15 de novembro é o Dia Nacional das Conservas de Peixe

Pela primeira vez celebra-se, em 2023, o Dia Nacional das Conservas de Peixe.

captura2023-11-13

 

As conservas de peixe são o exemplo distintivo de tradição e excelência da indústria portuguesa e da qualidade ímpar do peixe da nossa costa.

 

A escolha do dia 15 de novembro, para assinalar a importância das conservas de peixe, deve-se à atribuição, entregue a um industrial de Setúbal, aquando do encerramento da Exposição Universal de Paris de 1855, da primeira distinção a uma conserva portuguesa de peixe, designadamente uma menção honrosa a “conservas de sardinha”.

 

As conservas de peixe portuguesas são parte integrante de uma alimentação saudável e equilibrada, e um contributo decisivo para a economia e o desenvolvimento nacionais. Em 2022, as exportações de conservas são líderes na fileira do pescado, com 282 milhões de euros, registando o maior acréscimo, face a 2021, e assumindo um peso de 21,4% do total das exportações de produtos da pesca ou relacionados com esta atividade.

 

No Mar 2020, foram aprovados 20 projetos que envolveram um investimento de mais de 30 milhões de euros, realizado por 12 empresas conserveiras, tendo-lhes sido atribuídos 15 milhões de euros de apoio público.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo