Dia Nacional do Pescador – que apoios no Mar 2020

Neste dia dedicado ao pescador,  queremos destacar os apoios públicos do Mar 2020  para promover uma pesca ambientalmente sustentável, eficiente em termos de recursos, inovadora, competitiva e baseada no conhecimento, que constitui a primeira Prioridade do programa.

captura20230531102752

 

Estes apoios, a 30 de abril, chegaram a 926 empresas e elevam-se a 144,8 milhões de euros que alavancam 171 milhões de euros de investimento.

 

No investimento apoiado nesta prioridade, assumem especial dimensão as intervenções em portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos que visam proporcionar aos operadores do sector da pesca adequadas condições de segurança e de trabalho e maior rendibilidade na comercialização dos produtos (lotas).

 

A taxa de execução é uma das mais elevadas estando mesmo acima da média do programa estando, a 30 de abril, em 84% do valor programado.

 

Nos investimentos a bordo dos navios de pesca, para melhoria das condições de saúde e segurança e melhoria da eficiência energética dos motores e redução das emissões de gases com efeito de estufa, foram apoiados 543 projetos que alavancam um investimento de 22,6 milhões de euros.

 

Na dimensão inovação e conhecimento foram apoiados 37 projetos dos quais de destacam as parcerias entre cientistas e pescadores que envolvem 118 cientistas.

 

Noutra prioridade do programa (P5) também são de destacar os apoios às organizações de produtores na implementação dos planos de produção e comercialização que têm precisamente por objetivo a melhoria do rendimento dos operadores do sector, ao intervirem nos fatores de produção e de comercialização dos produtos.

 

Consulte aqui o ponto de situação do programa e interaja com a infografia e conheça os resultados alcançados.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo