Accountability e democratização das instituições – Prevenção da fraude

De acordo com o Tribunal de Contas Europeu, no seu relatório de 2019, o nível global de irregularidades nas despesas da UE situa-se em 2,7%, sendo superior no caso dos fundos comunitários em que esta taxa se eleva a 4,9%, quedando-se a deteção da fraude na média europeia em 0,19%. Portugal é um dos países da UE com as mais baixas taxas de fraude e muito abaixo da média europeia.

marcelo

 

Se não teve oportunidade de participar, assista aqui ao evento online ‘Accountability e democratização das instituições - Prevenção da fraude’, realizado a 8 de outubro na Nova SBE em Carcavelos, e que contou com a intervenção do Senhor Presidente da República na abertura do PROGRAMA.

 

Esta foi uma das iniciativas do Think Tank que é dinamizado por um Grupo de reflexão interdisciplinar, que conta, designadamente, com a participação do DCIAP, do Ministério Público, da IGF, da ADC e do IFAP, e que tem por propósito identificar e avaliar o risco de fraude e propor estratégias para a sua prevenção, visando a boa utilização dos recursos financeiros da União Europeia.

Este evento constituiu uma oportunidade para conhecer as iniciativas desenvolvidas pelas Autoridades de Gestão dos programas do PORTUGAL 2020 e pelo PRR no âmbito da prevenção da Fraude com Fundos da UE.

 

Conheça a estratégia de prevenção da fraude adotada no Mar 2020 em https://www.mar2020.pt/compliance/.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

 

ir para o topo