Notícias

“Festival Sargo da Costa Vicentina”, de 20 a 29 de maio

De 20 a 29 de maio, realiza-se o “Festival Sargo da Costa Vicentina”, promovido em parceria com a Universidade de Coimbra no âmbito do projeto “VALSARGO – Valorização do Sargo da Costa Vicentina” apoiado pelo programa Mar 2020 no âmbito da execução da Estratégia de Desenvolvimento Local do Barlavento Algarvio.

20 de maio – Dia Europeu do Mar e da Marinha

Para enaltecer a importância dos mares e dos oceanos o Dia Europeu do Mar, foi criado pela Comissão, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu em 2008. Neste dia celebra-se também, em Portugal, o Dia da Marinha, em homenagem a Vasco da Gama, que a 20 de maio de 1498 ligou a Europa ao Oriente via marítima, ao chegar à Índia.

Reabertura do Navio-Museu Santo André

O Navio Museu Santo André reabre ao público, na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, criado, em 1977, para promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus e o seu poder transformador para produzir mudanças positivas nas comunidades.

8ª. reunião do Comité de Acompanhamento do Mar 2020

O Comité de Acompanhamento do Mar 2020, Órgão que integra as autoridades nacionais, a ampla participação das partes interessadas no programa e a Comissão Europeia (DG MARE), reuniu a 17 de maio na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, espaço cedido pela Administração do Porto de Lisboa, entidade também beneficiária do programa Mar 2020 na construção da ponte cais 4 em Sesimbra.

Imagens de Marca dedica episódio especial ao sector das pescas

A finalizar a semana que se iniciou com o Dia da Europa (9 de maio) e encerrou, a 15 de maio, a celebrar o 8.º aniversário do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), o programa Imagens de Marca, da SIC notícias, dedicou um episódio especial ao sector das pescas.

Hoje celebramos o Dia da Europa

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», na qual, em 1950, no pós II Guerra Mundial, Robert Schuman propunha uma nova forma de cooperação política na Europa, para afastar o espectro de uma nova guerra entre os países europeus.

No dia 9 de maio, segunda feira, celebramos o Dia da Europa

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», na qual em 1950 se propunha uma nova forma de cooperação política na Europa, para afastar o espectro de uma nova guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com esta proposta de Robert Schuman.

Pesca da sardinha reabriu hoje

A pesca da sardinha (Sardina pilchardus) reabriu a partir das 00:00 horas de hoje, dia 2 de maio de 2022.

O limite global de descargas de sardinha capturada com a arte de cerco pela frota portuguesa para o ano de 2022 é de 29 400 toneladas, representando uma subida face a 2021 em que  esse limite global de descargas de sardinha fora de 27.000 toneladas.

O que era notícia, nesta data, há um ano?

Há um ano, em 29 de abril,  foi lançada a iniciativa “Portal Mais Transparência”, uma plataforma que permite aos cidadãos acompanharem a evolução da aplicação dos dinheiros públicos, nomeadamente os fundos europeus, com informação relevante e de qualidade sobre o Portugal2020 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nova forma de inserção de pedidos contra fatura

Para promover a execução dos projetos, em fevereiro de 2021 o programa Mar 2020 introduziu um mecanismo ágil de apresentação de pedidos de adiantamento contra fatura, que tem por objetivo proporcionar a necessária liquidez para pagamento das despesas já realizadas no âmbito do projeto e ainda não pagas aos fornecedores.  

Mar 2020: 100% de compromisso e 65% executado

Em finais de março, no programa Mar 2020 a aprovação de projetos atinge 100% do valor programado e a respetiva execução atinge 65% desse valor (o valor programado é de 503,9 M de euros de despesa pública).

No Mar 2020 pode fazer o registo dos documentos de despesa através de leitura ótica

Com o intuito de agilizar o carregamento de documentos de despesa, a submeter nos pedidos de pagamento, foi desenvolvida uma nova funcionalidade no sistema de informação do IFAP, IDIGITAL designada OCR – Leitura de Documentos por Reconhecimento Ótico. Esta nova funcionalidade permite de forma fácil a leitura ótica dos documentos comprovativos da despesa com preenchimento automático de alguns campos, não dispensando contudo a sua validação final pelo beneficiário e inserção de eventuais dados não lidos.

Há receitas tradicionais portuguesas, com algas

E agora que já conhece o maravilhoso mundo das algas, que tal prová-las em receitas tradicionais portuguesas, que estão ao seu alcance confecionar, em pratos que aproveitam o que de melhor as algas nos trazem.

EMA – Educação para o Meio Aquático, porque ninguém preserva o que não conhece

Teia D'Impulsos celebrou, este fim de semana, 11 anos de Associativismo. A associação aproveitou a ocasião para apresentar todos os projetos em desenvolvimento, entre os quais o projeto EMA – Educação para o meio aquático, apoiado pelo Mar 2020. Este projeto, que envolve um investimento de mais de 250 mil euros, pretende capacitar atores, incluindo jovens em idade escolar, a realizar atividades ligadas ao meio aquático. O projeto integra a estratégia de desenvolvimento local do Barlavento algarvio.

Mar 2020 aumenta apoio público para acompanhar as subidas de preços dos investimentos

Uma das mais relevantes missões dos programas cofinanciados por fundos europeus é a dinamização do investimento, público e privado, e a sua atuação em contraciclo em fases de recessão, porquanto o apoio público permite estimular a realização de novos investimentos tendo em vista a retoma da economia para um novo ciclo de crescimento. Na atual conjuntura, as entidades beneficiárias têm vindo a enfrentar um aumento generalizado dos preços, designadamente dos materiais de construção e dos equipamentos, ora agravado com a situação de guerra na Europa. Neste contexto, tendo presente que muitos dos projetos apoiados pelo programa Mar 2020 encontram-se ainda em execução, dada a elevada exigência que esta situação coloca na liquidez dos beneficiários, foi introduzida na regulamentação específica flexibilidade para adequar o valor do investimento proposto e o correspondente financiamento público, nas seguintes medidas:

Mar 2020 lança novos apoios aos investimentos em lotas

Tendo em vista prosseguir na trajetória de reforço do investimento público que promova adequadas condições para o exercício de atividade das empresas do sector das pescas e dinamizar a retoma da economia, o Mar 2020 abre um novo Aviso de apresentação de candidaturas dirigido à Docapesca.

6 351 projetos com o apoio do Mar 2020

Em finais de fevereiro, as aprovações no Mar 2020 ascendem a 6 351 projetos, que envolvem um investimento de 727,7 milhões de euros no sector da pesca, da aquicultura e da transformação dos produtos da pesca e aquicultura.

Falta mão de obra em Portugal. O que podemos mudar?

A mudança na perceção do modo como se exercem hoje as profissões dos sectores tradicionais, designadamente da pesca e da aquicultura, foi o objetivo que levou o MAR 2020 a juntar-se à Empower Brands Community na produção da Série Mudar para Melhor, que conta já com 4 episódios aos quais podem assistir no canal da empresa e no canal de Youtube do Mar 2020.

Não só no litoral há projetos Mar 2020

Se julga que só no litoral há projetos apoiados pelo programa Mar 2020, desengane-se pois até em Montalegre os encontra. A TRUTICULTURA de MONTALEGRE ou a QUINTA DO SALMAO COMERCIO PEIXE. LDA, são empresas que investiram no sector da aquicultura com o apoio do Mar 2020.

Nova conserveira está a nascer no Pico

Com a visão estratégica que caracteriza os empresários do sector conserveiro, arrancou esta semana a empreitada de construção de uma nova fábrica na Madalena, ilha do Pico. Trata-se de um investimento de mais de 12 milhões de euros, para a construção de uma fábrica de conservas de peixe (atum), com um volume de transformação anual de 4 mil toneladas, maioritariamente destinados à exportação. Com esta nova fábrica prevê-se a criação de 118 postos de trabalho.

O que anda a ser feito no âmbito dos FEEI?

Para divulgar os resultados obtidos com a intervenção dos fundos europeus, podem agora os beneficiários que têm sido apoiados, concorrer a um apoio que lhes permita divulgar o seu projeto.

Em Portimão, vai poder visitar uma embarcação com muitas memórias

Arrancaram no início desta semana os trabalhos relativos ao restauro da traineira “Portugal Primeiro”, embarcação que começou por ser um galeão a vapor para a pesca da sardinha, mandada construir pelo industrial conserveiro e armador Júdice Fialho, em 1911, e que esteve no ativo até à década de 1980. 

Nova infografia

Abrimos o ano de 2022, com uma nova publicação dedicada aos resultados da intervenção do programa Mar 2020.

Está a decorrer a campanha para avaliação de carapau e sarda

Está a decorrer, até 23 de fevereiro, a campanha trienal de "Método de Produção Diária de Ovos" dirigida ao recurso carapau (MPDO-HOM) que visa contribuir para a avaliação do estado dos mananciais europeus de carapau e sarda assim como contribuir para caracterizar o ecossistema oceânico a oeste da Península Ibérica.

Plano de Atividades para 2022

A AG do Mar 2020 acaba de publicar o seu Plano de Atividades para 2022, tendo selecionado 13 objetivos operacionais para este ano.

2021 é o segundo melhor ano de execução do Mar 2020

Num ano em que a recessão económica e a incerteza na evolução da procura se fizeram sentir restringindo a iniciativa empresarial, o Mar 2020 manteve-se, em contraciclo, a apoiar o investimento público e privado no sector das pescas.

Nova Ponte Cais do Porto de Sesimbra é facto do ano do Distrito de Setúbal

O Jornal “O Setubalense”, numa edição especial dedicada ao Balanço do ano: Factos e figuras do Distrito de Setúbal por concelho... destaca a Ponte Cais n.º 4, do Porto de Sesimbra, como intervenção emblemática. A Ponte Cais n.º 4 “há muito reclamada pela comunidade piscatória”, foi inaugurada em abril de 2021, e envolveu um investimento superior a 3,2 milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas inscrito no Programa Operacional Mar 2020.

VOTE NO EXPO FISH, NOMEADO O MELHOR EVENTO PROFISSIONAL DE 2021

Vote agora no Expofish, nomeado para o melhor evento profissional de 2021, no âmbito dos Iberian Festival Awards. Esta iniciativa, que vai já na 10ª. edição, visa reconhecer os melhores eventos realizados em cada ano e potenciar as relações ibéricas, otimizar, crescer e operacionalizar díades efetivas entre os dois países, e este ano realiza-se em Lisboa, a 25 e 26 de março. As anteriores edições contaram com mais de 8500 participantes, 535 oradores (52 internacionais), 161 parceiros e media partners ou sponsors e 55 concertos / live acts. 

No Foodlab de Cascais pode viver uma nova experiência

O Cascais Food Lab é um espaço de encontro, situado no Mercado da Vila de Cascais, em que a inovação é o fator-chave. Este espaço gastronómico conta com uma equipa especializada para ajudar no desenvolvimento de novas ideias e está totalmente equipado para qualquer tipo de evento “à volta da mesa”.

PESCADO PORTUGUÊS NA ROTA DOS MERCADOS INTERNACIONAIS

De acordo com recente publicação da AICEP, as empresas portuguesas da fileira do pescado têm sabido tirar partido do aumento global da procura por produtos ligados à economia do mar, ao longo da última década. Nos primeiros seis meses do ano, as exportações da fileira aceleraram 16 por cento em termos homólogos.

Sabia que hoje é dia da Docapesca?

A Docapesca é a entidade responsável pela gestão de todas as Lotas, no continente português, tendo a seu cargo o serviço público de Primeira Venda de Pescado.

Celebremos o Conhecimento Científico

Em 2021, o projeto Allyfish foi o vencedor da distinção Born from Knowledge, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Food & Nutrition Awards

2022 Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais

A Organização das Nações Unidas designou 2022 como o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais (IYAFA), com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca em pequena escala e da aquicultura para nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente, bem como, fortalecer a interação ciência-política, capacitar as partes interessadas a agir e construir novas e fortalecer as parcerias existentes.
Saiba mais sobre esta campanha aqui.

Em 2022, ouse Mudar para melhor!

Com o aproximar de um novo Ano, é sempre tempo de fazer balanços, sonhar e fazer planos para então…. com determinação, Mudar para melhor!

Estamos a revitalizar a biodiversidade do sapal estuarino do Mondego

Os ecossistemas costeiros e estuarinos são fortemente suscetíveis aos impactos das alterações climáticas, como o aumento da erosão e risco de inundação, o que resulta na alteração, fragmentação ou perda de habitats que leva a um desequilíbrio dos recursos hídricos com repercussões não só no ambiente e na biodiversidade, mas também, nos setores socioeconómicos.

Avisos abertos: Execução das EDL

A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) preconizada para o território do GAL-Pesca ADREPES Costeiro identifica a riqueza do seu património natural, cultural e histórico e a necessidade da sua preservação, perpetuação, valorização e fruição.

ir para o topo