Avisos abertos: Execução das EDL

Até ao próximo dia 14 de janeiro, o Município de Mira tem a possibilidade de submeter uma candidatura que tem como finalidade a aquisição de equipamentos que ajudem a compatibilizar os diferentes usos da faixa costeira e a mitigar os efeitos das espécies invasoras em espaços aquáticos.

logo_adelo_2x

 

No seu preâmbulo podemos ler:

“Na utilização deste espaço, merece destaque a referência à Arte Xávega enquanto atividade económica e com elevado valor cultural que apresenta interligação com atividades de carater turístico que resultam numa melhoria de rendimento e qualidade de vida para as populações locais. O facto de a atividade da Arte Xávega ser realizada a partir da praia origina a deposição de resíduos na praia, que importa remover por forma a manter a praia limpa e aberta ao usufruto da comunidade e turistas. Para que esta limpeza seja realizada é necessário dispor de meios mecânicos para que, de forma articulada com ações de sensibilização e proteção ambiental, se alcance uma preservação do espaço que harmonize diferentes usos da orla costeira, em torno de um Património gerador de riqueza.

 

Adicionalmente, verifica-se que importantes recursos naturais, compreendendo as águas interiores, muitas vezes se apresentam ameaçados pela presença de espécies exóticas e invasoras que torna urgente uma intervenção que reponha o equilíbrio ambiental deste Património. Para este efeito, torna-se necessário dispor de equipamentos para controlo e recolha dessas espécies (ex: jacinto de água).”

 

Trata-se do último aviso publicado pelo GAL-Pesca Mondego Mar no âmbito da sua intervenção ao abrigo do MAR 2020, dispondo de uma dotação total de 450.000€.

 

A Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL-Pesca Mondego Mar compreende 11 projetos aprovados, que representam um investimento total das suas comunidades de cerca de 2,3M€, apresentando uma execução que se cifra em 58%, muito próxima da execução do Programa (60%).

 

A abertura deste aviso acontece num contexto de valorização da performance deste GAL-Pesca, iniciativa em que é acompanhado pelos GAL-Pesca ADREPES Costeiro e Ericeira-Cascais, que apresentam valores de execução de 60% e de 41%, respetivamente.

 

O aviso encontra-se disponível aqui

 

Em 2022, visite as praias do concelho de Mira pois vão mudar para melhor.

 

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo