Esta semana decorreu a Videoconferência informal dos ministros da Agricultura e das Pescas

A 25 de janeiro, decorreu a Videoconferência informal dos ministros da Agricultura e das Pescas. A Presidência portuguesa deu início à reunião com a apresentação das suas prioridades, sendo no domínio das pescas as seguintes: chegar a acordo com o Reino Unido e a Noruega sobre as principais possibilidades de pesca, completar o regulamento relativo ao novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura e chegar a acordo sobre uma orientação geral para a revisão do sistema de controlo.

capturar54646521

Os ministros debateram as suas prioridades para o início das consultas bilaterais formais entre a UE e o Reino Unido sobre a fixação de possibilidades de pesca definitivas para 2021 para as unidades populacionais geridas conjuntamente e, no caso das unidades populacionais de profundidade partilhadas, para 2021 e 2022. 

Apoiaram também as orientações iniciais da Presidência à Comissão Europeia, que conduzirá as consultas, salientando a necessidade de respeitar os princípios da política comum das pescas. Os ministros consideraram uma prioridade importante proporcionar o mais rápido possível segurança às comunidades piscatórias da UE e promover a sustentabilidade ambiental, económica e social do setor. Solicitaram também clareza e transparência por parte da Comissão Europeia aquando da realização das consultas; salientaram a necessidade de serem plenamente informados e envolvidos ao longo de todo o processo e a diferentes níveis.

Saiba mais em: https://www.consilium.europa.eu/pt/meetings/agrifish/2021/01/25/

ir para o topo