Notícias

A sua opinião conta

Queremos conhecer a sua opinião sobre a informação e o apoio que lhe prestamos, através dos diferentes canais, para que possamos ser cada vez mais eficientes.

Mar 2020 um parceiro a mitigar o aumento dos custos de prod

A 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou a agressão militar contra a Ucrânia, que conduziu a um agravamento excecional dos custos de produção, em especial de energia, num contexto macroeconómico já marcado pelos efeitos socio económicos da pandemia, e, como tal, gerou uma perturbação significativa do mercado, que se fez sentir junto dos operadores económicos, com especial incidência nos operadores do sector da pesca e da aquicultura.

Conhece o Chef Embaixador da Lugrade?

Diogo Rocha é Chef Embaixador da Lugrade, chef do único restaurante no centro de Portugal distinguido com uma estrela Michelin – o Mesa de Lemos, em Viseu - e integra o elenco de chefs do Master Chef Portugal, programa televiso da RTP 1.

Pode ter a Lota em sua Casa!

Venha conhecer a lota em casa, uma plataforma que lhe permite criar a sua loja online, de forma simples e gratuita, e passar a fazer parte da Rede Nacional de Pontos de Venda CCL, que assegura a frescura do pescado comprado em lotas do continente português.

Mar 2020 com execução acima da média do Portugal 2020

De acordo com os dados publicados pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, a média da execução dos programas que integram o Acordo de Parceria, vulgarmente designado por Portugal 2020, atingiu 97% do valor programado no 4º trimestre de 2023.

Mar 2020 em grandes números

Na infografia do Mar 2020, reportada a 31 de dezembro de 2023, ora publicada, saiba que 10 270 projetos foram aprovados neste programa alavancando a realização de um investimento de mais de 796 M€

Pedidos de pagamento + simples

Nos Pedidos de Pagamento (PP) passa a dispensar-se a submissão das declarações da situação contributiva perante a Segurança Social e tributária com a Autoridade Tributária pelo beneficiário e posterior análise pelo técnico. Para tal, o beneficiário, no formulário do PP, tem obrigatoriamente de dar o seu consentimento para acesso à consulta da situação contributiva perante a Segurança Social e tributária com a Autoridade Tributária. Sem esta resposta, o beneficiário não consegue submeter o PP.

Prémios Prestígio Docapesca

No Dia da Docapesca, celebrado a 27 de janeiro, teve lugar a entrega dos Prémios Prestígio, que anualmente distinguem as empresas com o maior volume de compras em lota e os prémios Campeões da Pesca, aos mestres das embarcações das diferentes artes de pesca - arrasto, cerco, artesanal e pequena pesca - que mais vendas efetuaram no último ano.

Dia da Docapesca

A 27 de janeiro comemorámos o Dia da Docapesca, em Setúbal, nos seus 63 anos.

Conheça o cabaz do peixe, tempere com sal vegetal e acompanhe com beldroega do mar ou espinafre-do-mar

Por ocasião da apresentação pública da Estratégia de Desenvolvimento Local para a comunidade piscatória, realizada no Cineteatro Municipal de Sesimbra, pudemos ouvir os testemunhos de beneficiários do Mar 2020, apoiados no âmbito da execução da anterior Estratégia de Desenvolvimento Local acompanhada pelo Grupo de Ação Local ADREPES. São iniciativas como esta que ilustram a importância dos apoios do programa no sucesso das suas iniciativas, dos quais aqui destacamos:

Mar 2020 na sua região

A região centro lidera os investimentos promovidos pelo programa Mar 2020 e é na região Norte que o apoio público aprovado apresenta a maior execução.

Disfrute a cultura e tradição na fileira do pescado

Os museus são lugares de descoberta, permitem-nos vivenciar testemunhos da nossa história, da nossa cultura, das nossas tradições. Através dessa experiência e desse conhecimento, melhor percebemos a nossa realidade e perspetivamos o futuro.

O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa abre a sua primeira loja em Times Square

A icónica Times Square em Nova Iorque recebeu um toque da cultura portuguesa com a inauguração da primeira loja internacional da marca “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” no dia 21 de agosto. Com um design que lembra uma biblioteca elegante, a loja destaca-se com tons verdes e dourados, enquanto sua montra de néon vermelho com a inscrição “Portuguese Sardine” atrai a atenção dos passantes.

Calendário do advento Mar 2020 – Lugrade uma das nossas estrelas

Seguindo a tradição, damos este ano continuidade ao calendário do advento criado em 2021 no Mar 2020 e a cada dia desta semana do Natal, vamos mostrar-lhe uma das nossas estrelas: os projetos que em todo o país estão a ser concretizados com o apoio do Mar 2020.

Mar 2030 no Encontro de Investidores da Diáspora

O Mar 2030 esteve presente no Encontro de Investidores da Diáspora, que decorreu em Viana do Castelo, entre os dias 14 e 16 de dezembro. Este evento insere-se no Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), coordenado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, com o objetivo de promover o investimento da diáspora no país, bem como a exportação e a internacionalização das empresas nacionais.

Celebramos hoje o Mar 2020

O Mar 2020 celebra hoje o seu 8º. Aniversário, face à Decisão da Comissão, de 30 novembro de 2015, que aprovou o Programa Operacional.

Mar 2030 promove encontro com as PME da indústria transformadora

As oportunidades de financiamento do programa Mar 2030 foram apresentadas às PME da indústria transformadora de produtos da pesca e da aquicultura, numa sessão organizada pela Autoridade de Gestão do programa em colaboração com a Confederação da Indústria Portuguesa. A sessão decorreu no auditório da CCDR Centro, em Coimbra.

Mar 2030 em velocidade cruzeiro

Estão abertos 11 novos avisos para apresentação de candidaturas, no âmbito do Mar 2030, envolvendo 140,1 milhões de euros de apoio público.

A execução do Mar 2020 em cada região

Através da rubrica Mar 2020 na sua região, se é da Região Autónoma da Madeira, saiba que a execução dos 582 projetos apoiados pelo programa é de 90%.

Novo Centro de Comando e Controlo Integrado do Mar – C3MAR – a tecnologia ao serviço da segurança

Está concluído o investimento apoiado pelo Mar 2020, na prioridade de investimento relativa à política marítima integrada, que envolve mais de 3, 4 milhões de euros relativo à requalificação e expansão da infraestrutura localizada no Campus da Escola Náutica, que passa a concentrar o Centro de Controlo do Tráfego Marítimo e do Centro de Monitorização das Pescas. Do total investido cerca de 2,467 milhões de euros são relativos à infraestrutura e mais de 900 mil euros dizem respeito a equipamentos.

Mar 2020 com execução de quase 90%

A 31 de agosto, 88% da dotação programada no programa Mar 2020 está já executada representando um investimento já realizado, validado e pago que ronda os 576 milhões de euros.

Prevenção e Combate à Fraude na aplicação dos Fundos

Na sequência da publicação da Estratégia Nacional Antifraude (ENAF) no âmbito da Prevenção e Combate à Fraude na aplicação dos Fundos do Orçamento da União Europeia para o período de 2023-2027, e dando cumprimento às medidas preconizadas naquele documento, relativamente à necessidade de sensibilização, comunicação e transparência na gestão e controlo dos Fundos Europeus (medidas 1, 21 e 22), decidiram a Inspeção Geral das Finanças (IGF), a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e o IFAP, elaborar e publicar um Infograma relativo ao processo de comunicação de irregularidades ao OLAF.

24,3 M€ de apoio aos operadores económicos do sector para enfrentarem o aumento dos custos de produção

No âmbito do Mar 2020 foram criados os regimes de apoio dirigidos a todos os operadores económicos do sector da pesca, da aquicultura e da transformação, para compensar o acréscimo de custos de energia e dos demais custos de produção, já patentes devido aos efeitos da pandemia e que se fizeram sentir no exercício desta atividade de forma agravada em consequência do conflito na Europa entre a Rússia e a Ucrânia.

MAR 2030: As primeiras Medidas a apoiar já dispõem de regulamentação

Foi publicada no passado dia 3 de julho a Portaria n.º 186/2023, que concretiza a adoção do Regulamento específico das primeiras medidas de apoio do Programa MAR 2030. A escolha destas primeiras medidas de apoio a regulamentar materializa a opção do Governo de priorizar os apoios aos operadores económicos do setor e aos investimentos produtivos nos seus diferentes segmentos: pesca, aquicultura e transformação e comercialização de pescado.

Mercado de Mira requalificado

O mercado municipal de Mira, infraestrutura coletiva situada no centro da praia de Mira, foi objeto de uma requalificação no âmbito da Execução da Estratégia de Desenvolvimento Local da região do Mondego. Com esta intervenção não só se melhora as condições de armazenagem e conservação dos produtos como se requalificam os pontos de venda.

Sardinha 2020 – resultados

No dia 05/06/2023 realizou-se, no auditório do IPMA, a reunião final de apresentação dos objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos no projeto Sardinha2020- Abordagem Ecossistémica para a gestão da pesca da sardinha, apoiado pelo programa Mar2020.

Dia Nacional do Pescador – que apoios no Mar 2020

Neste dia dedicado ao pescador,  queremos destacar os apoios públicos do Mar 2020  para promover uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, que constitui a primeira Prioridade do programa.

Mar 2030 apresentado aos operadores do sector aquícola

No âmbito do XXIII seminário dedicado à aquacultura, organizado pela Associação Portuguesa de Aquicultores, a autoridade de gestão do programa Mar 2030 fez um balanço sobre a aplicação do Mar 2020 e apresentou o programa Mar 2030 aos operadores económicos do sector.

ir para o topo