Há um Manual que o ajuda a identificar os peixes da nossa costa

A propósito do dia internacional da alfabetização, que se celebra mundialmente esta semana, no dia 8 de setembro, divulgamos o Manual de peixes ósseos que o ajuda a identificar as espécies que ocorrem na costa continental portuguesa, com base em caracteres diagnosticantes que, de forma fácil, permitem distingui-los.

captura_2022-09-05_134943

Apresenta-se neste manual, por espécie, um esquema com a indicação da localização das principais caraterísticas. As descrições permitem diferenciar as espécies com interesse comercial e/ou submetidas a medidas técnicas de gestão, de outras morfologicamente semelhantes, mas que não têm a mesma importância, quer comercial quer a nível de gestão.

São descritas sumariamente 150 espécies, indicando os seus nomes vulgares em diversas línguas e o respetivo código FAO.

Este trabalho desenvolvido por cientistas do IPMA, é dedicado à comunidade económica do mar e a todos os que se interessam pela biologia marinha nas suas várias expressões. Sem menosprezar o rigor científico, está escrito numa linguagem simples e acessível ao público em geral. Deste modo, este trabalho reveste-se de grande interesse e utilidade para todas as entidades públicas e privadas que lidam diariamente com a dinâmica das pescas e da aquacultura, no sentido de manterem a disponibilidade de alimentos saudáveis e de qualidade controlada. A sua consulta é indispensável a outros profissionais da área, mesmo sem formação específica, pois nele poderão encontrar informação útil e rigorosa. Por outro lado, é um excelente auxiliar para os estabelecimentos de ensino, do básico ao superior, precisamente pelo seu cariz científico e pedagógico. A equipa científica do IPMA tem uma grande tradição na produção de manuais vocacionados para a identificação das espécies marinhas.

A produção deste Manual foi financiado pelo programa Mar 2020 e visa promover a literacia do mar.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo