27 de junho é o dia internacional das micro, pequenas e médias empresas

A comemoração do Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas (PME) de 2024, a 27 de junho, declarada pela ONU tem por objetivo abrir uma oportunidade à reflexão dirigida aos principais atores, incluindo decisores políticos, grandes empresas, instituições financeiras e a comunidade internacional, sobre a importância das micro, pequenas e médias empresas, no tecido empresarial.

2024-06-27

As micro, pequenas e médias empresas aceleram o desenvolvimento sustentável, conferindo ao tecido empresarial uma grande capacidade de adaptação e têm um elevado alcance nas camadas sociais mais desfavorecidas.

Estimular a sua resiliência é, pois, também um desafio dos fundos europeus. E assim é no Mar 2020, em que os apoios às empresas do sector da pesca, da aquicultura e da transformação do pescado dirigiram-se na sua larga maioria às PME.

Para a concretização de investimentos a bordo das embarcações de pesca e investimentos produtivos nos demais sectores, apoiámos 370 PME de pesca, 60 PME aquícolas e 80 PME da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura.

Em resultado, de acordo com as estatísticas da pesca publicadas pelo INE, as empresas do sector da pesca e aquicultura totalizam as 4 641, em 2022, verificando-se grande estabilidade deste número, mesmo olhando a um horizonte temporal dilatado (desde 2004).

Tal significa uma elevada taxa de sobrevivência das empresas do sector, de 96,4%, acima, portanto da média geral que se queda nos 75,5%, o que revela elevada resiliência.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo