Notícias

Prestar contas: ponto de situação em junho

Com uma taxa de compromisso de 83% e uma taxa de execução de 37%, no programa Mar 2020 o investimento apoiado eleva-se a 629 milhões de euros correspondendo a um apoio público de 421,7 milhões de euros no setor das pescas, aquicultura e transformação.

Compensação aos aquicultores pela suspensão ou redução temporárias da produção e das vendas em consequência do surto de COVID-19

A pandemia causada por coronavírus obrigou à adoção de medidas extraordinárias de emergência de saúde pública que, sendo a resposta necessária à contenção da doença, provocam, no entanto, inúmeras consequências de ordem económica e social dado o forte constrangimento ao exercício das atividades económicas e a redução da procura.

O Porto de Abrigo para a Pesca Local, na Assenta, está a ser requalificado

A Requalificação do Porto de Abrigo para a Pesca Local, na Assenta, tem como objetivo assegurar a proteção do ambiente, numa zona costeira particularmente sensível. As estruturas existentes condicionam negativamente a ação hidrológica das águas pluviais sobre a arriba, acelerando os processos erosivos e aumentando a instabilidade da mesma.

Industriais de conservas de peixe lançam campanha “Vamos Conservar o que é Nosso”

A campanha que decorre até setembro, segue o lema ‘Vamos conservar o que é nosso’, e pretende aumentar a notoriedade das conservas de peixe portuguesas, criando condições para que os consumidores façam uma escolha informada e fomentando a preferência dos portugueses pelo distintivo de tradição e excelência da indústria e superioridade do peixe.

Porto de Pesca da Nazaré melhora eficiência energética

Com o apoio do Mar 2020 está concluído o projeto de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca da Nazaré, que resulta na mudança da iluminação para sistema LED e permite obter uma poupança nos custos com energia.  

Mar 2020: aposta na Eficiência Energética das empresas

Se já era possível com o apoio do Mar 2020, no âmbito da modernização das embarcações e em investimentos produtivos das empresas aquícolas ou de transformação, serem adquiridos equipamentos que melhoram a eficiência energética, o programa abre agora um Aviso específico focado exclusivamente nestes apoios.

Prestar contas: ponto de situação em maio

Com uma taxa de compromisso de 83% e uma taxa de execução de 36%, no programa Mar 2020, o investimento apoiado eleva-se a 628 milhões de euros correspondendo a um apoio público de 421,8 milhões de euros no setor das pescas, aquicultura e transformação.

O ouriço-do-mar é o ‘caviar’ da costa portuguesa

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a desenvolver um modelo integrado de produção de ouriço-do-mar em aquacultura para tornar a sua produção rentável e com reduzido impacto ambiental.

Ficogastronomia é a arte de cozinhar as algas marinhas

O prefixo «fico-» deriva do grego «phýkos» (φύκος), que significa alga, e «gastronomia», que se reporta ao «estudo das leis do estômago». Dessa forma, pode-se concluir que a «ficogastronomia» é a arte de se preparar e cozinhar algas tirando benefício das suas propriedades nutricionais e organoléticas.

Mar 2020 vai ser executado a 100%

Questionado sobre a execução e sobre se será possível executar a 100% o programa Mar 2020, o Ministro do Mar não hesita: Sim. Há uma série de condições e de prioridades bem definidas no programa.

As algas também se podem comer?

Em Portugal, temos uma impressionante variedade de algas (cerca de 400), e uma produção de aquacultura considerada entre as melhores do mundo.

Dados sobre a pesca e o PO mar 2020 publicados pelo INE

O INE publicou um conjunto de informação relativa às Pescas em Portugal, bem como a alguns sectores da economia nacional relacionados, associando-se, como em anos anteriores, às comemorações do dia do Pescador (31 de maio).

Porto de pesca de Lagos melhora eficiência energética

Com o apoio do Mar 2020, a Docapesca, entidade responsável pelo serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos do continente, concluiu a empreitada de melhoria da eficiência energética do Porto de Pesca de Lagos.

Primeiras aprovações dos apoios para pescadores e armadores pela cessação temporária da frota para atenuar os efeitos do COVID

Começam hoje a ser emitidos os Termos de Aceitação dos financiamentos já aprovados para a medida de cessações temporárias. São as primeiras 36 embarcações que apresentaram o pedido de financiamento na primeira semana do aviso aberto. Com um apoio público de 641 mil euros aprovados, 8 embarcações são de arrasto, 18 do cerco e 10 polivalentes.

O prolongamento do Quebra-Mar interior do Porto de Pesca de Peniche é já uma realidade

O prolongamento do quebra-mar interior do porto de Peniche, é um projeto lançado pela Docapesca — Portos e Lotas, financiado pelo Mar 2020, num investimento que ascende a 1,1 milhão de euros e que tem por objetivo melhorar as condições de abrigo das bacias de estacionamento da frota artesanal de pesca. Contempla o prolongamento do quebra-mar e ainda a reabilitação da estrutura já existente, com pavimento pedonal, contido por blocos de coroamento e murete no extradorso nos primeiros 75 metros, com colunas de iluminação e mobiliário urbano, além da colocação na sua cabeça de um farolim de alimentação autónoma.

Mar 2020 está a apoiar a proteção dos nossos heróis no mar

16 profissionais do sector cientes da necessidade de dar confiança nas melhores condições de saúde dos seus trabalhadores, bem como várias organizações e associações do sector adquiriram, com o apoio do Mar 2020, equipamentos de proteção individual e de desinfeção. Em complemento, as entidades públicas – DGRM e Docapesca – proporcionaram as mesmas condições de proteção aos trabalhadores das lotas e portos.

Pesca com confiança

No dia Europeu do Mar, realizou-se no Edifício Cetemares em Peniche, a assinatura de protocolos de colaboração com vista à realização de testes laboratoriais de diagnóstico ao Covid-19 a todos os pescadores, pelo Instituto Politécnico de Leiria, e distribuição de equipamentos de proteção individual aos profissionais da pesca. Estes equipamentos - máscaras, viseiras, gel desinfetante e folheto com regras de proteção-, estão a ser disponibilizados pela DGRM com o apoio do Mar 2020, aos profissionais da pesca, num investimento e apoio do programa Mar 2020 que se elevou a 386 mil euros.

Mais de 1,7 milhões de euros pagos para reforço da liquidez dos beneficiários

Através do Despacho n.º 3651/2020, de 24 de março, do Ministro do Mar, sempre que, por motivos não imputáveis às entidades privadas beneficiárias do programa, não seja possível a validação do pedido de pagamento, o mesmo é liquidado a título de adiantamento até ao valor máximo de 70% do apoio público que lhe corresponda. Neste âmbito, o IFAP já pagou aos beneficiários do Mar 2020, até 15 de maio, mais de 1,7 milhões de euros.

Conheça os nossos heróis no mar

Todos os dias os pescadores portugueses continuam o seu trabalho no mar para lhe proporcionar peixe fresco e uma alimentação saudável na sua mesa.

Até 15 de junho pode apresentar o seu pedido de apoio para aquisição de equipamento de proteção

Dada a atual fase de desconfinamento progressivo e retoma da atividade, a Autoridade de Gestão do Mar 2020 lançou novo aviso, com uma dotação de 1,3 milhões de euros, através do qual disponibiliza apoio aos operadores do setor, nos domínios da pesca, da aquicultura e da transformação de pescado, para a aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, de desinfeção, bem como de testes de despistagem do vírus COVID-19, por forma a contribuir para o exercício das atividades económicas em condições de segurança.

O Cabaz do Peixe de Sesimbra traz peixe fresco a sua casa – um projeto apoiado pelo Mar 2020

A bióloga Catarina Grilo, atualmente diretora de Conservação da ANP/WWF, esteve na origem da criação do Cabaz do Peixe de Sesimbra, um projeto de venda de peixe fresco, proveniente das embarcações de Sesimbra, preferencialmente da pesca de anzol. A ideia foi reduzir o desperdício de peixe, melhorar a sustentabilidade ambiental da pesca e aproximar pescadores e consumidores. Veja o seu testemunho: 

Comissão Europeia considera as contas do Mar 2020 completas, exatas e verdadeiras

A Comissão Europeia aprovou, no final de abril, as contas do exercício contabilístico 2018-2019 do Mar 2020, considerando a sua integralidade, exatidão e veracidade. Esta conclusão encontra-se sustentada no parecer sem reservas formulado em 14 de fevereiro pela autoridade de auditoria da Inspeção Geral de Finanças.

Mar 2020 despesa certificada no exercício contabilístico 2019-2020 atinge os 89 milhões de euros

Num momento em que a gestão do programa multiplica esforços para proporcionar liquidez aos beneficiários, assumem importância redobrada as certificações de despesa que permitem novas transferências da UE para Portugal. Assim, no dia 30 de abril foi apresentado junto da Comissão Europeia um pedido de pagamento do Mar 2020 de 15 milhões de euros. Com esta despesa certificada 91% da regra n+3 que será aferida no final do ano está já cumprida no programa.

9 de maio é dia da Europa

Venha conhecer as iniciativas que o Mar 2020 preparou para si alusivas a esta data que une todos os cidadãos da União Europeia:

Mar 2020 faz acontecer com sustentabilidade – conheça alguns resultados

Os apoios europeus podem dar um forte estímulo na retoma da economia do sector das pescas, aquicultura e transformação, ao promoverem a sustentabilidade financeira da atividade. Desde o início do programa Mar 2020 já apoiámos 4 554 projetos que envolvem mais de 600 milhões de euros. Conheça alguns resultados:

Investimentos candidatos ao Mar 2020 para equipamentos de proteção e desinfeção atingem mais de 2 milhões de euros

No aviso aberto durante o mês de abril para todas as entidades do sector da pesca, aquicultura e transformação para apoiar a aquisição de equipamento de proteção e desinfeção foram apresentadas 48 candidaturas que envolvem um investimento de 2 milhões de euros. As empresas transformadoras apresentaram metade do número de pedidos de apoio e do volume de investimento, a que se seguem 16 empresas da pesca e apenas 3 de aquicultura. Para os equipamentos de proteção necessários ao funcionamento dos portos e lotas e das associações de pescadores foram apresentadas 5 candidaturas com um investimento de 607 mil euros.

Mar 2020 com as maiores taxas de crescimento do trimestre

De acordo com o Boletim informativo dos fundos da União europeia, que a ADC regularmente publica, no primeiro trimestre de 2020, em termos das taxas de compromisso, a maior variação registou-se no FEAMP com um acréscimo de 4,2 p.p. Já em termos das taxas de execução, as maiores variações neste trimestre registaram-se no FEDER com 2,9 p.p. e no FEAMP com 2,5 p.p.

Primeiros pagamentos de pedidos de adiantamento contra fatura começam a ser feitos esta semana

A realização de adiantamentos com base em faturas, trata-se de uma das medidas extraordinárias de apoio, criadas por despacho do Senhor Ministro do Mar, de 17 de março, que tem por objetivo proporcionar liquidez aos beneficiários do programa para poderem pagar as despesas já faturadas pelos fornecedores sem terem de o suportar integralmente e só depois serem reembolsados pelo Mar 2020.

Alterações ao Regulamentos dos fundos europeus criam medidas excecionais de apoio

Depois de largas semanas de debate, e insistentes intervenções dos Estados membros, designadamente de Portugal na defesa da economia e dos profissionais do sector da pesca, a Comissão Europeia, o Conselho e o Parlamento chegaram a acordo sobre as alterações a introduzir nos apoios com fundos europeus, tendo as mesmas sido publicadas no passado dia 24 de abril.

DGS recomenda conservas de pescado para uma alimentação saudável

"Receitas com Enlatados" é o novo guia criado pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), que visa contribuir com receitas saborosas, saudáveis, práticas de preparar, mas com um toque de ‘Chef’, à base de conservas portuguesas de atum, cavala, sardinha e leguminosas.

Sabia que o apoio concedido pelo Mar 2020, corresponde a cerca de 44% do investimento médio anual das empresas do setor?

Se lhe dissermos que o apoio concedido pelo Mar 2020 a projetos de investimento empresarial, corresponde a cerca 44% do investimento médio anual das empresas do setor, esta expressão evidencia bem a importância significativa que os apoios do programa têm no estímulo ao investimento no setor das pescas, praticamente ímpar face a outros sectores da economia.

Até 30 de abril apresente o seu pedido de apoio para aquisição de equipamento de proteção

O Aviso de Abertura de Candidaturas n.º 41/2020, disponibiliza aos operadores do setor, nos domínios da pesca, da aquicultura e da transformação de pescado, linhas de apoio especificamente dirigidas à aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, de desinfeção, bem como de testes de despistagem do vírus COVID-19, por forma a contribuir para o exercício dessas atividades económicas em condições de segurança.

O SALINA GREEN FOI CONSIDERADO UMA BOA PRÁTICA RECONHECIDA PELA UE?

O consumo de salicórnia tornou-se recentemente popular entre os portugueses. Apesar disso, apenas algumas explorações de agricultura biológica cultivam esta espécie. Com o objetivo de preencher esta lacuna do mercado, Márcia Pinto, bióloga que se dedica há mais de dez anos aos pântanos de água salgada, fundou a «Salina Greens». 

Bacalhau Vintage

A Lugrade – Bacalhau de Coimbra S.A. é uma PME familiar que teve início de atividade em 1987 e que lançou o Vintage – bacalhau com 20 meses de cura.

Mar 2020: novos apoios ao sector para aquisição de equipamentos de proteção individual e de desinfeção

O recente surto de COVID-19 conduziu a uma situação de emergência de saúde pública que exige de todos nós cuidados especiais, com o objetivo de prevenir a doença, conter a pandemia, salvar vidas, mas também de garantir que as cadeias de abastecimento de bens e serviços essenciais continuam a ser asseguradas. Todas as atividades que se mantenham em laboração ou funcionamento devem, assim, respeitar as recomendações das autoridades de saúde, designadamente em matéria de higiene e de distâncias a observar entre as pessoas.

Mar 2020: novos apoios ao reforço da liquidez dos beneficiários

Para reforçar a liquidez dos beneficiários do programa e, desta forma, os apoiar no pagamento de compromissos já assumidos, e assim dar concretização aos projetos em curso, passa a ser possível submeter pedidos de pagamento com base em despesa faturada mas ainda não paga pelo beneficiário, sendo esta considerada para pagamento a título de adiantamento.

Mar 2020 prorroga prazos de submissão das candidaturas no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento Local

Com o objetivo de mitigar os efeitos decorrentes do COVID 19, o MAR 2020 tem vindo a adotar um conjunto de medidas que visam diminuir os constrangimentos que estão a ser experimentados pelos seus beneficiários. Entre elas, encontra-se a prorrogação dos prazos para a submissão de candidaturas dos anúncios que se encontravam em curso no início da situação de emergência ou a programação de novos anúncios com prazos alargados, que garantam que a instrução dos processos possa decorrer de forma regular. Neste contexto, tal como já aconteceu no GAL Litoral Alentejano, foram hoje prorrogados os prazos de apresentação de candidaturas no Grupo de Ação Local-Pesca Litoral Norte-Área Metropolitana do Porto.

O Mar 2020 está na radio

Até final do mês de março, de segunda a sexta feira, entre as 8h-10h e entre as 18h-20h, a RFM e 14 rádios locais, fazem eco dos resultados do programa.

No Funchal há uma nova Lota

A reabilitação da Lota do Funchal, com um investimento aprovado pelo Mar 2020 de mais de 5,5 milhões de euros, pretende dotar o edifício, em avançado estado de degradação, das melhores condições de funcionamento para a conservação do pescado. Com conclusão prevista para final de junho deste ano, o edifício vai ainda albergar laboratórios para certificação de qualidade e análise do pescado descarregado.

Mar 2020: perto de si!

No quadro das medidas preventivas previstas no Plano de Contingência adotado por esta Autoridade de Gestão face à atual situação epidemiológica, informamos que todos os nossos serviços estão a decorrer com total normalidade mesmo que, parcialmente, através de teletrabalho.

Este fim de semana a rota do mar é liderada pelo polvo e pelo atum

Apoiado pelo MAR 2020, no âmbito da iniciativa do Grupo de Ação Local - GAL Pesca do Sotavento do Algarve, o projeto ‘Roteiros de Pesca de Santa Luzia - Rota do Polvo e Rota do Atum’ visa a valorização destes recursos e a promoção do património marítimo.

Top 5 no desempenho dos Grupos de Ação Local

Com taxas de compromisso de 50%, ou mais, os Grupos de Ação Local Costeiros, do Litoral Alentejano, Sotavento do Algarve, ADREPES Costeiro, Mondego Mar, Ecomar, Ericeira-Cascais e Barlavento do Algarve, evidenciam as maiores taxas de execução da medida (média da medida de 10%) e que vão de 25% a 13% da dotação programada para cada estratégia de desenvolvimento local.

Spot da semana

De segunda a sexta feira, entre as 8h-10h e entre as 18h-20h, a RFM e 14 rádios locais, fazem eco dos resultados do programa.

Comissão Europeia felicita as autoridades nacionais e encoraja a prosseguir a trajetória de execução do programa

Na nova unidade industrial da empresa Luis Silvério e Filhos, na Nazaré, um dos maiores investimentos apoiados pelo Mar 2020 e em fase de conclusão, reuniu o Comité de Acompanhamento do programa, órgão presidido pela autoridade de gestão, que junta as várias entidades que participam na sua gestão, os principais agentes do sector, parceiros sociais, organismos da administração pública, entidades locais e a Comissão Europeia.

Mar 2020 faz acontecer com Igualdade de Género

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de março, destaca-se a indústria de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura em que dos 728 postos de trabalho que se estima criar no âmbito dos projetos apoiados pelo Mar 2020, 460 (68%) são emprego feminino.

Newsletter Mar 2020 já disponível

Já saiu a nova edição da Newsletter Mar 2020. Conheça as entrevistas a entidades que têm um importante papel na implementação do programa, deixando-nos o seu testemunho e as lições de experiência necessárias para a preparação do próximo programa.

ir para o topo