Mar 2020 lança novas oportunidades de financiamento para as empresas da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura

Perante um ambiente macroeconómico marcado pela contração da procura e a incerteza sobre a sua evolução no corrente ano, é necessário que os instrumentos de política pública assumam a sua vocação contra cíclica, dinamizando a economia, designadamente através do apoio público a investimentos produtivos capazes de melhorar a produtividade das empresas e promover a manutenção do emprego, num sector tão relevante como é o sector da transformação dos produtos da pesca e da aquicultura.

capturar5451315878

É neste contexto que, no Mar 2020, está aberta uma nova oportunidade de financiamento para as empresas de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, sendo que as candidaturas decorrem até 21 de maio.

Neste âmbito, inclui-se, entre outros, os apoios ao investimento produtivo, à aquisição de equipamentos de proteção individual ou outros meios adaptados às exigências sanitárias que permitam mitigar o risco de infeção por COVID 19, à eficiência energética, à digitalização.

Recorde-se que até finais de abril, foram aprovados 115 projetos de empresas de transformação dos produtos da pesca e da aquicultura, para a concretização de um investimento total na ordem dos 185 milhões de euros, contando com um apoio público, do programa Mar 2020, de 83 milhões de euros.

Com estes investimentos, as empresas apoiadas preveem criar 800 postos de trabalho e incrementar a produção em cerca de 102 mil toneladas por ano, sobretudo de pescado fresco e congelado, das quais 44 % destinam-se à exportação.

Em 2020, para além dos apoios ao investimento produtivo, apoiámos as empresas de transformação na compra de equipamentos de proteção contra a propagação do vírus causado pelo COVID 19 para manterem a sua atividade em adequadas condições de segurança e de saúde, e desta forma continuarem a abastecer a cadeia alimentar. Apoiámos os seus investimentos em eficiência energética, um fator de produção determinante na sua estrutura de custos que importa reduzir para reforço da sua competitividade e da sustentabilidade ambiental.
É fundamental continuar a apoiar os operadores económicos a serem cada vez mais resilientes e competitivos!

Visite o Espaço do beneficiário no site do programa.

Mar 2020: faz acontecer com sustentabilidade!

ir para o topo