De pais para filhos

Nesta semana que culmina com a celebração do dia do pai, trazemos-lhe três exemplos de empresas familiares em que a tradição se alia à inovação e ao empreendedorismo.

capturar45465188

 

A empresa Testa & Cunhas constituída em 16 de dezembro de 1927 por iniciativa de Inácio Marques da Cunha, tendo iniciado a sua atividade com a compra e construção de lugres de madeira para a pesca de bacalhau à linha, com a ajuda de pequenas embarcações denominadas Dóris, em águas do Atlântico Noroeste. Entretanto foi acompanhando as evoluções tecnológicas, aumentando e modernizando a sua frota, hoje com 11 navios, e centralizando a sua atividade em águas portuguesas, na exploração dos recursos, de forma sustentável, tendo tal sido reconhecido num estudo elaborado pelas Universidades de Yale e Columbia, dos Estados Unidos da América, para estimar os índices de desempenho ambiental (http://www.epi2010.yale.edu/Metrics/Fisheries), tendo o sector das pescas em Portugal ficado no 1º lugar entre os países da OCDE, com uma pontuação de 97.3 (máximo de 100).

A empresa tem sede na Gafanha da Nazaré, e em 2012, iniciou uma concessão offshore de 395 ha, a "Algarve Offshore Seashells", a uma milha ao largo de Lagos, na costa Algarvia, para a produção de mexilhão, ostra e vieira. É este projeto que lhe mostramos nesta página nos vídeos selecionados na galeria “Exemplos de projetos”.

A empresa Conserveira do Sul, cuja história está intimamente interligada com a vida do seu fundador António Jacinto Ferreira, empreendedor, inovador e audaz por natureza, António começou a trabalhar no negócio do peixe aos 9 anos de idade. Aos 15 chega a Olhão, em 1918, inicialmente fornecendo peixe fresco aos seus clientes no Alentejo, mais tarde dedica-se à conservação do peixe em salga e em 1954 abraça o seu "grande projeto", a Conserveira do Sul.

Em conjunto com os seus três filhos gere diariamente esta empresa até meados dos anos 70, altura em que os seus filhos assumem naturalmente a gestão da empresa. Hoje em dia, são cinco dos seus netos que lideram os destinos da Conserveira do Sul e que têm conseguido levar o seu nome e produtos a todo o país e 

aos quatro cantos do mundo.

A empresa Lugrade – Bacalhau de Coimbra S.A., uma P.M.E. familiar que teve início em 1987. Desde essa data, a estratégia de crescimento da firma residiu fundamentalmente na conquista de mercado, apostando na comercialização de produtos de qualidade, dando a conhecer a marca através de embalagem própria.

No período que medeia 1987 e 1998, a Lugrade exerceu apenas a atividade comercial, num pequeno armazém com 300 m2 localizado na cidade de Coimbra.

Na tentativa de ganhar maior espaço físico e estender a sua atividade à industrialização – salga e secagem de bacalhau -, em setembro de 1998 promove a mudança de instalações para a periferia da cidade, no Parque Industrial de Taveiro, para uma nave industrial com uma área coberta total de 1.800 m2.

Foi em 2006 que no decorrer da atividade e com o constante crescimento do seu volume de negócios, surge nova necessidade de ampliação do espaço com vista a dotar as atuais instalações com plataforma logística de distribuição, permitindo a ampliação da área coberta de 700 m2, perfazendo os atuais 2.500 m2.

São 3 exemplos de empresas cujos projetos apoiados pelo programa Mar 2020, lhe mostramos nesta página nos 3 vídeos que selecionámos em comemoração desta data em que se celebra o dia do pai, e que publicámos na galeria “Exemplos de projetos”.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo