7 marcas portuguesas premiadas no World’s 101 Best Canned Fish

Portugal tem 7 marcas no ranking das melhores conservas do mundo, de 2023, da World’s 101 Best Canned Fish.

2023-12-27c

Esta avaliação incide sobre as melhores conservas de peixe -  Sardinhas; Atum; Cavalas; Anchovas - e Mariscos, dos principais países produtores como Portugal, Espanha, França, Itália e Dinamarca.

Na lista, divulgada a 15 de dezembro, conta-se uma medalha de prata, um terceiro lugar, um quarto, três sextas posições, e mais dois representantes no sétimo e no décimo lugar.

A produtora portuguesa Pinhais & Cª Lda conquistou a medalha de prata com os seus filetes de cavala NURI, também com a marca NURI conquistou um sexto lugar, com a sua Sardinha Reserva 2000 e o 10º. Lugar com os seus Filetes de Cavala Picante.

Esta conserveira de fabrico artesanal situada em Matosinhos, foi fundada em 1920 e até hoje mantem o método tradicional de produção, com cada produto a ser preparado de forma manual.

No atum, quem reforça a presença portuguesa na décima posição é o Filete de Atum em Azeite Biológico, com o emblema Santa Catarina, dos Açores. Herdeira da antiga tradição conserveira da ilha de São Jorge, o armazém prepara o atum através de métodos manuais, desde a confeção do peixe ao enchimento dos frascos e rotulagem. O produto encontra-se à venda online e nas grandes superfícies comerciais.

Ainda, na cavala, voltamos a pontuar, com marcas como a Cocagne da empresa Ramirez(3.º lugar), a Minerva da conserveira Poveira (4.º lugar) a Briosa Gourmet da empresa Briosa Conservas de Pescado, Lda. (6.º lugar) e a Jose Gourmet – Filetes de Cavala (7.º lugar).

Os apoios do programa Mar 2020 às empresas de transformação do pescado alavancaram um investimento de mais de 200 milhões de euros em 132 projetos apoiados.

Mar 2020 faz acontecer com  sustentabilidade!

ir para o topo