Está criado o Comité de Cogestão para a pesca do polvo no Algarve

O Comité de Cogestão para a pesca do polvo tem como objeto monitorizar e gerir de forma sustentável a pesca do polvo no Algarve exercida exclusivamente por arte de armadilhas de abrigo e de armadilhas de gaiola com malhagem mínima de 30 mm em toda a extensão de costa do Algarve.

2024-03-20

O Comité tem por missão a preservação da espécie e a sustentabilidade da sua atividade económica, desenvolvendo a referida atividade de acordo com o melhor conhecimento científico disponível.

 

Este é o 2º. Comité de cogestão criado com o apoio do Mar 2020. O primeiro foi o da Apanha de Percebe na Reserva Natural das Berlengas, criado e instalado em 28 de março de 2022.

 

Os trabalhos envolveram 15 Associações de Pescadores e Organizações de Produtores, representantes de pescadores de toda a região, além de outras entidades ligadas à pescaria, como a administração, comunidade científica, organizações não-governamentais e sociedade civil. 

 

Durante mais de dois anos, o projeto liderado pela Natureza Portugal e World Wildlife Found (ANP|WWF) contou com a parceria do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e do Environmental Defense Fund (EDF), tendo sido apoiado no âmbito do Programa Operacional MAR 2020 em 230 mil euros.

 

A pesca do polvo gerou mais de 48 milhões de euros nas lotas do continente em 2023.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

 

ir para o topo