Há 3 novos produtos com base em Recursos Marinhos que vão ser lançados este mês de setembro com o apoio do Mar 2020

O ProReMar Produtos Alimentares com base em Recursos Marinhos, o SeaFilm, película comestível e biodegradável, que permite a congelação sustentável de pescado, e o COSMOS, uma nova linha de produtos cosméticos, são três projetos que estão a ser desenvolvidos pelo Instituto Politécnico de Leiria, cofinanciados pelo programa Operacional MAR 2020.

capturar453466436d

Desenvolver novos produtos alimentares à base de pescado, principalmente de baixo valor comercial, e de algas marinhas ricas em compostos bioativos e elementos minerais é o objetivo do ProReMar (Produtos Alimentares com base em Recursos Marinhos), desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Este projeto visa a valorização sustentada de recursos alimentares marinhos oriundos da costa de Peniche e inclui a produção de três novos produtos direcionados para o público em geral, incluindo pessoas com restrições alimentares optativas, como os vegans.

O SeaFilm, também associado à indústria alimentar, consiste no desenvolvimento de uma película comestível e biodegradável, que permite a congelação sustentável de pescado. Com esta solução, que visa a substituição das películas de plástico, pretende-se ir ao encontro do compromisso assumido pela União Europeia para a proibição da utilização de plásticos de utilização única.

Já o projeto COSMOS visa a formulação de uma linha de produtos na área dos cosméticos, contendo compostos de origem marinha com propriedades antioxidantes e fotoprotetoras. Neste âmbito, é feita a identificação e caracterização de compostos bioactivos extraídos da alga invasora Asparagopsis Armata, localizada ao largo da costa de Peniche e da Reserva Natural das Berlengas, com vista à valorização deste recurso inexplorado, que contribuirá também para uma economia sustentável.

Mar 2020 faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo