Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro apresenta projetos financiados

 

VAGOS

Realizou-se no passado dia 16 de abril, no Espaço Museológico da Arte Xávega, na Vagueira, a sessão de apresentação dos projetos do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro financiados pelo Mar2020.

Nesta sessão, em que presidiram o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, o Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, José Ribau Esteves, a Gestora do programa operacional Mar2020, Teresa Almeida, estiveram , ainda presentes, os Presidentes de Câmara de Ílhavo, Murtosa, entre outros autarcas, foram dados a conhecer os 16 projetos que, no total, representam quatro milhões de euros de investimento e cuja comparticipação comunitária, através do programa Mar 2020 é de 2,6 milhões de euros.

VAGOS

Dos 16 projetos apresentados os promotores são respetivamente,  de empresas (“Espaço de Experiências”, “Incrível Odisseia” e “Aguarela Tropical” e “Salinário”),  de uma associação (APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro),  de um estabelecimento de ensino (ISCIA), de um de clube desportivo (Sporting Club de Aveiro) e nove de iniciativa de municípios (Aveiro, Ílhavo, Murtosa e Vagos). Deste conjunto de 16, o projeto com o valor de investimento mais elevado foi apresentado pelo município da Murtosa, para a construção da marina da Torreira, orçado em quase um milhão de euros e que recebe um apoio de mais de 400 mil euros. O projeto com o montante mais baixo de investimento foi apresentado pelo Sporting Club de Aveiro. Trata-se de um projeto de aproximação dos jovens ao mar, designado “Navegadores de Palmo e Meio – Ria na Escola” e está avaliado em 26 mil euros, com uma comparticipação de 15 mil euros.

O Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro é constituída por 32 entidades, entre municípios, associações, a administração portuária de Aveiro, a Docapesca, instituições de apoio social e comunitário, empresas e a Universidade de Aveiro.

ir para o topo