Projeto GIDLAM vai monitorizar lixo na costa portuguesa

bannersx3

Apoiado pelo Mar 2020, projeto vai avaliar a quantidade, distribuição, composição e origem do lixo marinho, na costa de Portugal continental.

 

Entrevista a Artur Costa, do CEiiA, e um dos responsáveis do projecto.

 

P. Em que consiste o projeto GIDLAM?

O projeto GIDLAM trata o tema do lixo marinho, o qual, constitui um dos maiores problemas ambientais da atualidade, apresentando efeitos extremamente negativos nos ecossistemas marinhos e na economia das regiões costeiras. Em cada ano, aproximadamente 10 milhões de toneladas de lixo acabam no ambiente marinho.

Assim, o projeto terá como objetivo avaliar a quantidade, distribuição, composição e origem do lixo marinho, na costa de Portugal continental, procurando contribuir para o desenvolvimento de ferramentas IT de apoio à aplicação de medidas de mitigação. Em termos práticos, os principais objetivos deste projeto são:

– Caracterizar o lixo marinho presente na água, fundos, praias e organismos marinhos;

– Identificar as quantidades, a distribuição espacial, composição e origem do lixo marinho;

– Identificar bioindicadores para a monitorização do lixo marinho;

– Harmonizar os dados e informação recolhida sobre o oceano que se encontram atualmente disponíveis (livre-acesso) e recolhidos ao longo do projeto, num único sistema de gestão ambiental integrada, facilitando a partilha, a pesquisa e o acesso aos dados;

– Integrar diferentes camadas de dados no sistema de gestão, contribuindo para o conhecimento do estado ambiental das águas marinhas;

– Dar visibilidade à informação recolhida numa lógica científica, educacional e de sensibilização pública.

Para cumprir os objetivos propostos pretende-se desenvolver um sistema que assenta numa solução que integrará dados provenientes de múltiplas fontes e que irá dispor de diferentes layers de informação. Deste modo, permitirá a gestão centralizada da informação, que será posteriormente colocada ao dispor de todas as “partes interessadas”.

 

P. Quando estará concluído?

O projeto estará concluído no final de 2019.

 

P.Quantas pessoas envolve?

Estarão diretamente envolvidas no projeto cerca de 10 pessoas.

 

P. Quais as parcerias a desenvolver?

Este projeto resulta de uma parceria entre o CEIIA e o IPMA, sendo que, o CEIIA atuará principalmente ao nível do desenvolvimento e implementação do sistema de IT para a gestão de dados e disseminação de conhecimento. O IPMA contribuirá de forma mais relevante nos planos do acompanhamento do processamento dos dados recolhidos, da realização de campanhas no mar e ainda na gestão e na disseminação do projeto.

 

P. Existem novos projetos em análise?

Sim. O tema o lixo marinho requer um conjunto articulado de ações que serão concretizadas através de vários projetos envolvendo esta parceria e outras em análise.

 

P. Qual a importância do programa operacional Mar 2020 para o desenvolvimento deste projeto?

Ao apoiar o desenvolvimento deste projeto o Mar 2020 viabiliza a abordagem a um tema tão critico como o do lixo marinho, proporcionando a geração de contributos para o bom estado ambiental do meio marinho, promovendo simultaneamente a inovação e o desenvolvimento de conhecimento.

 

 

ir para o topo