A primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário é no Algarve

O Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado - situa-se entre o Farol da Alfanzina e a Marina de Albufeira, e estende-se até aos 50 m de profundidade, totalizando 156 km2.

capturar98364873474

Nesta zona costeira dos Municípios de Albufeira, Lagoa e Silves, situa-se o maior recife rochoso costeiro do Algarve, um ecossistema ímpar no continente português, que beneficia de condições naturais que favorecem uma biodiversidade marinha e produtividade únicas. Encontram-se aqui perto de 900 espécies, 12 das quais novas para a ciência.

Tendo sido as comunidades pesqueiras a evidenciar a necessidade de proteger este recife e, simultaneamente a pequena pesca artesanal, a Fundação Oceano Azul e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, com o envolvimento da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, dos Municípios de Albufeira, Silves e Lagoa, e da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, promoveram e dinamizaram um processo participativo com o objetivo de proteger e valorizar este recife.

Este processo participativo decorreu ao longo dos últimos dois anos e contou com o envolvimento ativo de associações da pesca profissional e lúdica, representantes de empresas marítimo-turísticas, administração regional, local e central, centros de investigação científica, federações desportivas, autoridade marítima, agrupamentos de escolas, organizações não-governamentais e associações empresariais.

O resultado final deste processo é uma proposta cientificamente sustentada, documentando a existência antes da criação do Parque natural para melhor conhecer os efeitos da sua criação, e participada já que incorporou os inúmeros contributos da sociedade civil.

As áreas marinhas protegidas, produzem mais e maiores peixes e sustentam uma maior diversidade das espécies.  Por sua vez, podemos ter uma atividade económica mais valorizada, com maior retorno para a pesca, um turismo mais sustentável, valorizando os territórios, as atividades e os produtos do mar.

Com o apoio do Mar 2020, será agora realizado um conjunto de ações para demonstrar o valor natural e cultural de excelência desta zona tendo como instrumento de gestão da AMPIC a cogestão.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo