Notícias

Economia do mar sustentável – um desígnio estratégico do Portugal 2030

O mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal, com uma história marcada pelos descobrimentos marítimos dos portugueses. Considerando que 97% de Portugal é mar e que o país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível o papel da economia do mar.

“Moço do peixe” – o melhor peixe em sua casa

Para promover a "Melhoria dos Circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais do mar" com o Mar 2020, nasceu o projeto Moço do Peixe . Trata-se de uma plataforma de E-commerce para venda de pescado fresco com entrega domiciliada (no local de trabalho ou em casa). Esta plataforma permite facilitar o processo de compra àqueles que apreciam peixe fresco diretamente do mar.

Portugal Sou Eu – Mexilhão Biológico de Sagres

A empresa Finisterra, SA com o apoio do Mar 2020 dispõe de uma unidade de produção aquícola e uma unidade de transformação, em Sagres pelas características únicas desta água. A sua riqueza em nutrientes, a constante renovação e qualidade ímpar, permitem à Finisterra oferecer um mexilhão de altíssima qualidade, com um sabor e textura excecionais. Com a bolsa de Mexilhão Biológico Pasteurizado, a Finisterra leva aos consumidores um produto orgânico, saudável, nutritivo e de fácil preparação.

Mar 2020 obra feita: Modernização do Portinho de pesca de Castelo do Neiva

A Modernização do Portinho de pesca de Castelo do Neiva representou um investimento global de 2,15 milhões de euros, com taxa de cofinanciamento comunitário de 75% do MAR 2020. A empreitada implicou a beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.

Comissão Europeia destaca projeto apoiado pelo Mar 2020 – MONTEREAL acrónimo de “MONitorização em TEmpo REAL”

O projeto, enquadrado na medida de inovação e conhecimento, consiste numa parceria entre cientistas e pescadores para o desenvolvimento de um sistema de análise e visualização da informação recebida e demonstração, através de aplicações práticas, da importância dos dados para defesa dos recursos e melhorar a gestão da pescaria de bivalves no âmbito da pequena pesca. O investimento apoiado é de 533,5 mil euros.

APOIOS A CESSAÇÕES TEMPORÁRIAS DA ATIVIDADE DA PESCA

Face à evolução da pandemia por COVID-19 e ao aumento exponencial do número de contágios, foi através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro decretada a situação de calamidade.

66 projetos de empresas aquícolas estão em execução em todas as regiões do país com o apoio do Mar 2020

São 66 os projetos de empresas aquícolas que estão em execução em todas as regiões do país, envolvendo 74M€ de investimento elegível estimulado por um apoio público de 34,8M€. Quase metade destes projetos situam-se na região do Algarve (32), sendo 14 na região Centro, 8 em Lisboa, 7 no Norte, 3 no Alentejo, 1 na Região Autónoma dos Açores e 1 na Região Autónoma da Madeira.

Participe no Inquérito de Satisfação

Tendo como referência o Modelo de Avaliação da Qualidade, o desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicado aos serviços prestados pela Autoridade de Gestão do programa operacional Mar 2020, permite a melhoria do desempenho organizacional e da satisfação dos promotores, beneficiários, colaboradores e parceiros (partes interessadas). Como ferramenta de apoio à implementação do Modelo de Avaliação da Qualidade, desenvolvemos um questionário dirigido aos parceiros e a todos os interessados. As respostas são confidenciais e são objeto de tratamento para fins estatísticos.

Promover a eficiência energética das empresas

Sendo os custos de produção um dos fatores que mais contribuem para a competitividade das empresas de transformação, está a decorrer no programa Mar 2020 um período de candidaturas dedicado à melhoria da eficiência energética das empresas.

Há uma nova unidade de transformação de produtos da pesca e da aquicultura em Cantanhede

Com o apoio do Mar 2020, a ASA Congelados vai transferir a atividade das atuais instalações para uma nova unidade de transformação de pescado construída de raiz. Pretende-se a otimização do processo produtivo, com aumento da capacidade produtiva e a produção de novos produtos. São ainda introduzidas melhorias na eficiência energética e nos meios de preservação ambiental.

Está aberta a Consulta Pública sobre a ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O MAR 2021-2030

A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 é um instrumento de política pública para o Mar que apresenta a visão, objetivos, áreas de intervenção e metas do país para o período 2021–2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do Oceano. Este modelo parte do Oceano como um dos principais pilares de sustentabilidade do planeta, e está assente nos princípios da preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos em harmonia com o desenvolvimento económico, social e ambiental que se pretende para Portugal até 2030.

Suspensão da atribuição de apoios a cessações temporárias voluntárias de embarcações licenciadas para Arrasto, Cerco e Polivalente

O Mar 2020 foi chamado a apoiar o sector das pescas a enfrentar o maior impacto socio-económico resultante da pandemia originada pelo novo coronavírus COVID-19, na sua fase final do período de programação, altura em que o programa apresentava já um elevado nível de compromissos que deixava uma reduzida disponibilidade de verbas para novas aprovações.

Recrutamento por mobilidade MAR2020

O mar2020 procedeu à abertura de 3 procedimentos por mobilidade conforme anuncios publicados hoje na bolsa de emprego público (BEP).

O MAR2020 está ainda mais perto de si

Com vista a uma maior acessibilidade e rapidez na resolução das questões colocadas, foi disponibilizada no website do MAR2020 uma ferramenta que permite registar os pedidos de suporte dos nossos beneficiários.

Resumo para os Cidadãos

Encontra-se disponível para consulta o Resumo para os Cidadãos do Relatório Anual de Execução de 2019 do MAR2020, aprovado pelo respetivo Comité de Acompanhamento.

Prestar contas: Mar 2020 com taxa de compromisso de 85% e taxa de execução de 39%

No âmbito da implementação do programa Mar 2020, a 31 de agosto, a taxa de compromisso global eleva-se a 85% havendo mesmo medidas cujas aprovações ultrapassam a dotação programada. É o caso da medida de Cessações temporárias, que está a apoiar as compensações aos pescadores e armadores por paragens decorrentes do surto de COVID, da medida de Portos que acolheu todas as iniciativas de aquisição de equipamentos de proteção individual, desinfeção e testes para os portos e lotas ao longo do país, da medida de Saúde Pública, que acolheu as compensações para perdas de faturação dos aquicultores decorrentes do surto de COVID, e a medida de apoio a Planos de Produção e de Comercialização, que acolhe as iniciativas das organizações de produtores para mitigar os efeitos do COVID. Para estas medidas está a ser preparada uma reprogramação a submeter em breve à Comissão Europeia.

Há novas tendências na produção conserveira

Integrado na campanha “Vamos conservar o que é nosso”, lançada pela ANICP, com apoio do Mar2020, é hoje lançada a nova linha gourmet Mestre Saúl da conserveira açoriana Santa Catarina, no Supermercado Supercor, do El Corte Inglês, em Lisboa.

Sotavento algarvio aposta na descarbonização da atividade de aquacultura

No âmbito da execução da estratégia de Desenvolvimento local, do Sotavento do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra com o apoio do Mar 2020, vai realizar um investimento que ronda os 200 mil euros para descarbonização da atividade de aquacultura. Será adquirida uma embarcação elétrico-solar para partilha comunitária dos viveiristas associados, na atividade aquícola, nomeadamente para o processo de escolha e transporte dos bivalves da Ilha da Culatra para o porto de pesca de Olhão e recolha e transporte das poches utilizadas na produção de ostras, entre as zonas de produção e a área comum de processamento.

3,3 milhões de euros aprovados para compensar cessações temporárias de pescadores

Devido aos recentes surtos de doença por coronavírus - COVID-19, verificou-se a imobilização temporária de embarcações de pesca por determinação das autoridades de saúde, em razão da ocorrência de risco de contágio a bordo. Podendo estar em causa embarcações que tinham já registado um período, ou períodos, de paragem que perfazem o limite dos 60 dias, tendo-lhes sido atribuída a respetiva compensação, foi necessário proceder, através da Portaria n.º 204-A/2020 - Diário da República n.º 165/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-08-25, à alteração aos Regulamentos do Regime de Apoio à Cessação Temporária das Atividades de Pesca, aprovados pelas Portarias n.os 112/2020, 113/2020 e 114/2020, de 9 de maio.

Até 31 de agosto participe no Concurso #ALGARVEISEU

O concurso de fotografia #ALGARVEisEU, promovido pelo Centro de Informação Europe Direct Algarve (CIED), sediado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, pretende incentivar a divulgação do impacto da União Europeia na região.

Em Ribamar, há um novo espaço museológico dedicado ao património associado à pesca

No âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local das comunidades piscatórias de Torres Vedras e da Lourinhã, financiado pelo programa Mar 2020, há um novo espaço museológico - ‘Olhar o Mar’, que consiste num arquivo etnográfico, reunido pela comunidade e que visa a preservação e divulgação do património associado à pesca.

++ Eficiência energética

São 8 as empresas de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura que avançaram na 1ª. fase do aviso para apresentação de candidaturas para promoção da eficiência energética, que encerrou no passado dia 31 de julho. O investimento proposto eleva-se a 1,7 milhões de euros, e diz respeito a PME de Viseu, Porto, Aveiro, Leiria, Setúbal e Santarém.

5 de agosto é Dia Mundial da Ostra

A ostra é um bivalve sedentário filtrador, que se alimenta de microplâncton e nutrientes existentes na água. Sendo um animal marinho, tem também uma enorme presença em rios, rias e estuários. São moluscos sensíveis à poluição e a sua presença natural é um bom indicador biológico, o que acontece nas rias de Aveiro, Sado, Alvor, Formosa, e também no Rio Mira, que são as zonas de maior produção. 

Mar 2020 cumpre regra n+3

A chamada regra de guilhotina que determina que a dotação de um ano seja executada nos 3 anos subsequentes (regra n+3) é anualmente aferida em dezembro com base em despesa certificada à Comissão Europeia. Caso esta regra não seja cumprida, dá lugar a perda de fundos.

Se cada português nas suas compras em 10 latas de conservas importadas preferisse 10 latas de conservas nacionais, a economia portuguesa teria um incremento de 60 milhões de euros, por ano

É necessário diferenciar e valorizar as conservas portuguesas face à concorrência – produtos mais baratos mas de qualidade inferior–, reposicionar as conservas portuguesas através de uma estratégia de valorização sustentada pela inovação, a qualidade, a origem, a praticidade na confeção, e sobretudo um produto saudável. Criar um ecossistema de valorização das conservas portuguesas, para reforço da competitividade da indústria conserveira portuguesa é o que se pretende com a Campanha vamos conservar o que é nosso, financiada pelo Mar 2020.

O Mar 2020 está na sua região

São 4 782 os projetos que estão a ser executados com o apoio do Mar 2020, num investimento de 629 milhões de euros e um apoio público de 421,7 milhões de euros.

O Grupo de Ação Local ADEPE mostra projetos financiados pelo Mar 2020

O Grupo de Ação Local ADEPE, é a entidade responsável pela gestão e implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) de 5 Municípios integrados na NUT III Região Oeste. O território elegível considera as seguintes freguesias:
Alcobaça: Freguesia de São Martinho do Porto e UF de Pataias e Martingança
Caldas da Rainha: Freguesias Foz do Arelho, Nadadouro, UF de Caldas da Rainha - Santo Onofre e Serra do Bouro e UF de Tornada e Salir do Porto
Nazaré: Freguesias de Famalicão e Nazaré
Óbidos: Freguesias de Amoreira, Vau, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
Peniche: Ferrel, Atouguia da Baleia e Peniche

ir para o topo