Mudar para melhor na mais antiga fábrica de conservas do mundo

A indústria da transformação do pescado é o foco deste último episódio da série “Mudar para Melhor” conduzida por Fátima Lopes, uma série que lhe mostra a nova realidade do sector da pesca, aquicultura e transformação.

captura28122022

 

Depois da pesca e da aquicultura, neste episódio, rumamos  a Matosinhos, onde se encontra atualmente localizada a mais antiga fábrica de conservas do mundo a laborar. A história da Ramirez é um exemplo de como através do saber tradicional se produz inovação e se pode mudar para melhor um setor a nível internacional.

Uma empresa familiar, feita por diversas famílias, na qual o propósito de cruzar o conhecimento e talento de diferentes gerações está fortemente enraizado. Uma indústria que é também muito feminina, dos 230 colaboradores, mais de 190 são mulheres. Este é o sexto e último episódio da primeira temporada da série Mudar para Melhor com o apoio do Programa Mar 2020 dedicado ao setor das pescas, em Portugal continental.

Este episódio mostra como a Ramirez é uma inspiração na dignificação do trabalho artesanal, na retenção de talento, na internacionalização bem como, na forma como fez evoluir a sua produção com a modernização da fábrica e dos equipamentos para ganhar eficiência energética mas também criando inovação nos processos e produtos, privilegiando a sustentabilidade do negócio, ambiental e social. Exemplos disso é o facto da sua energia ser produzida com recurso a biomassa, os desperdícios do peixe são encaminhados para a produção de farinha de peixe, dispõe de um laboratório de investigação e de uma creche, onde o atual presidente Manuel Ramirez frequentou quando criança.

A empresa tem 4 projetos apoiados pelo MAR 2020 num valor que ascende os 3,6 milhões de euros, sendo a participação do programa equivalente a 50% deste valor. 

Assista aqui ao vídeo deste episódio.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo