O oceano é o pulmão do planeta, a nossa sobrevivência depende dele
Os oceanos foram os protagonistas do episódio de ontem da série Planeta A que a RTP 1 está a exibir.
Os oceanos foram os protagonistas do episódio de ontem da série Planeta A que a RTP 1 está a exibir.
O projeto Pescadores e aves marinhas, aliados do mar, vence o prémio europeu Rede Natura 2000, na categoria Conservação marinha.
No âmbito do programa Mar 2020, mantêm-se abertos até 30 de setembro de 2022, os períodos de apresentação de novos pedidos de financiamento nas seguintes medidas:
De 20 a 29 de maio, realiza-se o “Festival Sargo da Costa Vicentina”, promovido em parceria com a Universidade de Coimbra no âmbito do projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina” apoiado pelo programa Mar 2020 no âmbito da execução da Estratégia de Desenvolvimento Local do Barlavento Algarvio.
Para enaltecer a importância dos mares e dos oceanos o Dia Europeu do Mar, foi criado pela Comissão, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu em 2008. Neste dia celebra-se também, em Portugal, o Dia da Marinha, em homenagem a Vasco da Gama, que a 20 de maio de 1498 ligou a Europa ao Oriente via marítima, ao chegar à Índia.
O Navio Museu Santo André reabre ao público, na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, criado, em 1977, para promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus e o seu poder transformador para produzir mudanças positivas nas comunidades.
Está já disponível neste site em https://www.mar2020.pt/relatorios-de-execucao/ o Resumo para os Cidadãos, parte integrante do Relatório de Execução do Mar 2020, relativo ao ano de 2021, aprovado no Comité de Acompanhamento do Programa na reunião realizada esta semana, a 17 de maio.
O Comité de Acompanhamento do Mar 2020, Órgão que integra as autoridades nacionais, a ampla participação das partes interessadas no programa e a Comissão Europeia (DG MARE), reuniu a 17 de maio na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, espaço cedido pela Administração do Porto de Lisboa, entidade também beneficiária do programa Mar 2020 na construção da ponte cais 4 em Sesimbra.
Desde 18 de abril até hoje está aberta em https://participa.pt/pt/consulta/relatorio-ambiental-e-projeto-de-programa-mar-2030, a consulta pública do programa Mar 2030, único programa do Acordo de Parceria Portugal 2030 financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
A Confraria do Peixe – Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, foi constituída a 16 de Janeiro de 2017, e tem por objetivo promover:
A finalizar a semana que se iniciou com o Dia da Europa (9 de maio) e encerrou, a 15 de maio, a celebrar o 8.º aniversário do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), o programa Imagens de Marca, da SIC notícias, dedicou um episódio especial ao sector das pescas.
Este domingo, na SIC notícias, mergulhamos no setor das pescas para perceber como está a evoluir, conhecer os desafios que enfrenta e perceber que oportunidades tem aproveitado com os fundos europeus que nos chegam através do Programa Operacional Mar 2020.
Nesta reportagem do Imagens de Marca, vamos conhecer duas empresas que através da inovação, da tecnologia e da economia circular estão a desenhar parte do futuro de uma economia do mar que se quer mais sustentável e amiga do ambiente.
A Comissão Europeia, através da representação permanente em Portugal, no dia 9 de maio atribuiu um conjunto de prémios, no âmbito da 5ª. edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.
Nesta semana que inicia com a celebração do Dia da Europa, o dia 9 de maio, assista aqui à entrevista com a Autoridade de Gestão do programa Mar 2020.
Hoje celebramos o Dia da Europa, por isso lançámos uma edição especial da newsletter do Mar 2020.
O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», na qual, em 1950, no pós II Guerra Mundial, Robert Schuman propunha uma nova forma de cooperação política na Europa, para afastar o espectro de uma nova guerra entre os países europeus.
A série “Mudar para Melhor”, conduzida por Fátima Lopes, mostra-lhe uma nova realidade do sector da pesca, aquicultura e transformação, que o vai surpreender!
O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», na qual em 1950 se propunha uma nova forma de cooperação política na Europa, para afastar o espectro de uma nova guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com esta proposta de Robert Schuman.
A indústria da transformação do pescado é o foco deste último episódio da série “Mudar para Melhor” conduzida por Fátima Lopes, uma série que lhe mostra a nova realidade do sector da pesca, aquicultura e transformação.
O limite global de descargas de sardinha capturada com a arte de cerco pela frota portuguesa para o ano de 2022 é de 29 400 toneladas, representando uma subida face a 2021 em que esse limite global de descargas de sardinha fora de 27.000 toneladas.
Há um ano, em 29 de abril, foi lançada a iniciativa “Portal Mais Transparência”, uma plataforma que permite aos cidadãos acompanharem a evolução da aplicação dos dinheiros públicos, nomeadamente os fundos europeus, com informação relevante e de qualidade sobre o Portugal2020 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Prémio Europeu Natura 2000, é uma iniciativa da Comissão Europeia, que premeia a excelência na gestão dos sítios Natura 2000 e mostra os resultados de uma rede de valor acrescentado, para as comunidades e economias locais, na conservação da natureza, em toda a União Europeia.
Com a última transferência realizada pela Comissão Europeia, relativa a despesa do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), e que foi executada até fim de fevereiro, Portugal já recebeu 66% do envelope financeiro inscrito para este fundo no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020.
Veja a infografia do Mar 2020, reportada a março e num relance fica a conhecer como está a implementação deste Programa.
Para promover a execução dos projetos, em fevereiro de 2021 o programa Mar 2020 introduziu um mecanismo ágil de apresentação de pedidos de adiantamento contra fatura, que tem por objetivo proporcionar a necessária liquidez para pagamento das despesas já realizadas no âmbito do projeto e ainda não pagas aos fornecedores.
Desde 18 de abril está aberta em https://participa.pt/pt/consulta/relatorio-ambiental-e-projeto-de-programa-mar-2030, por um período de 30 dias, a consulta pública do programa Mar 2030, único programa do Acordo de Parceria Portugal 2030 financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).
Para conquistar os consumidores que não comem peixe, investigadores do Instituto Politécnico de Leiria, com o apoio do programa Mar 2020, estão a desenvolver hambúrgueres, salsichas e afiambrados a partir de recursos marinhos da costa de Peniche, que pretendem valorizar.
Em finais de março, no programa Mar 2020 a aprovação de projetos atinge 100% do valor programado e a respetiva execução atinge 65% desse valor (o valor programado é de 503,9 M de euros de despesa pública).
O trabalho desenvolvido pela SPEA com os pescadores de Peniche, no projeto MedAves Pesca - "Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar", tem por objetivo mitigar as capturas acidentais de aves marinhas na atividade da pesca.
Com o intuito de agilizar o carregamento de documentos de despesa, a submeter nos pedidos de pagamento, foi desenvolvida uma nova funcionalidade no sistema de informação do IFAP, IDIGITAL designada OCR – Leitura de Documentos por Reconhecimento Ótico. Esta nova funcionalidade permite de forma fácil a leitura ótica dos documentos comprovativos da despesa com preenchimento automático de alguns campos, não dispensando contudo a sua validação final pelo beneficiário e inserção de eventuais dados não lidos.
Esta semana, pela mão de Fátima Lopes, iniciámos uma visita ao admirável mundo das algas no penúltimo Episódio da série Mudar para Melhor!
E agora que já conhece o maravilhoso mundo das algas, que tal prová-las em receitas tradicionais portuguesas, que estão ao seu alcance confecionar, em pratos que aproveitam o que de melhor as algas nos trazem.
Neste episódio, vamos conhecer a única maternidade europeia de algas noori-do atlântico: essas mesmo em que está a pensar, as que comemos no sushi!
Estreia hoje o 5º. episódio da série Mudar para Melhor, no qual vamos conhecer a única maternidade europeia de algas noori-do atlântico: essas mesmo em que está a pensar, as que comemos no sushi!
A Teia D'Impulsos celebrou, este fim de semana, 11 anos de Associativismo. A associação aproveitou a ocasião para apresentar todos os projetos em desenvolvimento, entre os quais o projeto EMA – Educação para o meio aquático, apoiado pelo Mar 2020. Este projeto, que envolve um investimento de mais de 250 mil euros, pretende capacitar atores, incluindo jovens em idade escolar, a realizar atividades ligadas ao meio aquático. O projeto integra a estratégia de desenvolvimento local do Barlavento algarvio.
No 5º. episódio da série Mudar para Melhor, que estreia na próxima terça feira, entramos por breves instantes na história dos moliceiros para recuperar a tradição de há muitos anos, na apanha de algas na Ria de Aveiro. Moliço era o nome dado a estas algas que a população utilizava na fertilização das terras para agricultura.
Uma das mais relevantes missões dos programas cofinanciados por fundos europeus é a dinamização do investimento, público e privado, e a sua atuação em contraciclo em fases de recessão, porquanto o apoio público permite estimular a realização de novos investimentos tendo em vista a retoma da economia para um novo ciclo de crescimento. Na atual conjuntura, as entidades beneficiárias têm vindo a enfrentar um aumento generalizado dos preços, designadamente dos materiais de construção e dos equipamentos, ora agravado com a situação de guerra na Europa. Neste contexto, tendo presente que muitos dos projetos apoiados pelo programa Mar 2020 encontram-se ainda em execução, dada a elevada exigência que esta situação coloca na liquidez dos beneficiários, foi introduzida na regulamentação específica flexibilidade para adequar o valor do investimento proposto e o correspondente financiamento público, nas seguintes medidas:
Se está a planear dar um passeio por Portugal, não deixe de fazer uma visita a uma fábrica de conservas. Portugal conta com as mais antigas conserveiras do mundo.
Tendo em vista prosseguir na trajetória de reforço do investimento público que promova adequadas condições para o exercício de atividade das empresas do sector das pescas e dinamizar a retoma da economia, o Mar 2020 abre um novo Aviso de apresentação de candidaturas dirigido à Docapesca.
A Oceano Fresco I é uma embarcação de apoio à unidade offshore da Oceano Fresco, empresa que tem uma unidade off shore de ameijoas, no Algarve, e uma maternidade de apoio a esta produção na Nazaré.
Em finais de fevereiro, as aprovações no Mar 2020 ascendem a 6 351 projetos, que envolvem um investimento de 727,7 milhões de euros no sector da pesca, da aquicultura e da transformação dos produtos da pesca e aquicultura.
A mudança na perceção do modo como se exercem hoje as profissões dos sectores tradicionais, designadamente da pesca e da aquicultura, foi o objetivo que levou o MAR 2020 a juntar-se à Empower Brands Community na produção da Série Mudar para Melhor, que conta já com 4 episódios aos quais podem assistir no canal da empresa e no canal de Youtube do Mar 2020.
Realiza-se esta tarde a sessão de lançamento da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, na qual será apresentado o vídeo promocional deste evento seguido de debate com convidados.
Foi aprovado pelo Conselho de Ministros o Acordo de Parceria do Portugal 2030, esta quinta-feira dia 3 de março.
Se julga que só no litoral há projetos apoiados pelo programa Mar 2020, desengane-se pois até em Montalegre os encontra. A TRUTICULTURA de MONTALEGRE ou a QUINTA DO SALMAO COMERCIO PEIXE. LDA, são empresas que investiram no sector da aquicultura com o apoio do Mar 2020.
Até final de janeiro de 2022, 1232 empresas foram apoiadas pelo Mar 2020 para a concretização dos seus projetos.
Com a visão estratégica que caracteriza os empresários do sector conserveiro, arrancou esta semana a empreitada de construção de uma nova fábrica na Madalena, ilha do Pico. Trata-se de um investimento de mais de 12 milhões de euros, para a construção de uma fábrica de conservas de peixe (atum), com um volume de transformação anual de 4 mil toneladas, maioritariamente destinados à exportação. Com esta nova fábrica prevê-se a criação de 118 postos de trabalho.
Para divulgar os resultados obtidos com a intervenção dos fundos europeus, podem agora os beneficiários que têm sido apoiados, concorrer a um apoio que lhes permita divulgar o seu projeto.
Conheça o «Crescer pelo Mar», um projeto que oferece atividades formativas a jovens com o intuito de os capacitar para o desempenho de atividades profissionalizantes relacionadas com o mar e, desta forma, aumentar a sua empregabilidade e o emprego na área marítimo turística.
90% da produção mundial de produtos da pesca provem da aquicultura, contudo na Europa ainda não vai além dos 22%.
Já teve início a reabilitação do antigo edifício do posto da guarda fiscal para a criação do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras de Porto Novo, pequeno aglomerado populacional de pescadores situado no concelho de Torres Vedras.
Começamos a semana a mudar para melhor, com a divulgação deste vídeo promocional do novo episódio da campanha que, no Mar 2020, temos vindo a desenvolver, focada na melhoria da perceção sobre a realidade do sector da pesca.
No Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência mostramos-lhe um exemplo de uma investigação, apoiada pelo Mar 2020 e desenvolvida pelo Politécnico de Leiria, com mulheres e raparigas na ciência.
Arrancaram no início desta semana os trabalhos relativos ao restauro da traineira “Portugal Primeiro”, embarcação que começou por ser um galeão a vapor para a pesca da sardinha, mandada construir pelo industrial conserveiro e armador Júdice Fialho, em 1911, e que esteve no ativo até à década de 1980.
Abrimos o ano de 2022, com uma nova publicação dedicada aos resultados da intervenção do programa Mar 2020.
Está a decorrer, até 23 de fevereiro, a campanha trienal de "Método de Produção Diária de Ovos" dirigida ao recurso carapau (MPDO-HOM) que visa contribuir para a avaliação do estado dos mananciais europeus de carapau e sarda assim como contribuir para caracterizar o ecossistema oceânico a oeste da Península Ibérica.
A AG do Mar 2020 acaba de publicar o seu Plano de Atividades para 2022, tendo selecionado 13 objetivos operacionais para este ano.
Com uma taxa de aprovações que quase esgota a dotação programada, no Mar 2020 a palavra de ordem é executar, executar e executar!
Num ano em que a recessão económica e a incerteza na evolução da procura se fizeram sentir restringindo a iniciativa empresarial, o Mar 2020 manteve-se, em contraciclo, a apoiar o investimento público e privado no sector das pescas.
O Jornal “O Setubalense”, numa edição especial dedicada ao Balanço do ano: Factos e figuras do Distrito de Setúbal por concelho... destaca a Ponte Cais n.º 4, do Porto de Sesimbra, como intervenção emblemática. A Ponte Cais n.º 4 “há muito reclamada pela comunidade piscatória”, foi inaugurada em abril de 2021, e envolveu um investimento superior a 3,2 milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas inscrito no Programa Operacional Mar 2020.
O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de vendagem de Portugal Continental aumentou 29% em 2021, em relação a 2020, e apresenta um crescimento de 18% face a 2019, ano pré-pandemia.
Segundo dados divulgados pela Docapesca, o valor das vendas deste pescado atingiu um marco histórico de 251 milhões de euros.
Vote agora no Expofish, nomeado para o melhor evento profissional de 2021, no âmbito dos Iberian Festival Awards. Esta iniciativa, que vai já na 10ª. edição, visa reconhecer os melhores eventos realizados em cada ano e potenciar as relações ibéricas, otimizar, crescer e operacionalizar díades efetivas entre os dois países, e este ano realiza-se em Lisboa, a 25 e 26 de março. As anteriores edições contaram com mais de 8500 participantes, 535 oradores (52 internacionais), 161 parceiros e media partners ou sponsors e 55 concertos / live acts.
O Cascais Food Lab é um espaço de encontro, situado no Mercado da Vila de Cascais, em que a inovação é o fator-chave. Este espaço gastronómico conta com uma equipa especializada para ajudar no desenvolvimento de novas ideias e está totalmente equipado para qualquer tipo de evento “à volta da mesa”.
Apaixone-se, como nós, pelo maravilhoso mundo das algas!
A laborar desde 1853, a Ramirez é a mais antiga conserveira e, também, a mais moderna e inovadora, sendo em cada geração sempre pioneira.
De acordo com recente publicação da AICEP, as empresas portuguesas da fileira do pescado têm sabido tirar partido do aumento global da procura por produtos ligados à economia do mar, ao longo da última década. Nos primeiros seis meses do ano, as exportações da fileira aceleraram 16 por cento em termos homólogos.
Conheça os projetos que estão a ser executados na sua região, com o apoio do Mar 2020.
A Docapesca é a entidade responsável pela gestão de todas as Lotas, no continente português, tendo a seu cargo o serviço público de Primeira Venda de Pescado.
Em 2021, o projeto Allyfish foi o vencedor da distinção Born from Knowledge, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Food & Nutrition Awards
São 6381 os projetos aprovados até final de 2021, no programa Mar 2020.
No âmbito do programa Mar 2020, mantêm-se abertos até 30 de setembro de 2022, os períodos de apresentação de novos pedidos de financiamento nas seguintes medidas:
A Organização das Nações Unidas designou 2022 como o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais (IYAFA), com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca em pequena escala e da aquicultura para nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente, bem como, fortalecer a interação ciência-política, capacitar as partes interessadas a agir e construir novas e fortalecer as parcerias existentes.
Saiba mais sobre esta campanha aqui.
Com o aproximar de um novo Ano, é sempre tempo de fazer balanços, sonhar e fazer planos para então…. com determinação, Mudar para melhor!
No âmbito dos Iberian Festival Awards o Exposish está nomeado entre os melhores eventos profissionais de 2021.
Mudar para melhor, a campanha de branding que em 2021 foi lançada pelo Mar 2020, mudou a forma de divulgar o sector.
Os ecossistemas costeiros e estuarinos são fortemente suscetíveis aos impactos das alterações climáticas, como o aumento da erosão e risco de inundação, o que resulta na alteração, fragmentação ou perda de habitats que leva a um desequilíbrio dos recursos hídricos com repercussões não só no ambiente e na biodiversidade, mas também, nos setores socioeconómicos.
No Mar 2020, em novembro de 2021, estava executado 60% dos cerca de 392,5 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) programado para Portugal.
A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) preconizada para o território do GAL-Pesca ADREPES Costeiro identifica a riqueza do seu património natural, cultural e histórico e a necessidade da sua preservação, perpetuação, valorização e fruição.
Que tal aproveitar esta época festiva para conhecer melhor os projetos que, em cada região, estão a ser concretizados com o apoio do Mar 2020?