40 empresas apresentam pedido de apoio para compensar perdas de faturação na atividade aquícola

A 15 de fevereiro terminou o prazo de apresentação do pedido de apoio das empresas aquícolas para compensação de perdas de faturação registadas entre outubro e dezembro de 2020, pelos efeitos do COVID que motivaram a contração da economia.

capturar45487548

 

No Mar 2020 este regime de apoio foi criado, com a finalidade de compensar os aquicultores pelas quebras de faturação, tendo nas candidaturas apresentadas até 31 de julho de 2020 sido apoiadas 37 empresas com um apoio público de 2,1 milhões de euros, para promover a resiliência do sector.

 

Nesta nova fase, foram 40 os pedidos de apoio entrados até 15 de fevereiro, dos quais mais de metade (23) são estabelecimentos aquícolas localizados no Algarve (principalmente em Olhão), 11 no Centro e 3 no Norte e em Lisboa respetivamente.

 

Segundo a Associação Portuguesa de Aquicultores, são estes apoios do Mar 2020 os mais adequados para as empresas do sector aquícola, já que as empresas recebem apoios em função das perdas de faturação registadas, face ao período homólogo de 2019, não podendo haver lugar a paragem de produção uma vez que todas as espécies continuam em crescimento e a carecer de alimentação e cuidados, o que torna o lay off impossível de praticar.

ir para o topo