ESPAÇO DO BENEFICIÁRIO

 

Saiba tudo o que necessita para apresentar uma candidatura ao PO MAR2020:

 

Manual do Beneficiário

 

1. Quais os avisos que estão abertos e qual o plano anual de avisos? Consulte aqui

 

2. Como apresento uma candidatura?

 

     2.1. Se ainda não o fez, primeiro registe-se como beneficiário no Balcão 2020;

     2.2. Apresente a sua candidatura, seguindo o Manual do balcão MAR2020 e Guia rápido.

 

3. Após aprovação da candidatura, como solicito o pagamento do apoio aprovado?

 

Consulte o ponto “13. MODALIDADES DOS PEDIDOS DE PAGAMENTO” do Manual do Beneficiário e prepare o pedido de pagamento com base na Grelha auxiliar de confirmação da completude do pedido de pagamento a preencher antes de apresentar o pedido de pagamento (ANEXO III do Manual). Para o ajudar a submeter o pedido no sistema de informação consulte o ANEXO IV do Manual do Beneficiário.

Caso pretenda solicitar um pagamento com base em faturas emitidas pelos seus fornecedores, mas ainda não pagas por si, e assim o ajudar a ter mais tesouraria para concretizar o seu projeto, basta aceder aqui .

 

4. Caso na execução do projeto hajam alterações face ao projeto aprovado, como devo proceder?

 

Durante a execução da operação podem ocorrer situações que impliquem alterações ao projeto inicial.

Veja como proceder: 17. ALTERAÇÃO AOS DADOS DA OPERAÇÃO do Manual do Beneficiário.

 

As alterações de datas ou as que obriguem à criação de novas rubricas de despesa ou ao aumento do valor de uma rubrica de despesa por redução de outra, têm de ser aprovadas antes de submeter essas despesas alteradas. Assim, quando estiverem em causa estas alterações não deve proceder à inclusão

no pedido de pagamento de qualquer despesa que originalmente não se encontre prevista no pedido de apoio aprovado.

Todos os pedidos de alteração, físicas (de data de início e/ou da data de fim) ou financeiras (alterações de itens de investimento ou de rubricas de despesa) devem ser submetidos no SI MAR2020, acedido através do seguinte link: https://balcaomar2020.pt, sendo decididas pela

AG/OI nessa mesma plataforma. Também os pedidos de alteração de titularidade das operações devem ser inseridos no SI MAR2020.

 

Podem ser aceites, no âmbito do pedido de pagamento, sem carecer de prévia autorização, as adaptações e alterações técnicas simplificadas ao investimento aprovado, como sejam por exemplo aquisição de bens não previstos em substituição de equipamentos previstos mas não executados, dentro da mesma rubrica de despesa ou entre rubricas mas sem aumento dos valores das rubricas, desde que devidamente justificadas pelo beneficiário no pedido de pagamento.

 

5. Conheça as respostas a perguntas mais frequentes e caso queira apresentar alguma dúvida faça-o aqui

ir para o topo