Resultados da política do mar vão ser aferidos numa lógica de desenvolvimento sustentável

99bannersx4

Através do SEAMInd, um projeto apoiado pelo Mar 2020, vão ser identificados um conjunto restrito de indicadores relevantes para aferir os resultados da política do mar, numa lógica de desenvolvimento sustentável, e torná-los visíveis e disponíveis de uma forma integrada, fácil e de forma continuada.

 

Entrevista a Conceição Santos, da Direção Geral da Política do Mar

 

P. Em que consiste o projeto Seamind Platform?

O SEAMInd tem por objetivo Identificar um conjunto restrito de indicadores relevantes para aferir os resultados da política do mar, numa lógica de desenvolvimento sustentável, e torna-los visíveis e disponíveis de uma forma integrada, fácil e de forma continuada. Para o efeito vai ser desenvolvida uma plataforma tecnológica que ligará em rede as entidades da Administração pública que dispõem de indicadores na área do mar e que disponibilizará a um publico alargado informação sobre a economia do mar e indicadores estratégicos relativos ao estado do ambiente marinho. Esta plataforma deve ser entendida como um ferramenta fundamental de uma politica marítima integrada (PMI) e de suporte ao acompanhamento do desempenho da economia do mar em Portugal, com possibilidade de interligação com outros parceiros a nível internacional. Tendo presente o contexto da PMI e tendo em vista esta dimensão internacional o projeto será suportado pelo nó NIPIMAR.

 

P. Quando estará concluído?

A fase de concepção da plataforma tecnológica do SEAMInd, apoiada pelo PO Mar ao nível da Prioridade 6 dedicada à PMI, está concluída.

 

P. Quantas pessoas envolve?

A projeto de concepção da plataforma tecnológica do projeto Seamind Platform, que foi apoiado pelo PO Mar, envolve um número restrito de técnicos mas tem um potencial enorme para colocar em rede muitos serviços da administração publica com indicadores na área da economia do mar. Ou seja, em termos de efeito multiplicador este é um projeto que permitirá mobilizar muitas pessoas.

 

P. Quais as parcerias a desenvolver?

O projeto SEAMind vive de parcerias. Na fase de implementação da plataforma tecnológica do SEAMind serão estabelecidas formalmente parcerias com as entidades da administração publica que produzem estatísticas e indicadores na área da economia do mar.

 

P. Existem novos projetos em análise?

Perspetiva-se para 2019 o inicio do desenvolvimento e implementação da Plataforma tecnológica também com apoio do PO Mar 2020 (esta candidatura ainda não foi apresentada porque tal será efetuado ao abrigo de um aviso que vai abrir brevemente) que deverá ter um piloto em 2020 e estar completamente operacional em meados de 2021.

 

P. Qual a importância do programa operacional Mar 2020 para o desenvolvimento deste projeto?

O Mar 2020 é o único programa operacional do Portugal 2020 que tem uma linha de financiamento especifica para apoiar o desenvolvimento dos instrumentos da Politica Marítima Integrada em Portugal. Este projeto será um instrumento integrado de acompanhamento do desempenho da economia do mar e de indicadores estratégicos indicativos do estado do ambiente marinho. Será um instrumento fundamental de apoio à politica para o mar e de comunicação. Sem o apoio do PO Mar esta ferramenta não seria provavelmente implementada ou sê-lo-ia num horizonte temporal muito mais alargado.

ir para o topo