8ª. reunião do Comité de Acompanhamento do Mar 2020

O Comité de Acompanhamento do Mar 2020, Órgão que integra as autoridades nacionais, a ampla participação das partes interessadas no programa e a Comissão Europeia (DG MARE), reuniu a 17 de maio na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, espaço cedido pela Administração do Porto de Lisboa, entidade também beneficiária do programa Mar 2020 na construção da ponte cais 4 em Sesimbra.

img_1202

 

Da ordem de trabalhos constou a análise e decisão sobre o relatório de execução do programa relativo a 2021 e a reprogramação do plano financeiro do programa, com movimentos entre prioridades de investimento para alocar verbas às prioridades 1, dedicada ao sector da pesca, e prioridade 5, dedicada à transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, ambas em overbooking. Nesta reunião, o Comité de Acompanhamento debruçou-se, ainda, no ponto de situação da execução do programa reportado a abril de 2022.

 

Na sequência da reunião, realizou-se a visita ao navio “Mar Ruivo”, atracado para este efeito no cais da Rocha de Conde d’Óbidos. Este navio, foi construído, em 1986, como navio de defesa e salvamento submarino, tendo sido convertido, em 2013, como navio de investigação e “survey” para águas profundas.

Está capacitado para a investigação das pescas, oceanográfica, hidrográfica, geofísica, geológica e biológica, habilitado para apoiar o lançamento e recuperação de veículos submarinos autónomos (AUVs), a operação de veículos submarinos operados remotamente (ROVs), e para apoiar a instalação de equipamentos e sensores para o estudo e monitorização da coluna de água e fundo marinho.

O navio está apto para realizar as campanhas de recolha de dados, que o Mar 2020 financia através da Prioridade 3 Fomentar a execução da Política Comum das Pescas.

O seu nome, Mário Ruivo, constitui uma homenagem ao biólogo português pioneiro na defesa dos oceanos e da investigação científica no mar.

O Navio tem 75 m de comprimento por 15 m de largura, apresenta um calado de 4.5 m. Tem uma autonomia de 40 dias e lugar para 30 investigadores e equipas técnicas e 16 tripulantes.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo