Arte Xávega vence prémio europeu

captura2023-11-06153256

A operação “Arte Xávega - Praia da Tocha: Conteúdos, Promoção, Divulgação e Comunicação”, financiada pelo PO MAR 2020, no âmbito do desenvolvimento local da região do Mondego, foi vencedora em prémio europeu.

A operação tem um especial enfoque  na “Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal Arte-Xávega”, tendo sido submetida pelo Município de Cantanhede aos Prémios Europeus do Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2023, na categoria “Investigação”.

A sessão decorreu no âmbito da Cimeira Europeia do Património Cultural 2023, realizada em Itália, Veneza, na Fondazione Giorgio Cini. Estes prémios têm por objetivo dar voz à sociedade civil comprometida com o património cultural.

Para além da Câmara Municipal de Cantanhede, o projeto envolve ainda o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, agrupamento de escolas, associações e a Comunidade Piscatória da Praia da Tocha.

A candidatura foi um dos quatro projetos portugueses vencedores distinguido.

Complementarmente, no âmbito da Cerimónia do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2023, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em 23 de outubro, foram homenageados os quatro vencedores portugueses dos Prémios Europa Nostra 2023: a recuperação dos Tetos Mudéjares da Catedral do Funchal (categoria Conservação e Adaptação a novos usos), o projeto para a Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega” (categoria Investigação); o Projeto ALMADA (categoria Envolvimento e Sensibilização dos cidadãos) e ainda Cláudio Torres (categoria Campeões do Património).

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo