- A criação de renovadas respostas às necessidades das empresas do sector, adaptadas ao maior desafio que as empresas enfrentaram em 2022, permitiram compensar com o apoio do Mar 2020 o acréscimo dos custos energéticos promovendo a resiliência dos operadores económicos.
- No dia 9 de maio, Dia da Europa, um artigo sob o título: «Este mar que a UE nos deu», reportagem que divulga 5 projetos localizados na região de Aveiro que se tornaram realidade com o apoio do programa Mar 2020, vence o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, ca categoria “Regional”. Os projetos retratados são o AquaMMin, um projeto de desenvolvimento de um sistema de aquicultura modular multitrófica integrada desenvolvido pelo da Universidade de Aveiro, a ALGAPLUS, um exemplo europeu de excelência na produção de algas, um investimento produtivo de uma empresa produtora de algas marinhas, nas antigas salinas da Ria de Aveiro; O navio-museu Santo André, cuja reabilitação está prestes a dar lugar à abertura de novos espaços de visitação, neste navio que retrata a tradicional pesca de bacalhau, localizado em Ilhavo; o projeto Navegadores de Palmo e Meio, que tem dinamizado uma verdadeira “escola de Ria”, divulgando o desporto náutico nas escolas e possibilitando a centenas de crianças e jovens oportunidades para experimentarem vela e canoagem de forma completamente gratuita. Além da componente de vela ligeira, a iniciativa contempla também a vertente da vela adaptada ou, como preferem apelidá-la no clube, “vela inclusiva”. Apesar do nome, o programa está aberto a entusiastas de todas as idades; a ampliação do Estaleiro Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira, um espaço de conhecimento e valorização das artes de construção tradicional de moliceiros e bateiras, que se tem assumido como um verdadeiro “museu vivo” daquele património da laguna.
- A realização do Comité de Acompanhamento do Mar 2020, a 17 de maio, que reúne um vasto conjunto de parceiros, a Autoridade de Gestão do programa e a Comissão Europeia, marcou o regresso ao modelo de reunião presencial promovendo o mais amplo debate sobre a reprogramação do programa e a aprovação do relatório anual de execução.
- Para promover a transparência e facilitar o acesso à informação, o programa reporta mensalmente o seu ponto de situação para o portal da transparência e no site do programa é criada a Infografia do Mar 2020https://www.mar2020.pt/infografia-do-mar-2020/.
- A equipa da SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Comunidade piscatória de Peniche, com o projeto MedAves Pesca, "Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar" vence Prémio Natura 2000 na categoria Conservação Marinha. Este projeto, que conta com o financiamento do MAR2020, tem como objetivo a mitigação da captura acidental de aves marinhas por artes de pesca – como redes de emalhar, linhas e anzóis -, através da utilização de “papagaios-afugentadores” e implementar uma campanha de sensibilização em parceria com a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche / GAL Pesca Oeste.
- A consagração no Acordo de Parceria do reforço da dotação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura no Portugal 2030 contrariando a redução deste Fundo Europeu ao nível do orçamento comunitário e a submissão formal da proposta de programa Mar 2030, a 4 de junho, junto da Comissão Europeia.
- A campanha Mudar para Melhor que ao longo de 6 episódios projetou um novo olhar sobre o sector da pesca, da transformação e da aquicultura mostrando o talento dos seus profissionais, a qualidade dos seus produtos, a inovação presente nas suas técnicas de produção e as oportunidades que o sector oferece aos mais jovens.
- A emissão do programa televisivo Imagens de Marca dedicada às empresas do sector da pesca, da transformação e da aquicultura, mostrando-nos a sua competitividade e resiliência.
- A consulta pública, que decorreu entre 18 de abril e 18 de maio, subjacente à preparação do programa Mar 2030, que lançou o debate na sociedade civil sobre a intervenção do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura nos próximos anos em Portugal e auscultou todos os interessados em matéria de avaliação ambiental dos efeitos do programa.
- A realização do Dia da Inovação na Pesca e Aquicultura, a 18 de novembro, que teve lugar na Exposalão Batalha, a primeira mostra, promovida pelo MAR 2020, que teve por finalidade aproximar os operadores da pesca e da aquicultura às entidades do sistema científico nacional para desta forma estimular a transferência do conhecimento para as empresas.
- A aprovação, em dezembro, pela Comissão Europeia do programa Mar 2030 para o horizonte 2021-2027.
- Ao longo de todo o ano, o Mar 2020 apresentou um desempenho, medido pelas transferências do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas para Portugal, acima da média do conjunto dos Estados membros da União Europeia.
Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!