Exploração sustentável dos recursos pesqueiros

A sustentabilidade dos recursos naturais é hoje uma emergência e foco de atenção de todos nós.

captura2022-09-07_143816

 

O conhecimento do estado dos recursos para a exploração sustentável das pescarias é fundamental no âmbito do sector das pescas.

 

O Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), que é assegurado pelo IPMA, desde 2002, consiste num conjunto de atividades de recolha, gestão e utilização de dados biológicos recolhidos junto da frota comercial registada em Portugal continental (dados dependentes da pesca) e em diversas campanhas de investigação, com o objetivo de produzir conhecimento sobre a avaliação dos recursos pesqueiros que serve de base ao aconselhamento à gestão para a exploração sustentável das espécies comerciais.

 

A fundamentação científica sobre o estado dos recursos e consequentes recomendações sobre níveis sustentáveis de exploração resultam da modelação da dinâmica das unidades populacionais e dos estudos de simulação, baseados na informação recolhida periodicamente pelo PNAB.

 

Anualmente o PNAB recolhe informação biológica sobre, aproximadamente, 250 espécies de peixes e invertebrados marinhos da costa continental Portuguesa, 15 espécies que ocorrem na área regulamentar NAFO, Ártico Oriental e Islândia, 65 espécies que ocorrem na área de convenção da ICCAT e 50 espécies capturadas na área convencionada pela IOTC.

 

Durante o atual período de programação (2014-2023), o PNAB envolve um investimento total de 28,5 milhões de euros que contam com uma comparticipação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), através do programa Mar 2020, de 21,5 milhões de euros.

 

Saiba mais em https://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/organizacionais/PNAB-2014-2020-PT-v2.pdf

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo