Notícias

Com o projeto e-Fishing cientistas e pescadores irão otimizar o uso dos recursos do mar

O projeto “e-Fishing - Novas ferramentas moleculares para apoio à gestão das pescas”, promovido, com o apoio do Mar 2020, por uma equipa de investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, em estreita colaboração com a Organização de Produtores de Peixe do Centro (OPCentro), em Peniche, visa contribuir para a otimização das medidas de gestão dos recursos marinhos, propondo uma abordagem inovadora que permita o conhecimento do estado de integridade dos ecossistemas e contribuir para a adaptação de medidas que visem a sua exploração sustentável

Mar 2020 com taxa de execução de 55%

O Mar 2020 fecha o primeiro semestre do ano com uma taxa de execução de 55% dos valores programados: 392,5 M de euros de Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, para serem executados até 31 de dezembro de 2023.

A investigação científica e a inovação a apoiar a diversificação e o fomento da produção aquícola nacional

O objetivo principal do projeto DIVERSIAQUA – Diversificação, Inovação e Desenvolvimento da Aquacultura em Portugal, desenvolvido na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é contribuir para diversificar e fomentar a produção nacional com base no conhecimento e na inovação. A transferência do conhecimento para o tecido produtivo e a formação técnica contribui para a maior rentabilidade e a qualidade dos produtos da aquicultura nacional.

Novo Regulamento de Disposições Comuns já está em vigor

Desde 1 de julho, já está em vigor o Regulamento (UE) 2021/1060 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de junho de 2021, vulgarmente designado por Regulamento de Disposições Comuns, pois estabelece um quadro jurídico comum para oito fundos de gestão partilhada entre a Comissão Europeia e os Estados membros:

Comissão Europeia aprova o relatório e as contas anuais do Mar 2020

Reunida, em 18 de maio, a Comissão de Acompanhamento do programa Mar 2020, órgão que conta com a participação dos principais stakeholders da área do mar e que é responsável pela monitorização da implementação do programa, debruçou-se sobre a implementação do programa e aprovou este relatório, para que o mesmo fosse submetido à apreciação da Comissão Europeia.

O Cascais Food Lab é candidato a prémio europeu de promoção empresarial

O Cascais Food Lab, projeto apoiado pelo Mar 2020, é um dos candidatos à edição de 2021  dos prémios europeus de promoção empresarial, na categoria de Promoção do espírito de empreendedorismo. Estes prémios são uma iniciativa da Comissão Europeia, alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020. A competição é aberta aos 27 Estados-Membros da União Europeia, bem como a países associados no programa COSME e Reino Unido. As entidades elegíveis incluem organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.

Pescadores e aves marinhas aliados pelo mar

As aves marinhas são sentinelas dos Oceanos e têm acompanhado os pescadores desde sempre. Antigamente eram elas que indicavam onde se encontrava o peixe. Infelizmente por vezes são capturadas acidentalmente em anzóis ou presas em redes e acabar por morrer por afogamento, estimando-se que, por ano, sejam capturadas cerca de 200.000 aves apenas em águas europeias. Em Portugal, os estudos realizados mostram que as artes com maior impacto sobre as aves marinhas são as redes de emalhar, o palangre e as redes de cerco. A extinção do airo, a ave marinha símbolo da Reserva Natural das Berlengas, como reprodutor na Berlenga deve-se em grande parte às capturas acidentais em redes de emalhar.  As artes com maior impacto sobre as aves marinhas são as redes de emalhar, o palangre e as redes de cerco. A extinção do airo, a ave marinha símbolo da Reserva Natural das Berlengas, como reprodutor na Berlenga deve-se em grande parte às capturas acidentais em redes de emalhar.  

Mar 2020 apoia as PME do sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura

Perante um contexto macroeconómico marcado pela contração da procura e a incerteza sobre a sua evolução no corrente ano, no Mar 2020 reforçámos os apoios às PME do sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, para a concretização de pequenos projetos de investimento produtivo capazes de melhorar a sua produtividade e promover a manutenção do emprego.

Junho é o “mês do Mar”

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, elegeu o mês de junho como o “Mês do Mar”, com início a 8 de junho, data em que se assinala o Dia Europeu do Mar.
Neste mês, são debatidos o futuro e a sustentabilidade da economia azul e das pescas, bem como a conservação dos recursos e o seu papel na recuperação económica pós-pandemia.

Em Castelo do Neiva há uma nova lota e armazéns de aprestos para a comunidade piscatória

O portinho de pesca de Castelo do Neiva tem agora renovadas condições de trabalho para os seus pescadores, através da construção de novos armazéns de aprestos, de uma nova lota e armazém para a primeira venda do pescado, da beneficiação da oficina de reparação de embarcações de pesca, de um novo guincho na rampa-varadouro e da requalificação das infraestruturas e da área envolvente.  

O MAR2020 apoia o Desenvolvimento Local

Com o apoio do programa Mar 2020 estão em execução 15 Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) das comunidades piscatórias. Cada uma destas estratégias foram elaboradas pelo respetivo Grupo de Ação Local que envolve os principais atores da comunidade piscatória. Nestas estratégias traça-se um caminho de desenvolvimento para a comunidade local, que reflete a combinação única de ativos, recursos e expectativas locais.

GERAÇÃO EM VOGA, Lda

Integrada nas comemorações do dia da europa, numa iniciativa conjunta com as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, ao longo desta semana, vamos mostrar-lhe um projeto que em cada região está a ser realizado com o apoio do Mar 2020.

GENTILSABOR – INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES, LDA

Integrada nas comemorações do dia da europa, numa iniciativa conjunta com as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, ao longo desta semana, vamos mostrar-lhe um projeto que em cada região está a ser realizado com o apoio do Mar 2020.

MAREDEUS PORTUGAL, UNIPESSOAL, LDA

Integrada nas comemorações do dia da europa, numa iniciativa conjunta com as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, ao longo desta semana, vamos mostrar-lhe um projeto que em cada região está a ser realizado com o apoio do Mar 2020.

Nasceu uma maternidade de peixes na Praia de Mira

Integrada nas comemorações do dia da europa, numa iniciativa conjunta com as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, ao longo desta semana, vamos mostrar-lhe um projeto que em cada região está a ser realizado com o apoio do Mar 2020.

Roteiros aMAR a TERRA

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) irá retomar no próximo dia 10 de maio as visitas a projetos de investimento na região, que são casos de sucesso nas áreas do agroalimentar e da economia do mar, apoiados por fundos comunitários, no âmbito da celebração do Dia da Europa.

Mar 2020 em homenagem póstuma ao Mestre Festas

No dia em que o sector da pesca está de luto pelo falecimento do Mestre Festas, homem que dedicou grande parte da sua vida em prol dos pescadores,  queremos prestar-lhe a mais justa homenagem.

O que é a política comum das pescas e o FEAMP?

A política comum das pescas foi formulada pela primeira vez no Tratado de Roma, inicialmente associada à política agrícola comum, tendo o apoio à construção, à modernização, à comercialização e à transformação no setor da pesca, sido enquadrado no Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (FEOGA) - secção «Orientação».

Em que consiste a Presidência da União Europeia e como funciona?

A União Europeia tem a sua origem em 1950, quando seis países devastados pela guerra se comprometeram a trabalhar em conjunto para construir um futuro comum de forma radicalmente inovadora. Os Tratados, que são acordos vinculativos entre os Estados-Membros, definem os objetivos, o âmbito e o método da cooperação. O método implicava a criação de novos órgãos europeus: as «instituições europeias». Cada um destes órgãos tem uma missão e uma composição específicas e trabalham em estreita colaboração: o Conselho Europeu, o Conselho da União Europeia, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.

Porto de Abrigo de Sesimbra aumentado

A ponte-Cais nº 4, no Porto de Abrigo de Sesimbra, enquadrada no Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra, está já concluída. Esta obra foi desenvolvida através de construção in situ, método pouco usual numa intervenção marítima, permitindo assim um menor impacte ambiental e menor risco de acidentes, dado que não foi necessário transportar, como é habitual, os blocos em betão pré fabricados nem os instalar na área.

Mar 2020 no Portal Mais Transparência

Uma sociedade moderna e exigente procura informação sobre o funcionamento da administração publica, informação clara e entendível que permita o escrutínio e que estimule o exercício da cidadania.

Conhece a campanha “Vamos conservar o que é nosso”?

No Mar 2020, apoiámos a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe a criar a campanha de divulgação da excelência das conservas portuguesas, para consolidar a posição da indústria conserveira nos mercados, nacional e internacional, crescer e alcançar novos mercados.

Mar 2020 lança novas oportunidades de financiamento para as empresas da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura

Perante um ambiente macroeconómico marcado pela contração da procura e a incerteza sobre a sua evolução no corrente ano, é necessário que os instrumentos de política pública assumam a sua vocação contra cíclica, dinamizando a economia, designadamente através do apoio público a investimentos produtivos capazes de melhorar a produtividade das empresas e promover a manutenção do emprego, num sector tão relevante como é o sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura.

Mar 2020 atinge 50% de taxa de execução

O programa Mar 2020 dispõe de 392,5 M de euros de Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, para serem executados até 31 de dezembro de 2023, estando, em finais de março, 50% deste montante já executado pelos beneficiários.

Mar 2020 agiliza procedimentos

O foco da gestão do Mar 2020 é a dinamização da execução do programa.
No Mar 2020, queremos apoiar todos os beneficiários a concretizarem os seus projetos.

Mar 2020 promove sessões técnicas de capacitação das entidades

No contexto do encerramento das contas do exercício contabilístico, a Gestão do Mar 2020, realizou, a 25 e 30 de março e a 6 de abril, sessões com as equipas técnicas de todos os organismos intermédios, nomeadamente todas as Direções Regionais de Agricultura e Pescas, entidades da Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e os 15 Grupos de Ação Local, que envolveram cerca de 100 participantes.

Novo Portal da Transparência

O portal da transparência, medida aprovada no âmbito do Orçamento de Estado para 2021, já está em construção e deverá arrancar neste mês de abril. Este novo portal pretende agregar informação e torná-la acessível a todos os cidadãos de forma transparente e pública.

Em Ílhavo, está a ser testado um sistema de aquicultura multi-trófica integrada

A Universidade de Aveiro criou uma instalação-piloto composta por 8 linhas de produção, para estudar e demonstrar o funcionamento de um novo sistema de aquacultura designada aquicultura multi-trófica integrada. Esta instalação funcionará em circuito fechado, com recirculação da água e cumprindo objetivos de sustentabilidade, circularidade e biossegurança. Dará especial ênfase à produção de espécies como o robalo, dourada ou gambas-tropicais, típicas do nível trófico mais elevado (consumidores secundários) e vulgarmente alimentadas com ração que nunca é consumida na sua totalidade, já a ostra, a serradela ou os pepinos-do-mar, espécies do nível trófico logo abaixo (consumidores primários) serão usadas para aproveitamento da matéria orgânica particulada, e, no primeiro nível trófico, dito dos produtores, serão produzidas espécies como a salicórnia (sem solo) e a alface do mar que utilizam os nutrientes dissolvidos na água.

Mar 2020 atinge meta n+3

A maior certificação de despesa desde o início do programa Mar 2020 foi formalizada junto da Comissão Europeia, ascendendo o pedido de reembolso a 7% da dotação programada para o programa. Esta certificação permite que Portugal receba mais de 27 milhões de euros, do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

15 Estratégias de Desenvolvimento Local das comunidades costeiras

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária é uma abordagem territorial, através da qual são implementadas Estratégias de Desenvolvimento Local concebidas por Grupos de Ação Local com uma estreita ligação ao tecido social, económico e institucional de cada território, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.

64.º Aniversário dos Tratados de Roma

No dia 25 de março de 1957 assinaram-se, em Roma, os tratados que fundaram a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade da Energia Atómica (EURATOM). A cerimónia de assinatura decorreu no Palazzo dei Conservatori, no Capitólio, em Roma (Itália).

A 22 e 23 de março realiza-se um Conselho Europeu das Pescas

Os ministros das Pescas da União Europeia reunir-se-ão para debater as possibilidades de pesca relativas às unidades populacionais partilhadas com o Reino Unido, a reforma da política agrícola comum e as medidas de proteção contra pragas vegetais.

Webinar Politica Europeia de Coesão – Resultados e Futuro

Num momento de reflexão sobre a aplicação regional da Política Europeia de Coesão, é importante verificar se os programas e estruturas de financiamento respondem às necessidades dos cidadãos. Para tal, a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, irá realizar um Webinar no dia 24 de março de 2021, entre as 10h e as 12h, relativo aos resultados e expectativas futuras da Política Europeia de Coesão. Na sessão será apresentado um Balanço do programa Mar 2020 e do DLBC costeiro da Península de Setúbal.

Novo espaço dedicado aos beneficiarios do programa no site do Mar 2020

Na página de entrada do site do Mar 2020, criámos um novo espaço dedicado aos beneficiarios do programa, em que não só pode encontrar toda a informação sobre oportunidades de financiamento e a apresentação de uma candidatura, como encontra ainda informação útil sobre a apresentação dos pedidos de pagamento dos apoios aprovados e o acompanhamento das operações até ao seu encerramento.

De pais para filhos

Nesta semana que culmina com a celebração do dia do pai, trazemos-lhe três exemplos de empresas familiares em que a tradição se alia à inovação e ao empreendedorismo.

O papel da mulher

O “papel da mulher” é o 3º. Web-doc da série “mar de conservas”, uma série que pretende valorizar o pescado, a fileira da pesca e, em particular, a milenar indústria conserveira.

Aviso: SIMAR indisponível na manhã de dia 17 de fevereiro

No dia 17/02/2021 será realizada uma intervenção na infraestrutura do SIMAR ficando o sistema em manutenção previsivelmente até às 12h. Este procedimento irá originar a indisponibilização temporária do SIMAR apenas neste período.

Esta semana decorreu a Videoconferência informal dos ministros da Agricultura e das Pescas

A 25 de janeiro, decorreu a Videoconferência informal dos ministros da Agricultura e das Pescas. A Presidência portuguesa deu início à reunião com a apresentação das suas prioridades, sendo no domínio das pescas as seguintes: chegar a acordo com o Reino Unido e a Noruega sobre as principais possibilidades de pesca, completar o regulamento relativo ao novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura e chegar a acordo sobre uma orientação geral para a revisão do sistema de controlo.

Mar 2020 ranking das regiões

É na região Centro que está a ser realizado o maior valor de investimento com o apoio do Mar 2020, são 197 milhões de euros, em 571 projetos aprovados.

Os apoios do Mar 2020 são mais adequados do que o lay off para as empresas do sector aquícola

Segundo a Associação Portuguesa de Aquicultores, são os apoios do Mar 2020 os mais adequados para as empresas do sector aquícola, já que as empresas recebem apoios em função das perdas de faturação registadas, face ao período homólogo de 2019, não podendo haver lugar a paragem de produção uma vez que todas as espécies continuam em crescimento e a carecer de alimentação e cuidados, o que torna o lay off impossível de praticar.

Economia do Mar e internacionalização

A revista BOW – Portugal Business on the Way, da Associação Empresarial de Portugal, dedica a sua 18ª. edição a um dos clusters nacionais mais importantes – “Economia do Mar e internacionalização”.

Fique em casa com o Mar 2020

Nesta altura difícil que todos atravessamos, também as empresas apoiadas pelo MAR2020 poderão contribuir para que fique em casa, em família, desempenhando atividades conjuntas. Uma dessas atividades é a culinária e para tal a Soguima, empresa sediada em Guimarães, com mais de 30 anos de experiência (saiba mais através do canal do youtube https://www.youtube.com/watch?v=Ivf7H4Z5dZk) revela-nos, nos seu site, múltiplas receitas bem saborosas confecionadas com o “nosso” bacalhau mas também com produtos da pesca tipicamente nacionais como a sardinha e o polvo.

ir para o topo