Economia do mar sustentável – um desígnio estratégico do Portugal 2030

O mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal, com uma história marcada pelos descobrimentos marítimos dos portugueses. Considerando que 97% de Portugal é mar e que o país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível o papel da economia do mar.

capturar5448449

Com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2020 que estabelece os princípios orientadores e a estrutura operacional do período de programação 2021-2027, consagra-se a criação de um novo Programa dedicado aos assuntos do mar, sucessor do Mar 2020.

 

Estratégia Portugal 2030 que foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 98/2020, preconiza uma: Economia do mar sustentável, que constitui o referencial para a elaboração do Acordo de Parceria e dos Programas Operacionais (PO) a implementar no próximo ciclo de programação.

 

Esta agenda tem por objetivo assegurar a sustentabilidade ambiental dos recursos marinhos, articulando-a com o reforço do potencial económico estratégico da economia do mar.

 

Para a apresentação do Acordo de Parceria e do Programa Operacional à Comissão Europeia, no primeiro semestre de 2021, prosseguem os trabalhos de preparação que passam pela aprovação das estratégias sectoriais, com destaque para a Estratégia Nacional para o Mar, e a realização do diagnóstico e da análise SWOT (que sistematiza as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o sector das pescas e da aquicultura), já em curso.

 

O futuro do mar está já a acontecer!

ir para o topo