Dia mundial das ervas marinhas

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 1 de março como Dia Mundial das Ervas Marinhas, com o objetivo de alertar os governos para a valorização e conservação das pradarias de ervas marinhas no mundo inteiro.

2024-03-05

As ervas marinhas são plantas superiores (e não algas) que formam extensas pradarias em zonas costeiras e têm uma grande capacidade de sequestrar e armazenar carbono e de contribuir para a melhoria da qualidade da água costeira através da filtragem de poluentes e agentes patogénicos.. Estas pradarias são o suporte de comunidades de peixes e bivalves, fornecendo uma fonte de alimento e um habitat de reprodução e proteção face aos predadores.

Os ecossistemas de ervas marinhas, cobrem 300.000 Km2 em todo o mundo e suportam milhares de espécies no planeta, incluindo espécies ameaçadas, tais como dugongos, tubarões, cavalos-marinhos e tartarugas marinhas.

Em Portugal, existem 3 espécies de ervas marinhas (Zostera noltei, Zostera marina e Cymodocea nodosa) que se encontram, sobretudo, nos estuários e lagoas costeiras do continente, com a da ria de Aveiro ou a ria Formosa, existindo também pequenas manchas em zonas de areia na ilha de Madeira.

 

O programa Mar 2020 tem apoiado várias projetos científicos, da Universidade de Aveiro e do Algarve, cujo objetivo é o estudo das pradarias marinhas e o seu uso no restauro dos ecossistemas.

Conheça aqui  um desses projetos.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo