O Dia Mundial do Polvo é celebrado a 8 de outubro, em alusão aos oito tentáculos deste molusco.
O polvo é um molusco cefalópode com oito tentáculos providos de ventosas. Vive em cavidades e nos rochedos localizados perto da costa, alimentando-se de peixes, pequenos crustáceos e outros invertebrados.
Os polvos são associados a capacidades especializadas relacionadas com o número muito elevado de neurónios do seu sistema nervoso e possuem características únicas como três corações e a capacidade de mudar de cor e textura do seu revestimento, rapidamente, o que lhes permite proteger de possíveis predadores.. Têm mais de 300 milhões de anos de história evolutiva, existindo cerca de 300 espécies conhecidas.
O Mar 2020 financiou a criação e implementação de um sistema de cogestão para gerir e monitorizar a pesca do polvo no Algarve, envolvendo uma ONG, a Associação Natureza Portugal, a comunidade científica, como o IPMA e a Universidade do Algarve, e os pescadores.
Recorde-se que, em 2023, a pesca do polvo gerou mais de 48 milhões de euros nas lotas do continente, destacando-se as lotas do Algarve, onde se comercializaram mais de 2 mil toneladas deste molusco.
Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!