Dia 26 de setembro é o dia Mundial do Mar

 

2

“ Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

 

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”

 

Neste dia Mundial do Mar, recordamos um dos mais famosos poemas de Fernando Pessoa, demonstrativo da relação indelével existente entre o nosso país e o mar.

No ano de 2022, e por iniciativa da Organização Marítima Internacional, este dia terá como tema as “Novas Tecnologias para uma Navegação mais Verde”.

Este tema reflete a importância prioritária para uma transição verde do setor marítimo, de forma a garantir a sua sustentabilidade para o futuro.

O Mar 2020 tem vindo a operacionalizar em Portugal o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, disponibilizando apoios financeiros para facilitar o aproveitamento das potencialidades que o Mar nos oferece.

Dispondo de 508 milhões de euros para apoios públicos, dos quais 392 milhões de euros correspondem à comparticipação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e 116 milhões de euros à comparticipação nacional, o Programa representa uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e sustentabilidade da economia do Mar, contribuindo para o seu crescimento, apoiando os operadores económicos e associativos do Setor, bem como a investigação, e simultaneamente propiciando a criação de emprego e a recuperação da economia portuguesa.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo