18 de junho – dia mundial da gastronomia sustentável

A Assembleia Geral da ONU adotou em 21 de dezembro de 2016 a sua resolução A/RES/71/246 que designa o dia 18 de Junho como o Dia da Gastronomia Sustentável.

2024-06-18

Esta decisão tem por objetivo reconhecer a gastronomia como uma expressão da diversidade natural e cultural do mundo. No rescaldo da pandemia da COVID-19, e enquanto enfrentamos uma tripla crise planetária de alterações climáticas, perda da biodiversidade e crescente poluição, a gastronomia sustentável  é hoje mais relevante do que nunca ao reconhecer os ingredientes e os produtores sazonais que preservam os recursos e a vida selvagem, aliados às tradições culinárias.

Os dias e semanas internacionais são ocasiões para sensibilizar o público sobre questões preocupantes, para mobilizar vontade política e recursos para resolver problemas globais e para celebrar e reforçar as conquistas da humanidade.

Em Portugal a pesca é o suporte da nossa Gastronomia Sustentável, aliando práticas que respeitam e preservam os recursos naturais com a oferta ao consumidor de um ingrediente saudável, o peixe que apresenta um elevado valor nutricional.

Com o apoio do Mar 2020 a Docapesca Portos e Lotas, SA, entidade responsável pela gestão das lotas do território nacional continental, criou o Comprovativo de Compra em Lota (CCL) que tem por objetivo dar informação ao consumidor final que lhe permite escolher o pescado transacionado em lota. Este é um produto controlado desde a sua origem, que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente já que a maior parte deste pescado é capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa, exigindo menores consumos energéticos durante a captura e transporte terrestre que se traduzem numa poupança de emissões para o ambiente.

O pescado da lota é capturado observando as regras de rastreabilidade, a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas, preservando os stocks piscícolas. O CCL permite ao consumidor identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado, desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.

A prioridade 1 do programa Mar 2020 tem por objetivo promover uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento. Nesta prioridade do programa, com reporte a abril de 2024, foram aprovados e executados 2 198 projetos que envolvem um investimento de 167 milhões de euros, desde investimentos a bordo, parcerias entre cientistas e pescadores, portos de pesca, que, para a sua realização, contaram com um apoio público de 138 milhões de euros.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo