e em 2020 empregará 140 mil pessoas

A economia do Mar, em Portugal, deverá empregar 140 mil pessoas em 2020, mais 42 mil postos de trabalho do que em 2017, segundo as últimas previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE). O sector tem apresentado uma trajetória ascendente no que se refere ao número de trabalhadores, pelo menos, desde 2015, ano em que se registavam 80 mil pessoas a desenvolver atividades ligadas ao mar.

O pepino do mar português é uma iguaria com elevada procura

O pepino-do-mar é uma iguaria da cozinha asiática e na medicina tradicional chinesa os pepinos são usados para tratar uma série de problemas de saúde quando consumidos com arroz branco, ajudando a reduzir a dor articular e possuindo anti-inflamatórios. Há assim uma elevada procura do pepino do mar o que tem feito aumentar o risco de desaparecimento da espécíe em vários locais, como na ria Formosa, no Algarve.

Como evitar que fiquem presas aves nas artes de pesca

No âmbito do projeto MedAves Pesca, financiado pelo PO Mar 2020, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) ruma ao porto de pesca de Peniche, nos dias 14 e 15 de novembro, onde vai mostrar dispositivos desenvolvidos para afastar as aves e apresentar os novos quiosques interativos instalados na sede das duas Associações de pescadores para dar a conhecer aos pescadores como evitar que fiquem aves presas nas artes de pesca.

16 de novembro – Dia nacional do mar

Com o objetivo de promover a competitividade do sector das pescas, aquicultura, indústria transformadora e comercialização para que este sector seja inteligente (baseado no conhecimento e na inovação), sustentável (utilizando de forma eficiente os recursos e promovendo a biodiversidade) e inclusivo (criando e diversificando emprego nas zonas costeiras), o PO Mar 2020 está a apoiar 3 604 projetos, com um investimento de 542 milhões de euros, que estão em curso ao longo de todo o país, incluindo Regiões Autónomas.

Casos de sucesso na economia do mar

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) iniciar amanhã, dia 30 de outubro, um conjunto de visitas a projetos de investimento que são casos de sucesso nas áreas da produção agroalimentar, florestas, pescas/aquacultura e da transformação.

ir para o topo