Mar2020 apoia “Primeira Onda” de 500 alunos de Torres Vedras
O projeto “Primeira Onda”, com um investimento de 174 mil euros, financiado pelo Mar2020 em cerca de 148 mil euros, e coordenado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com os agrupamentos de escolas de S. Gonçalo e Vítor Melícias, a Associação Sealand Santa Cruz e as escolas de surf locais, vai permitir que cerca de 500 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas do litoral do Concelho de Torres Vedras possam aprender a surfar a sua “Primeira Onda”.
Esta é uma uma nova atividade de enriquecimento curricular destinada a crianças da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira e das freguesias da Silveira e S. Pedro da Cadeira, e que pretende facultar a iniciação ao surf, bem como sessões de formação sobre o mar, nas vertentes ambiental e de segurança.
As sessões ministradas no âmbito do “Primeira Onda” vão decorrer nas praias do Concelho de Torres Vedras (Praia da Foz, Praia Azul, Santa Cruz e Santa Rita), por serem as que apresentam as melhores condições para a iniciação à prática do surf e ocorrerão sempre em função do estado das marés e do estado do mar. Os professores são surfistas experientes e estarão equipados com todos os meios de segurança necessários, além, claro, do material indispensável à prática do surf e adequado a principiantes, como é o caso das pranchas em espuma.
Os professores que participam no projeto “Primeira Onda” são certificados pela Federação Portuguesa de Surf e, por razões de segurança, cada professor tem a seu cargo um grupo pequeno de alunos, por forma a garantir uma formação completa.
O projeto “Primeira Onde” pretende que os alunos aumentem os seus conhecimentos ao nível da segurança no usufruto do mar, através de uma atividade educativa baseada na prevenção e consciencialização sobre os riscos do mar, cidadania e meio ambiente e ecologia marinha.
Ao privilegiar as crianças como grupo-alvo, esta iniciativa pretende também fomentar a prática de desportos náuticos.
As aulas tiveram início no passado mês de abril e prolongam-se até junho, sendo, depois, retomadas em setembro e outubro e, posteriormente, de março a junho.