18 de junho é dia internacional da Gastronomia Sustentável

Gastronomia sustentável é a cozinha que leva em consideração a origem dos ingredientes, como os alimentos são produzidos, como chegam aos mercados e aos nossos pratos. A sustentabilidade na gastronomia está na escolha e na preparação dos alimentos, é feita de maneira a não desperdiçar recursos naturais, minimizar o impacte no meio ambiente e beneficiar a saúde.

Visita às instalações actuais e futuras da empresa de depuuração e embalamento de mariscos e bivalves Aki D'El Mar nas Caldas da Rainha, apoiadas pelo quadro da UE Mar 2020 em 5 de Setembro de 2017.
photo - Jose Manuel Ribeiro

 

Por que é que a Gastronomia Sustentável tem um “dia” declarado pela ONU?

Em 2050, o mundo terá mais de 9 bilhões de bocas para alimentar. No entanto, 1/3 de todos os alimentos produzidos são perdidos ou desperdiçados. Precisamos ser mais cuidadosos sobre como usamos os nossos oceanos, florestas e solos como produtores e precisamos ser mais exigentes sobre como escolhemos os nossos alimentos como consumidores.

Este dia tem por objetivo chamar a atenção da importância das nossas escolhas como consumidores, porque comer alimentos locais, produzidos de forma sustentável, faz a diferença na vida das pessoas, no meio ambiente e nas economias locais.

Sendo 2022, o Ano Internacional dedicado à Pesca e Aquicultura Artesanais redobra o significado da celebração deste dia este ano.

 

 

O que cada um de nós pode fazer?

  1. Apoie os nossos pescadores e as cadeias curtas de comercialização!

Vá aos mercados locais. Ao comprar nesses mercados, estará a apoiar os pequenos produtores, e as suas práticas de pesca mais seletivas e sustentáveis, como tal está a fortalecer a economia dessas comunidades e a consumir produtos frescos que não tiveram de percorrer longas distâncias até chegar ao seu prato e por isso são também mais amigas do ambiente.

 

  1. Mantenha vivas as nossas tradições culinárias!

As nossas tradições culinárias, associadas à dieta mediterrânea, são saudáveis, lembram-nos as nossas raízes ancestrais e dão preferência por ingredientes produzidos de forma sustentável.

Desde a Antiguidade que os produtos do mar - Peixes, mariscos, bivalves e moluscos - fazem parte da alimentação das populações locais.

Experimente cozinhar receitas que usam os ingredientes da sua região e que são produtos da época.

O pescado é fácil de cozinhar e extremamente nutritivo.

 

  1. Evite o desperdício de alimentos!

Tenha consciência que deve usar todos os ingredientes com sabedoria e fazer novas receitas deliciosas se tiver algumas sobras. Ter cuidado com o tamanho das porções, os prazos de validade e a reutilização das refeições é uma das maneiras mais fáceis de economizar os recursos naturais.

 

Ao procurar alimentos saudáveis e produzidos localmente, estamos a cuidar da nossa saúde e bem estar mas também a ajudar a mudar os padrões de compra das empresas locais, como restaurantes e hotéis, a apoiar os pescadores e demais produtores da região e, como tal, a impulsionar a economia regional.

No Mar 2020 apoiamos a produção local, a promoção dos circuitos curtos de comercialização e a resiliência dos operadores económicos.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

 

ir para o topo