Cabaz Alimentar promove a valorização nutricional do pescado da ilha de São Miguel

No quadro da estratégia de promoção e comunicação para a valorização do pescado da costa norte da ilha de São Miguel, foi divulgado o estudo da LOCAL – FOOD CULTURE que evidencia o valor nutricional de espécies de baixo valor comercial. Este estudo, identifica espécies de pescado locais, acessíveis no nosso mercado, com enormes benefícios para a saúde, como é o caso singular do chicharro nos Açores, carapau no continente, e da raia. Através deste estudo orientam-se os consumidores para escolhas alimentares mais acertadas. Por sua vez, essa escolha dos consumidores estimula novas oportunidades para o empreendedorismo e inovação na cadeia de valor do pescado.

capturar221120211055

O sector da pesca é muito relevante para a economia dos Açores, contribuindo não só para o abastecimento da região, quer da sua população quer dos seus visitantes, sendo por isso também um pilar do turismo, como igualmente estimula a capacidade de exportação. Para além destes efeitos económicos, a pesca tem um impacto social muito significativo, já que emprega mais de 1900 pescadores, proporcionando rendimentos a mais de quatro mil famílias. Desta forma, a pesca promove ainda o desenvolvimento das zonas costeiras.

 

Este estudo, financiado pelo programa Mar 2020, foi dinamizado pelo GAL COSTEIRO AÇORES ORIENTAL que é uma parceria de mais de trinta entidades da sociedade civil, que desde o início de 2016 se tem organizado ativamente, no sentido do desenvolvimento local das comunidades costeiras de São Miguel e Santa Maria e que tem sede em Rabo de Peixe, por ser a Freguesia com maior tradição e população ligada à atividade marítima, tem como parceiro - gestor a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

A receita que se vê na imagem é de Chicharro Caneco em Duas Texturas com Guisado de Fava do Mar, e foi desenvolvida pela Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores para o projeto "Valorizar o Mar dos Açores" da Fileira do Pescado.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

 

ir para o topo