Com a última transferência realizada pela Comissão Europeia, relativa a despesa do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), e que foi executada até 31 de outubro, Portugal já recebeu 63% do envelope financeiro inscrito para este fundo no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020.
Para o conjunto dos Estados-membros da União Europeia, a Comissão transferiu 53% do orçamento do FEAMP, o que coloca Portugal com um desempenho 10 p.p. acima desta média.
O FEAMP dedica um envelope financeiro a Portugal de 392,485 milhões de euros através de um único programa, o Mar 2020, que cobre todo o território nacional - continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Os 5 Estados membros com envelopes financeiros iguais ou superiores ao de Portugal, apresentam taxas de execução muito inferiores sendo a maior a de França com 54% e as menores as de Espanha e Grécia ambos com 43% do valor do FEAMP já transferido. Apenas a Irlanda a Estónia, o Reino Unido, a Áustria e a Finlândia estão acima do desempenho de Portugal, mas com uma execução relativa a envelopes financeiros muito inferiores ao de Portugal.
Mar 2020 faz acontecer com sustentabilidade!