Há receitas tradicionais portuguesas, com algas

E agora que já conhece o maravilhoso mundo das algas, que tal prová-las em receitas tradicionais portuguesas, que estão ao seu alcance confecionar, em pratos que aproveitam o que de melhor as algas nos trazem.

capturar230320221104

 

Nos livros "Algas, o mar à mesa" e “Algas, Onde o Mar Começa”, elaborados por Patrícia Gabriel com a colaboração de toda a equipa do Alga4Food, encontra algumas receitas de fácil confeção que são inspiradas no receituário português,  introduzindo algas marinhas na sua composição.

Procuramos mostrar, por um lado, a versatilidade do uso de algas na alimentação e, por outro lado, como tão bem casam, a nosso ver, com o gosto português e a nossa ligação ao mar.

Acreditamos que embora as algas sejam pouco usadas nas nossas cozinhas, elas integram-se bem no nosso gosto e nas nossas memórias de sabores!

 

A arte de cozinhar algas marinhas designa-se ficogastronomia: o prefixo «fico-» deriva do grego «phýkos» (φύκος), que significa alga, e «gastronomia», que se reporta ao «estudo das leis do estômago». Dessa forma, pode-se concluir que a «ficogastronomia» é a arte de preparar e cozinhar algas tirando benefício das suas propriedades nutricionais e organoléticas.

 

 

O projeto Alga45Food é financiado pelo programa Mar 2020, conheça-o melhor aqui!

 

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo