Conheça a Arte Xávega e a cultura avieira

O Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira (CIAXCA), localizado na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, nasce da requalificação do centro piscatório, criando um equipamento que potencia e divulga a arte xávega, enquanto marca identitária do território.

2024-04-15a

Na prática foram criados dois núcleos: o Pavilhão 1 para acolher os visitantes e dar lugar à exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega e cultura avieira; e três outros pavilhões que se constituem como espaços “vivos” de apoio à arte xávega, permitindo a sua utilização pelas companhas, com os seus apetrechos das artes da pesca tradicional e dos seus barcos. Aqui será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos e partilhar no local as atividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faina no mar e na praia.

O investimento no Centro Interpretativo superou os 600 mil euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, pelo Programa Operacional MAR 2020 no âmbito da execução da estratégia de desenvolvimento local acompanhada pela ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura.

Na inauguração, na manhã do dia 16 de abril, no CIAXCA tem ainda palco a apresentação pública da nova Estratégia de Desenvolvimento Local – ADAE MAR 2030, com o objetivo de partilhar as grandes linhas de apoio no território costeiro dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal e a divulgação de todas as oportunidades de financiamento do programa Mar 2030.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo