Está a decorrer a campanha para avaliação de carapau e sarda

Está a decorrer, até 23 de fevereiro, a campanha trienal de "Método de Produção Diária de Ovos" dirigida ao recurso carapau (MPDO-HOM) que visa contribuir para a avaliação do estado dos mananciais europeus de carapau e sarda assim como contribuir para caracterizar o ecossistema oceânico a oeste da Península Ibérica.

2022-02-07-001

As campanhas MPDO visam avaliar o estado dos stocks europeus de carapau e sarda, sob a coordenação de um Grupo de Trabalho Especializado (WGMEGS) do International Council for the Exploration of the Sea (ICES), e são realizadas em conjunto com vários parceiros europeus. Estas campanhas fazem parte do Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB) coordenado pelo IPMA, sendo financiadas pelo MAR2020.

 

A campanha partiu de Lisboa em direção a Cádiz, onde teve início a investigação, e decorre a bordo do navio oceanográfico "Vizconde de Eza", da Secretaria General de Pescas de Espanha.

Está prevista a monitorização das águas portuguesas e espanholas da costa oeste, cobrindo toda a plataforma continental geológica, desde o estreito de Gibraltar até ao Cabo Finisterra, no norte da Galiza.

Os trabalhos incluem colheitas de plâncton seguindo uma grelha pré-definida de transectos perpendiculares à costa para recolhas de ovos de carapau, e decorrem ao longo das 24h. Serão igualmente realizadas operações de pesca para recolha de espécimes adultos, os quais serão amostrados a bordo, sendo recolhidos os dados biológicos e preservadas as gónadas.

Com a colaboração da frota comercial portuguesa, os dados recolhidos serão complementados com amostras compradas nas lotas localizadas nas zonas do país a analisar, sendo posteriormente analisadas nos laboratórios no IPMA.

Adicionalmente aos objetivos específicos da campanha, serão também recolhidos dados ambientais (temperatura, salinidade, fluorescência, nutrientes) durante a amostragem de plâncton; dados sobre a fauna bentónica e pelágica durante as operações de pesca; será realizado o census de aves, mamíferos e répteis marinhos, sendo estes últimos resultantes do trabalho de observadores da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e da Universidade do Algarve (CCMAR), que também participam na campanha.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo