Notícias

Mar 2020 atinge 50% de taxa de execução

O programa Mar 2020 dispõe de 392,5 M de euros de Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, para serem executados até 31 de dezembro de 2023, estando, em finais de março, 50% deste montante já executado pelos beneficiários.

Mar 2020 agiliza procedimentos

O foco da gestão do Mar 2020 é a dinamização da execução do programa.
No Mar 2020, queremos apoiar todos os beneficiários a concretizarem os seus projetos.

Mar 2020 promove sessões técnicas de capacitação das entidades

No contexto do encerramento das contas do exercício contabilístico, a Gestão do Mar 2020, realizou, a 25 e 30 de março e a 6 de abril, sessões com as equipas técnicas de todos os organismos intermédios, nomeadamente todas as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, entidades da Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e os 15 Grupos de Ação Local, que envolveram cerca de 100 participantes.

Novo Portal da Transparência

O portal da transparência, medida aprovada no âmbito do Orçamento de Estado para 2021, já está em construção e deverá arrancar neste mês de abril. Este novo portal pretende agregar informação e torná-la acessível a todos os cidadãos de forma transparente e pública.

Em Ílhavo, está a ser testado um sistema de aquicultura multi-trófica integrada

A Universidade de Aveiro criou uma instalação-piloto composta por 8 linhas de produção, para estudar e demonstrar o funcionamento de um novo sistema de aquacultura designada aquicultura multi-trófica integrada. Esta instalação funcionará em circuito fechado, com recirculação da água e cumprindo objetivos de sustentabilidade, circularidade e biossegurança. Dará especial ênfase à produção de espécies como o robalo, dourada ou gambas-tropicais, típicas do nível trófico mais elevado (consumidores secundários) e vulgarmente alimentadas com ração que nunca é consumida na sua totalidade, já a ostra, a serradela ou os pepinos-do-mar, espécies do nível trófico logo abaixo (consumidores primários) serão usadas para aproveitamento da matéria orgânica particulada, e, no primeiro nível trófico, dito dos produtores, serão produzidas espécies como a salicórnia (sem solo) e a alface do mar que utilizam os nutrientes dissolvidos na água.

Mar 2020 atinge meta n+3

A maior certificação de despesa desde o início do programa Mar 2020 foi formalizada junto da Comissão Europeia, ascendendo o pedido de reembolso a 7% da dotação programada para o programa. Esta certificação permite que Portugal receba mais de 27 milhões de euros, do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

15 Estratégias de Desenvolvimento Local das comunidades costeiras

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária é uma abordagem territorial, através da qual são implementadas Estratégias de Desenvolvimento Local concebidas por Grupos de Ação Local com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.

64.º Aniversário dos Tratados de Roma

No dia 25 de março de 1957 assinaram-se, em Roma, os tratados que fundaram a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade da Energia Atómica (EURATOM). A cerimónia de assinatura decorreu no Palazzo dei Conservatori, no Capitólio, em Roma (Itália).

A 22 e 23 de março realiza-se um Conselho Europeu das Pescas

Os ministros das Pescas da União Europeia reunir-se-ão para debater as possibilidades de pesca relativas às unidades populacionais partilhadas com o Reino Unido, a reforma da política agrícola comum e as medidas de proteção contra pragas vegetais.

Webinar Politica Europeia de Coesão – Resultados e Futuro

Num momento de reflexão sobre a aplicação regional da Política Europeia de Coesão, é importante verificar se os programas e estruturas de financiamento respondem às necessidades dos cidadãos. Para tal, a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, irá realizar um Webinar no dia 24 de março de 2021, entre as 10h e as 12h, relativo aos resultados e expectativas futuras da Política Europeia de Coesão. Na sessão será apresentado um Balanço do programa Mar 2020 e do DLBC costeiro da Península de Setúbal.

Novo espaço dedicado aos beneficiarios do programa no site do Mar 2020

Na página de entrada do site do Mar 2020, criámos um novo espaço dedicado aos beneficiarios do programa, em que não só pode encontrar toda a informação sobre oportunidades de financiamento e a apresentação de uma candidatura, como encontra ainda informação útil sobre a apresentação dos pedidos de pagamento dos apoios aprovados e o acompanhamento das operações até ao seu encerramento.

De pais para filhos

Nesta semana que culmina com a celebração do dia do pai, trazemos-lhe três exemplos de empresas familiares em que a tradição se alia à inovação e ao empreendedorismo.

O papel da mulher

O “papel da mulher” é o 3º. Web-doc da série “mar de conservas”, uma série que pretende valorizar o pescado, a fileira da pesca e, em particular, a milenar indústria conserveira.

Aviso: SIMAR indisponível na manhã de dia 17 de fevereiro

No dia 17/02/2021 será realizada uma intervenção na infraestrutura do SIMAR ficando o sistema em manutenção previsivelmente até às 12h. Este procedimento irá originar a indisponibilização temporária do SIMAR apenas neste período.

Esta semana decorreu a Videoconferência informal dos ministros da Agricultura e das Pescas

A 25 de janeiro, decorreu a Videoconferência informal dos ministros da Agricultura e das Pescas. A Presidência portuguesa deu início à reunião com a apresentação das suas prioridades, sendo no domínio das pescas as seguintes: chegar a acordo com o Reino Unido e a Noruega sobre as principais possibilidades de pesca, completar o regulamento relativo ao novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura e chegar a acordo sobre uma orientação geral para a revisão do sistema de controlo.

Mar 2020 ranking das regiões

É na região Centro que está a ser realizado o maior valor de investimento com o apoio do Mar 2020, são 197 milhões de euros, em 571 projetos aprovados.

Os apoios do Mar 2020 são mais adequados do que o lay off para as empresas do sector aquícola

Segundo a Associação Portuguesa de Aquicultores, são os apoios do Mar 2020 os mais adequados para as empresas do sector aquícola, já que as empresas recebem apoios em função das perdas de faturação registadas, face ao período homólogo de 2019, não podendo haver lugar a paragem de produção uma vez que todas as espécies continuam em crescimento e a carecer de alimentação e cuidados, o que torna o lay off impossível de praticar.

Economia do Mar e internacionalização

A revista BOW – Portugal Business on the Way, da Associação Empresarial de Portugal, dedica a sua 18ª. edição a um dos clusters nacionais mais importantes – “Economia do Mar e internacionalização”.

Fique em casa com o Mar 2020

Nesta altura difícil que todos atravessamos, também as empresas apoiadas pelo MAR2020 poderão contribuir para que fique em casa, em família, desempenhando atividades conjuntas. Uma dessas atividades é a culinária e para tal a Soguima, empresa sediada em Guimarães, com mais de 30 anos de experiência (saiba mais através do canal do youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ivf7H4Z5dZk) revela-nos, nos seu site, múltiplas receitas bem saborosas confecionadas com o “nosso” bacalhau mas também com produtos da pesca tipicamente nacionais como a sardinha e o polvo.

No mercado de Cascais há um Food Lab

O Cascais Food Lab é um projeto co-financiado pelo Programa Mar2020, e visa a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo, potenciando a política de promoção da oferta gastronómica de excelência do Município e apostando no Turismo gastronómico, sector emergente no mercado nacional e internacional. 

Mar 2020: onde estamos na execução do programa?

No final de 2020, estão aprovados no programa 5130 projetos, que envolvem 690 milhões de euros de investimento no sector das pescas, da transformação e da aquicultura e dos quais estão já executados 320 milhões de euros. Assim, 91% da dotação do programa está comprometida e 47% está executada. Isto é, mais 3 p.p. face ao mês anterior. Tal significa que só em dezembro foi validado um montante de despesa de 18,5 milhões de euros.

No Mar 2020 conclui-se a valorização dos Portos de Pesca do Litoral Norte

A concretização da intervenção de requalificação e modernização do portinho de pesca de Apúlia, que será levada a cabo pela Polis Litoral Norte é uma obra, financiada pelo programa Mar 2020 que se  insere no âmbito da valorização dos Portos de Pesca do Litoral Norte, sendo a única das 5 intervenções aprovadas no âmbito do programa que ainda não fora realizada. As restantes, já concluídas, dizem respeito à modernização do cais de pescadores de Caminha, à modernização do estaleiro de reparação de embarcações de pesca no Cabedelo, à modernização do Portinho de Pesca de Castelo do Neiva e à modernização da doca de pesca de Esposende, num investimento total já executado de 3,8 milhões de euros.

O navio museu Santo André está de regresso ao “cais” no Jardim Oudinot

Depois dos trabalhos de reabilitação, o navio museu está de regresso ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, local onde tem estado acostado desde que assumiu as suas funções para visitação do público. Com a sua visita o navio dá a conhecer o que foram as pescarias do bacalhau e a vivência dos seus tripulantes que durante meio século mantiveram esta relevante atividade da pesca do bacalhau.

No Mar 2020 temos uma galeria de estrelas

Na galeria de estrelas do Mar 2020 encontra exemplos de empresas como a Soguima, em Guimarães, que tem “O melhor, e pronto”, a Cofisa, na Figueira da Foz, que lhe traz “O mar à sua mesa”, a Lugrade, em Coimbra que tem “O melhor bacalhau do mundo”, a Luis Silvério, na Nazaré, com “A frescura vem do mar” ; e a Conserveira do Sul, “Diretamente de Olhão para o mundo desde 1954”.

MAR 2020 JÁ PAGOU 5 MILHÕES DE EUROS DE COMPENSAÇÕES À ATIVIDADE DA PESCA

O surto de doença por coronavírus — COVID -19 conduziu a uma situação de emergência de saúde pública, a nível nacional e mundial, que obrigou a adoção de um conjunto de medidas de saúde pública, indispensáveis para controlo do surto epidemiológico, que acarretam, no entanto, fortes constrangimentos ao exercício das atividades económicas, tendo como efeitos uma queda na procura.

Bacalhau Cura Vintage é uma edição limitada

VINTAGE é o nome atribuído para a cura das curas. O bacalhau, da islândia, cura Vintage, uma cura tradicional durante 20 meses, é uma edição limitada de 4100 exemplares, sendo os mesmos numerados de forma a garantir a autenticidade do mesmo.

Mar 2020 dá novo impulso ao investimento empresarial

No final da passada semana, foram aprovados 17 projetos de empresas de transformação de produtos da pesca e da aquicultura para a realização de novos investimentos produtivos, em 2021 e 2022. Estes investimentos ascendem a um total de 25 milhões de euros estimulados por um apoio público de 8,3 milhões de euros do programa Mar 2020.

Apoios a Cessações Temporárias da Atividade da Pesca – Último Período de Abertura de Candidaturas

Face à evolução da pandemia por COVID-19 e ao aumento exponencial do número de contágios, foi, através da Portaria n.º 286-A/2020, de 14 de dezembro, decidida a abertura do último período de apresentação de candidaturas à medida de cessação temporária da atividade da pesca do programa Mar 2020, que decorre desde 15 de dezembro até às 23h59m do dia 22 de dezembro de 2020.

Em 2020, as notícias e os vídeos mais visualizados no Mar 2020 foram…

O primeiro destaque, das notícias publicadas no Mar 2020, vai para a sistematização das medidas extraordinárias de apoio ao sector, para mitigar os efeitos socio económicos provocados pela pandemia, publicada a 18 de março, e que contou com 1 435 visualizações. Este conteúdo, que fomos atualizando ao longo do ano, encontra-se, na versão mais recente, disponível em http://www.mar2020.pt/noticias/apoios-a-cessacoes-temporarias-da-atividade-da-pesca/ .

Porquê investir em Portugal

Conheça as vantagens competitivas que a aquicultura e a indústria da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura encontram em Portugal, ontem apresentadas pela Senhora Secretária de Estado das Pescas aos investidores da diáspora.

Pode ter “O mar à sua mesa”

Mostramos-lhe hoje o último dos 5 vídeos que criámos para mostrar os resultados obtidos com os apoios do programa Mar 2020 a empresas de transformação e comercialização de pescado.

Mar 2020 celebra 5 anos

Celebramos nesta semana o quinto aniversário do programa Mar 2020, aprovado no dia 30 de novembro de 2015, pela Comissão Europeia.

Economia do mar sustentável – um desígnio estratégico do Portugal 2030

O mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal, com uma história marcada pelos descobrimentos marítimos dos portugueses. Considerando que 97% de Portugal é mar e que o país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível o papel da economia do mar.

“Moço do peixe” – o melhor peixe em sua casa

Para promover a "Melhoria dos Circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais do mar" com o Mar 2020, nasceu o projeto Moço do Peixe . Trata-se de uma plataforma de E-commerce para venda de pescado fresco com entrega domiciliada (no local de trabalho ou em casa). Esta plataforma permite facilitar o processo de compra àqueles que apreciam peixe fresco diretamente do mar.

Portugal Sou Eu – Mexilhão Biológico de Sagres

A empresa Finisterra, SA com o apoio do Mar 2020 dispõe de uma unidade de produção aquícola e uma unidade de transformação, em Sagres pelas características únicas desta água. A sua riqueza em nutrientes, a constante renovação e qualidade ímpar, permitem à Finisterra oferecer um mexilhão de altíssima qualidade, com um sabor e textura excecionais. Com a bolsa de Mexilhão Biológico Pasteurizado, a Finisterra leva aos consumidores um produto orgânico, saudável, nutritivo e de fácil preparação.

Mar 2020 obra feita: Modernização do Portinho de pesca de Castelo do Neiva

A Modernização do Portinho de pesca de Castelo do Neiva representou um investimento global de 2,15 milhões de euros, com taxa de cofinanciamento comunitário de 75% do MAR 2020. A empreitada implicou a beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.

ir para o topo