Em Portimão, vai poder visitar uma embarcação com muitas memórias

Arrancaram no início desta semana os trabalhos relativos ao restauro da traineira “Portugal Primeiro”, embarcação que começou por ser um galeão a vapor para a pesca da sardinha, mandada construir pelo industrial conserveiro e armador Júdice Fialho, em 1911, e que esteve no ativo até à década de 1980. 

2022-02-10-001

Com esta intervenção será criada uma estrutura museológica explicativa que contextualizará a sua história. O acesso à embarcação, por forma a visualizá-la no seu todo, far-se-á também através de uma rampa, tornando a sua visita acessível a todos.  No exterior existirá um outro percurso onde serão cenografados alguns trabalhos relacionados com a construção naval em madeira.

A importância desta embarcação para a história de Portimão é assinalável, enquanto testemunho singular do património marítimo local e de várias atividades com que esteve relacionada, desde a pesca à construção naval e à indústria conserveira, lotas e comercialização de pescado, atividades responsáveis pelo crescimento económico e social da localidade durante o século XX.

O projeto torna-se agora realidade com o apoio do programa Mar 2020, integrando a estratégia de desenvolvimento local promovida pelo Grupo de Ação Local do Barlavento Algarvio.

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

 

ir para o topo