Mar 2030 no programa Imagens de Marca

Foi ontem exibido o segundo de três episódios da “Economia Azul”, rubrica criada pelo programa Imagens de Marca, da SIC Notícias.

2024-11-25

 

O programa que celebra já 20 anos desde a sua criação, continua a mostrar ao mundo as marcas portuguesas que ditam as tendências do dia-a-dia.  Esta rubrica é agora dedicada a uma das maiores riquezas de Portugal: o pescado.

 

Neste episódio, que estreou a 24 de novembro, o Imagens de Marca mostra-nos a Lugrade, empresa familiar localizada na zona de Coimbra, que iniciou a sua atividade em 1987, desde então apaixonada pelo mundo do bacalhau.

 

Na empresa, os objetivos são consensuais e negociados entre colaboradores e administração, todos incluindo na tomada de decisão sobre os objetivos de trabalho.

 

A Lugrade investe de forma contínua na modernização das suas infraestruturas e equipamentos, contando com o apoio do programa Mar 2020 e já do programa Mar 2030, posicionando-se como uma das mais importantes empresas do setor de atividade de salga e secagem, demolha e ultracongelação de bacalhau. A Lugrade dispõe de loja on line com entrega assegurada em casa de cada família, e sugere os melhores pratos com receitas próprias criadas, desde 2015,  por Diogo Rocha Chef Embaixador da Lugrade.

 

Neste episódio, podemos ainda conhecer a SEAentia (SEAentia-Food, Lda. -science based aquaculture) que é uma startup portuguesa, fundada em setembro de 2017, baseada no conhecimento e dedicada à aquacultura sustentável.

Com a missão de produzir corvina de alta qualidade,e através da integração de métodos inovadores de produção, tecnologias avançadas e investigação científica, iniciou em 2021, um projeto piloto em Peniche, focado na aquacultura de corvina utilizando sistemas de recirculação (RAS). Este passo pioneiro, preparatório para uma produção de grande escala, visou dominar o cultivo de corvina até ao tamanho comercial (2,5 kg).

 

Com o apoio do Mar 2030 a empresa vive agora uma nova etapa passando em breve à produção industrial, na qual pretende liderar a produção comercial de corvina em RAS, que lhe permite controlar todo o ciclo produtivo num sistema ecologicamente responsável. O bem-estar animal e a sustentabilidade são pilares centrais da estratégia da empresa, refletindo o seu compromisso com as gerações futuras e o planeta.

 

Esta é também a vocação do programa Mar 2030 - apoiar as empresas, com produção no nosso país, a ser cada vez mais qualificadas e competitivas, dando continuidade e capitalizando os investimentos realizados com o apoio do anterior programa (Mar 2020).

 

Mar 2030: os fundos europeus mais próximos de si!

 

ir para o topo